Como armazenar feijão cru para não dar bicho?

Dentre os alimentos que normalmente as pessoas compram em quantidade na feira do mês, está o feijão, não é? Por ser um alimento prático e muito presente nas nossas mesas no dia a dia, esse hábito é muito frequente. Por isso mesmo, surge uma questão: como armazenar feijão cru para não dar bicho?

Hoje, nesse texto você vai aprender tudo sobre como conservar os grãos de diferentes formas e ainda saber muitas outras informações importantes.

Muito útil, não é? Então, vem com a gente descobrir muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Como armazenar feijão cru para não dar bicho?

Como armazenar feijão cru para não dar bicho

A forma mais indicada para se armazenar feijão cru para não dar bicho é em potes de vidro bem tampados, de preferência os que são hermeticamente fechados. Além disso, deve ser armazenado em local seco, escuro e fresco, longe de umidade.

Essa característica de vedação em particular impede perfeitamente a entrada e saída de ar, conservando o alimento por muito mais tempo.

E o fato do material indicado do recipiente ser o vidro, acontece porque não reage nem química nem biologicamente com os alimentos, mesmo em temperaturas elevadas.

Mas claro, você pode guardar o seu feijão também em potes de plástico, entretanto, a durabilidade será menor. Da mesmo forma o ideal é que sejam herméticos.

Mas lembre-se, o certo é ter um recipiente grande para guardar os grãos de uma forma geral e um outro menor para uma quantidade suficiente que será consumido dentro de um período.

Isso porque deve-se evitar abrir sempre o pote o que, consequentemente, faz com que o alimento tenha contato com o ar, o que pode causar o aparecimento desses insetos.

Uma outra alternativa é para quem possui um eletrodoméstico que embala a vácuo, mantendo e embalagem em locais apropriados, a duração do alimento será grande.

Agora que você já sabe como armazenar feijão cru para não dar bicho em potes. Confira outras alternativas que também funcionam nesse aspecto.

Posso armazenar feijão cru em garrafa PET?

A resposta é sim! Essa é uma técnica utilizada há muito tempo e realmente conserva o feijão livre dos bichinhos indesejados por um bom tempo.

Mas lembre-se, é necessário fazer do jeito certo, se não, pode dar bem errado. O processo, num primeiro momento pode parecer trabalhoso, mas depois que estiver pronto você não terá que se preocupar mais com isso.

Vamos ao passo a passo:

  1. Você deve começar separando as garrafas pets para higienizá-las. Comece lavando bem os recipientes com água e sabão e coloque para secar;
  2. Depois de secas, utilize um pouco de álcool 70, despejando dentro das garrafas, e espalhando o líquido pelo interior delas. Depois vai transferindo de uma garrafa para outra;
  3. Feito isso, basta esperar que o álcool evapore totalmente para começar o processo de armazenagem do feijão;
  4. Antes, coloque dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa, encha o recipiente até a metade, coloque mais dois dentes de alho com casca. Repita o processo depois que encher até a borda;
  5. Por fim, uma parte importante é se certificar de fechar bem o recipiente. Uma dica legal é improvisar uma vedação, utilizando um isqueiro na tampa para derreter o plástico.

Você pode colocar algumas folhas de louro também, na medida em que vai enchendo as garrafas.

Uma dica importante é colocar uma etiqueta com a data de armazenamento. A validade do feijão na garrafa pet é de até dois anos.

Armazenar os grãos cozidos também é uma opção

Você pode optar também por conservar uma grande quantidade de feijão já cozido no seu congelador. Para fazer isso, você só precisa por na panela de pressão sem temperar os grãos e estar atenta ao ponto de cozimento.

Porque o feijão deve estar ao dente para ser utilizado em outros preparos nos quais ele cozinhará mais um pouco, ficando assim perfeito! Lembre-se de esperar esfriar antes de congelar.

Você pode organizar a quantidade de acordo com o número de pessoas que vão consumir o alimento durante esse tempo. Se você mora sozinho, potes com cerca de 200 gramas já é o suficiente para uma porção individual.

É uma maneira muito eficaz de conservar esse alimento, além de tornar o seu dia a dia mais prático.

Experimente!

Espero que todas essas informações tenham esclarecido sobre como armazenar feijão cru para não dar bicho. Experimente utilizar essas dicas e depois conte para a gente nos comentários o que você achou e como foi a sua experiência.

Vamos ficar felizes com a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.