A panela de pressão elétrica tem ganhado cada vez mais popularidade pelas muitas vantagens que tem em relação à panela de pressão comum. E com isso, frequentemente as pessoas têm dúvidas sobre como usar panela de pressão elétrica pela primeira vez.
Para responder essa e outras questões relacionadas a esse eletro portátil tão prático, preparamos esse texto! Além disso, você ainda vai poder conferir uma receita de feijão maravilhosa e muito fácil para fazer aí na sua casa usando a sua panela elétrica.
Gostou? Então, continue a leitura e vem com a gente saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
Como usar panela de pressão elétrica pela primeira vez?
Para quem tem dúvidas sobre como usar a panela de pressão elétrica pela primeira vez, o recomendado é que se faça, antes de tudo, um teste apenas com água para se certificar do funcionamento do equipamento e se habituar com as funções básicas.
Então, para facilitar a sua vida, preparamos um passo a passo bem explicativo para você realizar esse teste sem dificuldades. Veja:
- Ligue a panela: depois de conferir todas as partes da panela, conecte o cabo na tomada. Não existe um botão de liga/desliga, ela será ligada automaticamente e o visor acenderá;
- Acrescente a água: utilize cerca de duas xícaras de água no recipiente de cozimento;
- Tampe a panela: posicione e trave corretamente a tampa no lugar seguindo as instruções do manual. Entretanto, normalmente basta encaixar a tampa e girar no sentido horário até se ouvir um clique.
- Regule a válvula: gire a válvula e regule-a para a posição de pressão;
- Escolha o programa: agora programe para 5 minutos de tempo de preparo, através da opção “seleção manual”. Caso a sua panela não tenha essa opção, opte pelo programa “arroz”;
- Aguarde a panela pegar pressão: lembre-se que a panela elétrica demora cerca de 5 minutos para pegar a pressão necessária. Só então se inicia a contagem do tempo programado. Você ouvirá um bipe, a válvula flutuante se levantará e iniciará a contagem regressiva no visor.
- Tire a pressão da panela: finalizando esse período, o visor marcará o H, o que significa que está na hora de liberar a pressão. Você pode fazer de duas formas: deixando a panela liberar naturalmente ou girar a válvula para liberação rápida. Falaremos melhor desses procedimentos no próximo tópico;
- Abra a panela: por fim, gire a tampa da panela para destravar e lembre de usar luvas de proteção para retirar a cuba de cozimento do interior do aparelho.
Agora, para esclarecer ainda mais as suas dúvidas sobre como programar e operar a panela de pressão elétrica, confira o vídeo abaixo que é repleto de dicas importantes.
Como tirar a pressão da panela elétrica?
Essa é uma outra dúvida bem comum entre as pessoas que adquiriram esse equipamento há pouco tempo. Por isso decidimos falar mais detalhadamente sobre essa etapa. Mas não se preocupe! Você vai ver que é bem simples.
Então, como vimos, quando o tempo programado se esgota, a panela vai emitir um aviso sonoro e entrar no modo “manter aquecido”. Nesse momento, é necessário que a pressão da panela seja liberada. Só assim você vai conseguir abrir a tampa do utensílio.
Diante disso, você pode liberar a pressão de duas formas:
- não fazendo nada e espera a panela fazer o seu trabalho, liberando a pressão naturalmente. Nesse caso a liberação total pode levar de 5 a 30 minutos, a depender da quantidade de líquido na panela e do tempo que a pressão foi mantida;
- Também é possível liberar a pressão rapidamente girando a válvula de liberação da posição “pressão”, em que estava, para a posição “saída de vapor” e, assim, forçar a liberação da pressão da panela através de um jato de vapor que sairá da válvula.
Observação: independente de qual opção, quando finalizar o processo de liberação da pressão, a válvula flutuante se abaixará e a tampa da panela será destravada, permitindo, dessa forma, que seja aberta.
Bom, agora que você já sabe como usar panela de pressão elétrica pela primeira vez, confira uma receita simples de um dos principais alimentos feitos nesse eletro portátil, isto é, nosso feijão de cada dia.
Receita de feijão na panela de pressão elétrica
Essa é uma ótima receita para começar a experimentar a sua panela de pressão elétrica. Mas, antes de tudo, é muito importante lembrar de colocar o feijão de molho, de preferência com algumas rodelas de limão para potencializar o processo.
Isso, além de diminuir bastante o tempo de cozimento, pois amolece os grãos, elimina do feijão antinutrientes que causam desconfortos, como gases, e não permitem que os nutrientes sejam devidamente absorvidos pelo nosso organismo.
Dito isso, confira essa receita maravilhosa abaixo. Lembrando que você ainda pode adicionar outros ingredientes na sua receita para deixar o feijão do jeitinho que você gosta.
Agora ficou bem mais fácil saber como usar panela de pressão elétrica pela primeira vez, não é mesmo? Esperamos que todas as informações que reunimos aqui tenham sido úteis e que você possa desfrutar de toda praticidade desse utensílio sem dificuldades.
Experimente também a receita e vai testando outras, depois conta para a gente o que você achou, vamos ficar felizes com o seu comentário.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!