Quer saber qual farinha usa no feijão tropeiro? No artigo de hoje eu não só vou te explicar qual é a melhor para essa receita, como também te indicar outros tipos que podem ser usados para fazer essa maravilha.
O feijão tropeiro é um dos pratos mais tradicionais na culinária do nosso país, principalmente da região de Minas Gerais e nos estados do Nordeste.
Feijão, farinha, bacon e temperos, são a base dessa maravilha que não tem quem prove e não goste.
Usar a farinha correta é fundamental para garantir o sabor e a textura correta e é por isso que estou aqui hoje.
Vem comigo até o final e aproveita.
Afinal, qual farinha usa no feijão tropeiro?
A farinha tradicional para fazer feijão tropeiro é a farinha de mandioca. Além de absorver bem os temperos e a gordura do parto, essa farinha é crocante o que deixa a refeição muito mais gostosa.
O que talvez você não saiba, é que existem tipos diferentes de farinha de mandioca:
- Fina: Com essa farinha o prato fica mais homogêneo;
- Grossa: Com essa farinha o prato fica mais rústico, com pedaços maiores crocantes;
- Torrada: Essa é a mais gostosa, na minha opinião. Ela tem um sabor mais forte e um tanto defumado.
Dá para fazer feijão tropeiro com outro tipo de farinha?
Você pode usar outros tipos de farinha para fazer feijão tropeiro, principalmente se estiver disposto a inovar o prato e trazer sabores e texturas diferentes.
Essas farinhas também podem ser uma alternativa caso você não tenha a farinha de mandioca na sua casa na hora e não tenha onde comprar por perto.
É claro que o sabor não será igual, mas elas podem ser bem interessantes se você tiver a mente aberta.
Confira:
Farinha de milho
Essa farinha é bem mais leve e ainda tem um toque meio adocicado, sabe? Você pode usar a versão fina ou flocada e o seu feijão vai ficar bem interessante.
Farinha de rosca
Essa farinha de pão serve para dar liga e traz uma textura diferente para o prato, que pode ficar interessante. Só é preciso ter cuidado porque ela absorve muita umidade e pode deixar o prato seco.
Farinha de aveia
Essa é uma opção bem diferente e nada tradicional, mas que pode surpreender! Principalmente para quem busca opções mais saudáveis, leves e ricas em fibras. O prato fica um pouco mais macio e cremoso.
Farinha de castanha ou de amêndoas
Quer uma opção mais diferenciada e até um tanto sofisticada? Então teste esse tipo de farinha. Ela vai deixar a receita mais crocante e vai dar um leve dulçor também.
5 dicas que vão deixar o seu feijão tropeiro perfeito
Agora que você sabe qual farinha usa no feijão tropeiro, eu quero te dar mais algumas dicas para que seu prato fique muito mais gostoso.
A melhor coisa é que são coisas simples que você pode fazer e que vão dar total diferença no sabor e na textura.
Confira:
- Use o feijão correto: Os melhores são o carioca ou roxinho, já que os grãos são mais firmes e não desmancham com facilidade;
- Cuidado com a farinha: O feijão tropeiro precisa ser soltinho e ter uma textura mais úmida, se você colocar muita farinha vai deixar ele seco e desagradável;
- Capriche nos temperos: Invista em temperos para dar mais valor ao seu feijão. Alho, cebola, cheiro verde e pimenta do reino já fazem uma diferença absurda;
- Cuidado com os ingredientes: O ingrediente que você vai usar na receita influencia o sabor do prato, por isso use coisas de boa qualidade;
- Sirva com acompanhamentos tradicionais: Arroz branco, couve, banana frita e torresmo são ótimos para comer com feijão.
Leia também: 1 kg de feijão tropeiro serve quantas pessoas?
Comece a fazer a receita
Agora que você já sabe qual farinha usa no feijão tropeiro, comece a fazer sua receita por aí com o máximo de capricho e qualidade. Eu te garanto que isso só vai fazer com que ele fique super gostoso.
Se quiser inovar, pode testar os outros tipos de farinha. É em uma situação assim que a gente pode acabar descobrindo algo que agrade nosso paladar.
Espero que o meu texto tenha te ajudado, viu?
Muito obrigada pela sua companhia e até a próxima!