Deixar o feijão de molho com limão: Para que serve? Por quanto tempo?

Você sabe quais as vantagens de deixar o feijão de molho com limão? Hoje você descobrir tudo sobre esse processo para aproveitar todos os benefícios que a adoção desse hábito pode te proporcionar.

O feijão é um dos alimentos mais consumidos, produzidos e queridos pelos brasileiros. Por isso mesmo, ele frequentemente está presente nas nossas mesas em diferentes preparos e diferentes tipos.

Mas você sabia que algumas pessoas evitam comer feijão porque se sentem mal? Isso acontece porque nem todo mundo sabe a importância de deixar o feijão de molho e pulando essa etapa, o feijão pode até ficar gostoso, mas geralmente causa sensações de desconforto.

Para você entender melhor sobre esse assunto, preparamos esse texto! Então vem com a gente e confira essas informações.

Você pode se interessar em ler também:

Deixar o feijão de molho com limão: Para que serve?

Deixar o feijão de molho com limão

Basicamente, deixar o feijão de molho com limão potencializa o efeito benéfico desse processo feito somente com água.

Tem gente que pensa que fazer isso só ajuda a acelerar o tempo de cozimento, isso porque hidratar os grãos antes do preparo faz com que eles fiquem mais macios e realmente o prato fica pronto mais rápido, reduzindo até pela metade o tempo do preparo.

O que na realidade por si só, já é uma ótimo benefício, porque assim você gasta menos gás e contribui para a economia da sua casa.

Mas na realidade o remolho é essencial para a prevenção de diversos problemas gastrointestinais, além de ajudar na absorção dos nutrientes do feijão pelo nosso organismo.

Vamos explicar melhor…

Os feijões, em geral, contém uma substância chamada ácido fítico, ou fitato, que são antinutrientes, ou seja, elementos que o nosso organismo não é capaz de digerir.

Dessa forma, além de provocar desconforto abdominal pela má digestão e os indesejáveis gases, também atrapalha a absorção das vitaminas e minerais que esse alimento oferece.

E é aí que entra essa etapa, deixar o feijão de molho com limão permite que todas essas substâncias sejam eliminadas, evitando esses problemas, e o melhor, você vai poder desfrutar melhor de todo o valor nutricional desse ingrediente tão rico.

Essa dica pode ser utilizada também em outros grãos como lentilhas,  grão-de-bico, soja, milho, etc.

Por quanto tempo devo deixá-lo de molho?

O ideal, recomendado pelos nutricionistas, é deixar o feijão de molho por 24h. Entretanto, como a utilização do limão permite que as substâncias que fazem mal ao nosso corpo sejam liberadas com mais facilidade, o tempo dessa etapa pode ser reduzido obtendo os mesmos resultados.

Dessa forma você pode deixar o feijão de molho com limão por no mínimo 7 horas, não precisando passar de 12 horas.

Lembrando que você deve ir trocando a água do remolho nesse período por pelo menos 3 vezes. Isso garante uma menor concentração dessa substância nos grãos.

Por fim, antes de começar a preparar a sua receita você também deve lavar o feijão com água corrente.

Como deixar o feijão de molho com limão?

Para deixar o seu feijão de molho com limão é bem simples! Confira:

  1. O primeiro passo é cobrir os grãos com água filtrada. A quantidade vai depender da porção de feijão que você vai deixar de molho. De qualquer forma, o correto é sempre utilizar duas medidas de água para cada medida de feijão;
  2. Depois você acrescenta as rodelas ou gotinhas de limão. A medida, caso você opte por utilizar o sumo da fruta é de aproximadamente uma colher de sopa de limão para cada medida de água.
  3. Troque a água e repita o processo por pelo menos 3 vezes durante um período de 7 a 12 horas;
  4. Por fim, lave os grãos e pode começar a preparar a sua receita.

Confira o vídeo abaixo para você ver na prática essa e outra dica que, com certeza, farão toda a diferença na sua cozinha a partir de agora.

Por fim, vale lembrar que mesmo sendo um pouco demorado, deixar o feijão de molho é indispensável. Por isso, tenho certeza que essa dica vai ser útil para você.

Então não perca tempo e experimente adotar esse hábito aí na sua casa! E depois, lembre-se de voltar e contar para a gente o que achou. Vamos ficar muito felizes com o seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar.

Até mais e boa sorte!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.