Sabia que tem como saber se o leite estragou antes de sair por aí colocando ele em receitas ou tomá-lo como bebida? Pois bem! É muito frustrante quando isso acontece, mas é importante a gente saber a diferença.
Entender isso vai evitar que a gente passe por maus bocados, sabia? Pois é! Ingerir leite estragado pode fazer mal à nossa saúde.
Dependendo da quantidade ingerida é possível ter intoxicação alimentar e sentir coisas como dor abdominal, diarreia, vômitos e náuseas. Em casos mais graves a infecção pode até generalizar! É muito perigoso.
Por isso, esse é um tipo de texto que todo mundo deveria ler. Essas informações abaixo podem te ajudar a manter a si mesmo e a sua família em segurança.
Vem comigo!
Como saber se o leite estragou: 7 coisas para prestar atenção
Existem pelo menos 7 maneiras diferentes de saber se o leite estragou. Por mais simples ou bobas que pareçam, elas são fundamentais e nos ajudam mesmo.
Verifique cada uma delas abaixo e já fique atento para colocá-las em prática antes de sair consumindo leite por aí.
Veja:
1. Data de validade
Parece muito lógico, não é? Só que infelizmente tem muita gente que no meio da correria acaba comprando e até tomando o leite sem verificar a sua data de validade. Eu mesma, confesso, já fiz isso várias vezes.
Por isso, para começar, a primeira coisa que você precisa observar para saber se o leite estragou é a sua data de validade. Mesmo que ele pareça perfeito, a minha dica é que não tome se estiver fora da validade.
Esse é um alimento que pode causar muitos malefícios a nossa saúde se estiver infestado de bactérias nocivas, então não se arrisque.
2. Estado da embalagem
A validade está ok? Ótimo! Agora vamos observar outro ponto: O estado da embalagem! O leite estraga quando bactérias conseguem se alimentar dele. Quando isso acontece muitos gases vão se acumulando no interior da embalagem.
Por conta disso ela vai inchando aos poucos. Basta você pressionar um pouco para perceber isso, sem falar que em alguns casos é bem visível.
3. Cheiro
As duas etapas acima estão ok? Ótimo! Só que para saber se o leite está estragado ou não, a gente ainda precisa verificar o seu cheiro. Por conta dos próprios gases que são produzidos pelas bactérias, o odor da bebida muda drasticamente.
Aí não tem erro, basta cheirar o seu leite que você vai conseguir verificar pelo odor se ele está próprio ou não para o consumo. Dá para fazer isso na embalagem mesmo ou colocando em um recipiente.
4. Gosto
O cheiro parece normal? Bom, infelizmente isso não é garantia alguma. Por isso vamos verificar se o leite estragou por meio do gosto. É! Essa não é a maneira mais agradável, mas é bem eficaz.
Coloque um pouco de leite em um copo e dê uma pequena bebericada. Por conta das bactérias, se ele estiver estragado você vai perceber imediatamente que o gosto não está nada agradável.
5. Cor
Sabia que tem como saber se o leite estragou só observando a cor dele? Pois bem! O leite que a gente compra é bem branquinho, já quando ele está estragado a cor começa a ficar um tanto amarelada.
6. Consistência
A textura do leite também é alterada quando ele está estragado, por isso a gente precisa ter cuidado. Dá para observar colocando em um copo ou jogando um pouco dentro da pia. Se ela não for uniforme e você perceber que tem separação entre a gordura e o soro, fique atento, o leite não está próprio para consumo.
7. Presença de grumos
Se o seu leite tiver grumos ou parecer talhando, ele com certeza está estragado e não deve ser consumido. Dá para ver isso com ele normal ou ao ferver.
Leia também: Qual a validade do leite em pó depois de aberto?
Se mantenha atento!
Agora que você viu como saber se o leite estragou, esteja sempre atento a essa bebida antes de consumi-la. Também é muito importante que leia a embalagem e siga corretamente as recomendações de preservação.
Por último, nunca se esqueça de olhar a data de validade antes da compra, hein? Eu sei que tem dias que a correria está demais, mas a nossa saúde precisa vir sempre em primeiro lugar.
Espero que o meu texto tenha te ajudado.
Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje e até a próxima!