Se você já tem um negócio próprio ou pensa em montar uma marmitaria, é preciso ter conhecimentos sobre tipos de saladas para marmitex. Afinal, são acompanhamentos indispensáveis para qualquer prato.
A principal dica na hora de preparar saladas para marmitex é se atentar aos ingredientes. Por exemplo, a inclusão de folhas requer muitos cuidados. O transporte pode afetar texturas e características das folhas. No entanto, há técnicas que podem ajudar a preservar alguns ingredientes.
Sendo assim, vou deixar a seguir algumas dicas importantes para preparar e entregar suas saladas para marmitex. Acompanhe, pois são fundamentais para garantir a satisfação total dos seus futuros clientes!
5 melhores tipos de saladas para marmitex
1. Salada de grão de bico tradicional
Essa é uma salada que não pode faltar no seu cardápio semanal. É uma salada prática e rápida de fazer com a vantagem de que pode ser embalada já temperada. O único cuidado é que o grão de bico precisa passar por um tempo de descanso na água de ao menos 8 horas antes de cozinhar.
Combina muito com tomatinhos cereja, ervilhas, azeitonas, milho, cenoura, batatas, ovo de codorna, cebola roxa, atum, berinjela etc. Ou seja, há muitas possibilidades para uma salada saborosa. Quanto mais tempo na geladeira já temperada, melhor fica. 😉
2. Salada niçoise
Uma receita que é um clássico da cozinha francesa. Como essa salada leva tomate, alface, rabanete, cebola roxa, ovos, pimentão e anchova, é excelente para apreciar no calor.
Os ingredientes são muito diferentes, mas trazem um sabor surpreendente para o prato principal da marmita. Combina com molho rosé, molho balsâmico e molho de vinagre.
3. Salada de repolho roxo, couve, cenoura e hortelã
Uma salada super refrescante e saborosa. Além disso, tem uma textura crocante por conta do repolho roxo e da cenoura. Para quem gosta de pratos coloridos, essa é uma opção obrigatória no seu cardápio!
Ideal para acompanhamento de frango grelhado ou peixes. Combina com molho balsâmico, milho de vinagre de vinho tinto e tempero de limão.
4. Salada Caeser
A mais famosa das saladas para marmitex. É considerada a salada mais chique da atualidade. Nela você deverá compor alface americana bem fresca e picada grosseiramente, peito de frango em cubos ou desfiado, parmesão ralado, croutons crocantes e tomatinhos cereja (opcional).
Para fazer os croutons é simples. Basta cortar pão de forma em cubinhos e levar ao forno para dourar. Leva em torno de 5 minutos para dourar. Mexa-os e deixe mais 5 minutos para ficarem bem crocantes.
Essa salada não pode ser transportada temperada, pois tanto os croutons quanto as folhas podem murchar. Sendo assim, ofereça um potinho de molho para acompanhar. Combina com molho rosé, molho de maionese, molho balsâmico, molho de mostarda e molho de iogurte.
5. Mix de folhas
Não adianta, todo mundo adora um mix de folhas para acompanhar as principais refeições do dia. Você pode sim incluir essa opção em seus marmitex, mas com alguns cuidados.
Lave muito bem as folhas e deixe-as secar naturalmente. É importante que as folhas fiquem um pouco úmidas, pois a água ajuda a mantê-las com aparência saudável e consistentes. Após lavar as folhas, deixe-as na geladeira por cerca de 15 minutos só até ficarem mais firmes.
Em seguida, corte as folhas em tiras médias e acomode nos potinhos de plástico. Você pode incluir folhas como alface, couve, acelga, alface roxa, rúcula, agrião, cenoura ralada, tomatinho cereja, frango desfiado etc.
O tempero para as folhas precisa de muita atenção. A salada de folhas não pode ser transportada já com tempero, pois irão murchar. Sendo assim, separe outro potinho com um tipo de molho a gosto do cliente ou coloque o tempero principal. Dessa forma, o cliente pode temperar a gosto e comerá a salada fresquinha.