Você sabia que tem como esquentar arroz que estava na geladeira de pelo menos 5 formas diferentes? Pois é! Tudo que precisa fazer é escolher o método que mais se adequa à sua necessidade do momento, principalmente em relação ao tempo.
Te garanto que é mais fácil do que imagina, viu? Só é preciso tomar cuidado com alguns detalhes para garantir que os grãos fiquem quentes de forma uniforme, não ressequem e permaneçam saborosas.
Não se preocupe porque vou te ensinar tudo isso durante o artigo. O que acha de ficar comigo até o final e aproveitar todas as informações?
Vem!
Como esquentar arroz que estava na geladeira: 5 formas eficientes
Você pode esquentar de pelo menos 5 formas diferentes. Todas são muito eficientes e eu acho que vale a pena testar todas até encontrar a que te agrada mais, mas sabe qual a melhor forma de esquentar arroz? A número 3. Apesar de demorar mais, ela vai garantir que os grãos fiquem saborosos e úmidos.
Fica comigo até o final e confira todas as suas possibilidades:
1. No micro-ondas
Para esquentar arroz que estava na geladeira usando o micro-ondas o primeiro passo é procurar um recipiente próprio para esse eletrodoméstico.
Acrescente o arroz, coloque um pouco de água ou duas pedras de gelo por cima. Agora tampe a vasilha e aqueça por 2 a 5 minutos. O ideal é que a cada 1 minuto você desligue o aparelho para verificar como o arroz está.
Depois do tempo recomendado, mexa o arroz e verifique se ele realmente esquentou de forma uniforme. Caso ainda não esteja bom, deixe por mais 30 a 60 segundos.
2. Na panela normal
Essa é a maneira mais comum de esquentar arroz. Você vai colocar o arroz na panela, adicionar um pouco de água e levar para o fogão, em fogo médio. Mexa aos poucos para que não grude no fundo, hein? É muito fácil deixar queimar, então cuidado.
Quando começar a ferver, baixe o fogo e mexa por mais alguns minutos. Em alguns casos é preciso colocar um pouco mais de água para evitar que resseque.
Se quiser dar uma incrementada você pode colocar uma colherzinha de manteiga ou margarina na panela.
3. Em Banho-Maria
Por mais que seja um método demorado, essa talvez seja a melhor forma de esquentar arroz que estava na geladeira. Sabe o motivo? Ao esquentar assim você vai preservar o sabor, sem correr o risco de ressecar os grãos.
Primeiro coloque o arroz em um recipiente que seja resistente ao calor e depois pegue uma panela maior para colocar água. Aqueça essa panela com água e quando começar a fervura, baixe o fogo e coloque a vasilha com o arroz dentro.
Vá mexendo devagarinho por uns 10 a 15 minutos. Isso vai garantir que o arroz aqueça de maneira uniforme.
4. Na AirFryer
Procure um recipiente que possa ser usado na Aifryer e coloque o arroz. Em seguida adicione um pouco de água por cima para não secar. Pode ser de 2 colheres até 1 xícara, depende da quantidade.
Pré-aqueça a airfryer a 180°C e em seguida esquente o arroz por 5 a 8 minutos. Quando acabar o tempo não se esqueça de mexer bem, para garantir que esteja tudo quente uniformemente.
5. No forno
Também tem como esquentar arroz no forno. O primeiro passo é pré-aquecer a 180°C. Depois coloque os grãos em uma assadeira, adicione um pouco de água e cubra com papel alumínio. Leve para esquentar por cerca de 15 a 20 minutos. Quando der 10 minutos verifique como está e dê uma mexidinha. Pronto!
Dica bônus: Use uma cuscuzeira!
Pois é, tem como esquentar arroz que estava na geladeira na cuscuzeira e eu confesso que esse método para mim é bem comum, porque minha mãe sempre usou bastante. A ideia aqui é usar o vapor. Você só precisa de água e da cuscuzeira.
Primeiro coloque água na parte de baixo da panela, em seguida coloque o suporte e o arroz na parte superior. Se o arroz estiver seco, você pode colocar um pouco de água por cima.
Feche a cuscuzeira e deixe esquentar por 10 a 15 minutos. É interessante mexer o arroz de vez em quando, viu? Depois é só desligar o fogo e pronto!
Leia também: Pode guardar arroz cru na geladeira?
Escolha a melhor técnica!
Agora que você já sabe como esquentar arroz que estava na geladeira, basta escolher o método que mais te agrada ou que terá tempo de fazer no meio da sua correria.
Espero que minhas informações tenham te ajudado, viu?
Muito obrigada pela sua companhia hoje e até a próxima!
Um abraço!