Se você quer saber o que fazer para o chocolate não derreter no calor, provavelmente já passou por esse problema, principalmente se mora em uma região quente, não é mesmo?
Sendo assim, preparei um guia com dicas práticas para te ajudar a evitar que isso aconteça. Aliás, as dicas serão fundamentais para quem pensa em vender ovos de Páscoa e deseja saber mais sobre armazenamento de estoque. Vamos conferir?
6 formas de prevenir que o chocolate derreta no calor
1. Faça a temperagem correta!
Vou começar pelo fator que traz mais problemas com a estrutura, que é o chocolate nobre. Esse tipo de chocolate é super sensível ao calor.
Você pode até perceber que mesmo com poucos segundos em contato com as mãos, ele já começa a derreter. O que não acontece com o chocolate fracionado ou o hidrogenado.
Se você pretende fazer um ovo de Páscoa e prioriza um chocolate de alta qualidade, precisará fazer o processo de temperagem corretamente.
A temperagem consiste no resfriamento rápido para que você consiga moldar o chocolate como quiser. Para uma temperagem correta, a temperatura do derretimento do chocolate não pode passar de 45º.
Na etapa de resfriamento, o chocolate deve alcançar a temperatura de 29º para que você consiga modelar e cristalizar normalmente.
2. Nunca guarde o chocolate na geladeira
Em um primeiro momento, você pode até pensar em conservar o chocolate na geladeira, para que ele dure muito mais. Mas isso acaba totalmente com a textura do chocolate.
Quando você coloca na geladeira, ele endurecerá rapidamente. Quando você tirar da geladeira, deverá passar um tempo em temperatura ambiente para que volte a sua cremosidade, correto?
Esse tempo que ficará fora da geladeira, ocorrerá o choque térmico imediato. Logo, você perceberá algumas gotículas de água surgindo na superfície do chocolate.
Quando você for derreter esse chocolate, vai estar com uma certa umidade. Aí é receita pra dar errado. Esse chocolate nunca vai atingir a cremosidade ideal para modelagem, no caso da produção de ovos de Páscoa ou bombons.
Outro problema que você pode enfrentar ao colocar o chocolate na geladeira é perceber que a superfície esbranquiçou. Isso significa que o produto perdeu totalmente suas características, tanto no sabor quanto na textura.
3. Armazenamento correto
Então, onde devo guardar meus chocolates? O melhor lugar para armazenar barras de chocolate ou produtos prontos é dentro de caixas de papelão.
O chocolate deve estar longe da luz do sol. Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação.
Mas antes de colocar o chocolate dentro da caixa, envolva-o em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate. Com as outras opções isso não acontece. 😉
DICA EXTRA: caso esteja pensando em montar um estoque de cascas de ovos para a Páscoa, armazene nas caixas por sabor, tamanho e tipos de ovos.
Dessa forma, você evita de ficar abrindo toda hora as caixas para pegar o que precisa. Se isso acontecer, não adiantará nada tomar todas essas medidas.
4. Guarde os chocolates longe da cozinha
Quando pensamos em chocolate, logo pensamos em alimento. E qual é o melhor lugar para guardar alimentos? É na cozinha, mas, nesse caso, é o pior lugar para guardar o chocolate.
Como sabemos, a cozinha é um local muito quente. Principalmente se costuma bater sol na cozinha em algum momento do dia, intensifica ainda mais o perigo de derreter todos os seus chocolates.
Outro fator que não ajuda é a umidade que se concentra na cozinha. Umidade e calor excessivo são ingredientes perfeitos para acabar com qualquer estrutura e textura do seu chocolate.
Mesmo que você tenha uma despensa na cozinha, bem fechada, o melhor é não arriscar. Escolha um cômodo isolado, que não pegue luz do sol. Outra coisa, evite deixar as luzes acesas, pois podem aumentar a temperatura do ambiente. 😉
5. Climatize o ambiente
Para aumentar ainda mais a durabilidade dos seus produtos, pense em climatizar o ambiente. Utilize ventiladores ou instale um ar-condicionado.
É importante que o ambiente esteja na temperatura de mais ou menos 23º para que se torne o local ideal para o chocolate.
Ainda não tem orçamento suficiente para instalar um ar-condicionado? Então, você pode utilizar algumas técnicas que vão ajudar a melhorar o armazenamento.
Se você já envolveu os chocolates em papel manteiga e colocou em caixas de papelão bem fechadas, basta colocar as caixas em prateleiras de alumínio.
O alumínio repele temperaturas quentes e auxilia na manutenção da temperatura ambiente dentro da caixa. Outra medida econômica é colocar as caixas sobre bancadas de madeira ou pallets, que fazem o mesmo trabalho. 😉
O que não pode é deixar as caixas encostadas na parede ou sobre um chão de cimento porque podem transferir o calor para a caixa e, consequentemente, derreter o chocolate.
6. Cuidado com o manuseio do chocolate
Você deve evitar a todo momento manter contato com o chocolate. Isso significa que você deve utilizar luvas sempre que for cortar um pedaço das barras, fazer a montagem dos ovos de Páscoa ou rechear bombons.
As luvas são itens indispensáveis de higiene, mas ajudam a não transferir o calor do seu corpo para o chocolate, que é tão sensível.
Seguindo todas essas dicas tenho certeza de que você não terá mais problemas com o chocolate, mesmo que more em uma região quente.
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora é com você. Compartilhe para ajudar outras pessoas e até a próxima!