Mas afinal, o certo é cozinhar arroz com tampa fechada ou aberta? Apesar do arroz ser o básico da nossa alimentação, existem muitas dúvidas sobre como preparar os grãos.
E, saber se a panela deve ser mantida tampada ou não é uma das mais comuns. Então, para responder a essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto!
Dessa forma, com as informações que reunimos aqui, você vai aprender a fazer um arroz maravilhoso, soltinho e bem mais rápido. Além disso, reunimos também algumas dicas de ouro para te ajudar no seu preparo do dia a dia.
Gostou? Então vem com a gente agora mesmo esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode se interessar em ler também:
O que é melhor, cozinhar arroz com tampa fechada ou aberta?
Para responder de forma direta, o melhor é cozinhar arroz com a tampa fechada mesmo, e só abri-la quando os grãos já estiverem cozidos.
Isso porque, além do cozimento ser mais rápido, com a tampa fechada o calor fica concentrado contribuindo para um ponto mais uniforme. Dessa forma, ficar abrindo a panela também pode ser um problema, pois altera a temperatura o que interfere no processo.
Além disso, muitas pessoas que costumam cozinhar o arroz com a tampa aberta, manuseiam o alimento enquanto ele está cozinhado, o que é um erro e faz o alimento ficar com aquele aspecto grudento, sabe? Então… outro bom motivo para utilizar sempre a panela fechada, não é?
Mas se a panela está fechada e deve ser mantida assim, como eu vou saber que a água do arroz secou e que os grãos estão no ponto?
Existe um truque muito simples e que vai te ajudar muito nesse quesito. Para saber se está na hora de desligar o fogo, basta retirar a panela do fogão e rapidamente encostar um dedo molhado na superfície do objeto.
Se você ouvir um estalo, significa que a água está acabando ou já secou completamente, portanto é a hora de destampar e conferir o ponto.
Lembre-se de encostar o dedo mais no meio da panela, isso porque se houver um pouco de água no fundo, você pode deixar secar sem a tampa e não ter nenhum prejuízo no resultado.
Bom, agora que já esclarecemos a questão principal, isto é, se é melhor cozinhar arroz com tampa fechada ou aberta, vamos conferir outras dicas importantes para essa receita ficar perfeita!
Dicas para preparar um arroz perfeito
Além desse detalhe importante que mencionamos acima, existem outros detalhes que fazem toda a diferença no resultado do seu arroz. Então, para facilitar, preparamos um passo a passo simples. Confira abaixo:
- A não ser que você tenha comprado um arroz previamente lavado, você vai precisar lavar bem os grãos a fim de remover o excesso de amido, que é o responsável por deixar o arroz grudento. Lave quantas vezes for necessário para a água ficar translúcida;
- Espere o arroz secar, antes de colocá-lo na panela;
- No caso do arroz branco e parboilizado, é muito importante refogar os grãos com um fio de azeite ou óleo da sua preferência, apenas para envolver o alimento. Dessa forma, forma-se uma espécie de barreira que diminui o contato do amido com a água;
- Tempere a gosto e depois acrescente a água, a medida ideal é 1 ½ partes de água para uma de arroz. Dessa forma, os grãos ficaram “al dente”. Lembre-se que quando cozidos em excesso o alimento perde a sua textura e vira uma espécie de “bloco”;
- Tampe a panela e deixe em fogo baixo, mantendo sempre essa constância. Depois siga o que recomendamos para saber se já é a hora de desligar o fogão;
- Por fim, com a ajuda de um garfo você deve ir soltando os grãos para que o vapor se dissipe.
Observações:
- Use uma panela de tamanho adequado. Isso porque o arroz quando cozido aumenta muito de volume;
- É melhor utilizar água fervente para acrescentar ao arroz refogado.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre se o ideal é cozinhar arroz com tampa fechada ou aberta tenha sido devidamente esclarecida. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis para você.
Experimente preparar o seu arroz seguindo essas recomendações e depois conta pra gente o resultado. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!