Marmitex de galinhada: dicas para preparar

A marmitex de galinhada está entre as opções mais procuradas, principalmente aos finais de semana, que pede uma comida diferente e mais encorpada.

Por isso, conhecer dicas práticas facilita muito na hora de fazer essa tradicional receita brasileira. Eu preparei um passo a passo completo para fazer uma galinhada digna da marmitex de sucesso. Vamos conferir?

5 passos para preparar galinhada para marmitex

marmitex de galinhada

1. Primeiramente separe os ingredientes que vai precisar

Embora a galinhada tradicional tenha a mesma base, cada pessoa gosta de utilizar ingredientes e cortes diferentes do frango. Algumas preferem um tempero mais intenso, já outras um sabor suave que dá um contraste com o arroz.

Porém, vou te passar uma lista completa de uma receita super saborosa e marcante, daí fica a seu critério substituir algum tempero ou ingrediente, anote aí:

  • 800g de coxinha da asa do frango
  • 1 cebola picada
  • 6 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • ½ xícara (chá) de milho sem a conserva
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • Suco de 1 limão
  • Sal, pimenta do reino, alecrim, chimichurri e açafrão a gosto.

DICA EXTRA: se optar por utilizar sobrecoxa, para essa receita você precisará de 3 coxas e sobrecoxas, onde 2 você irá desossar para deixar a galinhada com bastante pedaços soltos de frango.

2. Tempere o frango corretamente

Como vamos utilizar a coxinha da asa aqui, não tem muito segredo. Para temperar corretamente coloque as coxinhas em uma tigela média. Em seguida, adicione o sal, o limão, os demais temperos escolhidos e uma boa quantidade de azeite.

Misture tudo muito bem para incorporar os sabores, tampe e leve à geladeira de 30 a 60 minutos para marinar. Com isso o sabor dos temperos vai pegar no frango e dar mais sabor à receita.

DICA EXTRA: o açafrão vai fazer um trabalho incrível aqui. Após a marinada, você verá que as coxinhas pegaram uma cor linda.

3. Hora de dourar o frango

Quando der o tempo da marinada, aqueça bem o azeite, óleo ou banha de porco. Eu recomendo utilizar o azeite, pois além de realçar o sabor é mais saudável.

Na sequência, adicione o frango na panela de pressão até dourar por completo de todos os lados.

O ponto ideal é quando formar aquela camada caramelizada de tempero no fundo da panela e a carne estiver bem douradinha.

Depois disso adicione a cebola e o alho picados e misture. Se preferir, pode colocar também uma pimenta de cheiro para perfumar a receita.

Em seguida, adicione o vinagre e mexa bem no fundo, já que ele ajuda a desgrudar a crosta do fundo da panela. Deixe apurar por mais um minutinho e vamos para a parte do arroz.

4. Comece a adicionar o arroz

Vale ressaltar que para cada xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água. Assim, não tem erro!

Adicione o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Em seguida, coloque o milho verde e o açafrão, volte a mexer para agregar os temperos. Depois de 1 minuto refogado, despeje a água.

O truque nessa etapa tentar desgrudar o máximo do fundo da panela para soltar todo o tempero. Tudo isso vai passar para o arroz. 😉

5. Atenção ao tempo de pressão

Essa é a etapa mais importante da receita de galinhada, pois é onde o arroz deve ser preparado com cuidado para não ficar mole demais e empapar. Feche a panela de pressão e ligue em fogo alto.

Quando pegar pressão e começar a chiar, conte 1 minuto exato e desligue o fogo. Não precisa se preocupar, pois o segredo está aqui.

Deixe a pressão sair naturalmente, pois é isso que vai finalizar a receita, deixando a carne desmanchar e o arroz no ponto ideal. Geralmente, levará em torno de 10 a 15 minutos, dependendo da panela de pressão.

Por fim, abra a panela e mexa cuidadosamente para soltar o arroz e as carnes. Deixe descansar por mais 10 minutos e prontinho!

Essa é uma receita realmente fácil, muito prática e fica sensacional. Para colocar no marmitex então, não há receita mais prática do que essa.

5 ideias diferentes de galinhada para seu marmitex

O Brasil todo é fã da galinhada, mas cada região coloca ingredientes distintos e que transformam totalmente o sabor da tradicional da galinhada.

Eu separei 5 ideias diferentes de galinhada para variar seu marmitex. Se você ainda não conhecia, vale a pena experimentar. Veja só!

  1. Galinhada campeira: esse tipo de prato leva a sobrecoxa do frango, tanto picada quanto inteira.
  2. Galinhada à moda: tradicional receita completa, com milho, cenoura, couve, calabresa, bacon e peito de frango em cubos.
  3. Galinhada goiana: frango, inclusive miúdos com o diferencial do uso do pequi, que é uma fruta regional.
  4. Galinhada de frango inteiro: essa receita leva todas as partes do frango e miúdos, você pode incrementar do seu gosto.
  5. Galinhada preguiçosa: essa sugestão é para facilitar o preparo, utilize frango desfiado, molho de tomate, cheiro verde e temperos simples.

Viu como não há muito segredo em fazer a melhor galinhada para marmita? Espero muito que tenha gostado das minhas ideias. Agora é só colocar tudo em prática! Compartilhe as dicas e até a próxima!

Sou mineira, adoro cozinhar no dia a dia e costumo produzir marmitas com frequência para consumo em casa durante a semana. Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre marmitas e comidas em geral.