No artigo de hoje eu vou te contar como saber se o frango está estragado ou não. Então aproveite todas essas informações até o final.
Aqui eu também vou te passar algumas dicas de armazenamento e conservação, além de sugerir alguns temperos para deixar sua receita ainda mais saborosa. Confira!
Saiba como descobrir se o frango está estragado
O frango é uma carne muito consumida aqui no Brasil e com ele você pode preparar diversas receitas incríveis. Mas a verdade é que para garantir a qualidade da sua receita, é importante que essa carne esteja fresca e em um bom estado para consumo.
Por isso é sempre bom observar algumas características importantes que vão te ajudar a descobrir se o frango está estragado ou não. Confira abaixo:
Odor desagradável
O cheiro é um dos primeiros sinais de que o frango pode estar estragado. Se você sentir um odor forte, desagradável, azedo ou de amônia ao cheirar o frango, é melhor descartá-lo.
Textura viscosa ou pegajosa
O frango fresco deve ter uma textura úmida, mas não pegajosa ou viscosa. Se você notar que a superfície do frango está escorregadia ou viscosa ao toque, é provável que esteja estragado.
Mudança na cor
O frango fresco deve ter uma cor rosada ou branca. Se notar manchas esverdeadas, amareladas ou acinzentadas, isso pode indicar deterioração e é melhor evitar o consumo.
Aparência das partes internas
Ao cortar o frango, verifique as partes internas, como o peito e as coxas. A carne deve ser firme e ter uma cor uniforme. Se notar partes escuras, esverdeadas ou com aspecto descolorido, isso indica que o frango está estragado.
Como conservar frango da forma certa?
Para manter a qualidade do frango, existem algumas práticas que você pode adotar, principalmente na hora de armazenar essa carne. Abaixo eu vou citar as principais. Acompanhe!
Armazenamento adequado
Mantenha o frango refrigerado a uma temperatura abaixo de 4°C. Deixe ele sempre em recipientes herméticos ou embrulhe em papel filme para evitar a contaminação cruzada e prolongar sua vida útil.
Consumo rápido
O frango fresco deve ser consumido dentro de dois a três dias após a compra. Evite deixar na geladeira por muito tempo, pois isso aumenta o risco de contaminação.
Congelamento
Se você não planeja consumir o frango imediatamente, existe a opção de congelar ele para prolongar sua vida útil. Embale o frango adequadamente em sacos ou recipientes próprios para congelamento e armazene no congelador a uma temperatura de -18°C ou inferior.
Quanto tempo o frango pode ficar no congelador?
O frango pode ser armazenado no congelador por um período de até 9 a 12 meses, desde que esteja devidamente embalado.
Mas vale informar que para garantir a melhor qualidade e uma receita com mais sabor, é recomendado consumi-lo dentro de 3 a 6 meses.
Quais são os melhores temperos para frango?
A verdade é que o frango é uma tela em branco que pode ser temperada de diversas maneiras para realçar seu sabor e apesar da sua popularidade, não é todo mundo que sabe adicionar sabor nesse tipo de carne.
Foi pensando nisso que eu resolvi listar alguns dos melhores temperos para frango. Confira:
Marinadas cítricas: Suco de limão, laranja ou lima podem adicionar um toque refrescante e ácido ao frango, ajudando a amaciar a carne e realçar seu sabor.
Temperos secos: Uma combinação de sal, pimenta, alho em pó, cebola em pó, páprica, cominho e ervas como tomilho, alecrim ou orégano pode conferir um sabor robusto ao frango.
Especiarias orientais: Experimente temperar o frango com especiarias orientais, como gengibre, curry, cúrcuma, coentro em pó e cominho, para obter uma explosão de sabores exóticos.
Ervas frescas: Ervas frescas como salsa, manjericão, coentro ou hortelã, adicionam um toque de frescor e aroma ao frango.
Leia também: Precisa cozinhar o frango antes de fritar?
Não perca mais tempo!
Agora que você já tem como saber se o frango está estragado, coloque essas dicas que eu acabei de te passar em prática.
Lembre-se que quanto mais tempo você deixar esse frango sem os cuidados necessários, mais fácil será dele perder a sua qualidade.
Sendo assim, preste atenção a todos esses sinais que eu acabei de te passar e aproveite essas dicas de tempero e conservação que eu deixei para você. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar muito.
Eu preciso te agradecer pela sua companhia até aqui. Ela é muito importante para todos nós!
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira e desejo que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas dúvidas.
Boa sorte e até a próxima!