1 kg de bife serve quantas pessoas? Na verdade, depende de muitos fatores, mas em geral, serve em torno de 8 a 10 pessoas.
Aproveitei e listei aqui alguns cuidados que você precisa ter para calcular certinho. Se você pretende vender no marmitex, veja a quantidade exata e como montar!
1 kg de bife serve quantas pessoas? Dá pra quantos marmitex?
Antes de determinar a quantidade por pessoa, você precisa levar em conta alguns fatores:
- Escolha a carne ideal e que renda mais: há certos tipos de carne que não aceitam cortes finos, pois ficam duros na hora de fritar.
- Considere o modo de preparo: se for fazer bife à rolê, por exemplo, 1kg de bife renderá até 12 pessoas, visto que o bife pode ser mais fino e vai mais ingredientes na receita.
- Determine a espessura padrão: se for ao açougue peça sempre da mesma forma e se for você mesmo quem irá cortar os bifes, tenha uma espessura padrão para que renda sempre da mesma forma. 😉
DICA EXTRA: para manter sempre o padrão de tamanho de bife para colocar no marmitex, utilize uma balança de precisão. Corte as fatias de bife e pese cada uma delas. Com o tempo, você pegará prática e já saberá qual é a espessura ideal que seu público gosta.
Em geral, o peso médio de cada bife é em torno de 100g. Isso levando em conta um corte de carne pequeno. Aí você terá que compensar na espessura. Sendo assim 1kg de bife servirá até 10 pessoas.
Se o corte da carne for longo, por exemplo um corte de contrafilé, poderá reduzir um pouco a espessura, o que renderá até 14 fatias.
Quais serão os acompanhamentos do marmitex?
Essa é outra questão que irá impactar muito na quantidade de bife por marmitex. Por exemplo, se você oferecer poucos acompanhamentos, terá que compensar no aumento de bifes.
Por outro lado, se você oferecer mais opções de acompanhamento, poderá colocar apenas 1 bife por marmitex. O bife à rolê também é a mesma coisa. Se o corte da carne escolhida for pequeno, vale a pena colocar 2 bifes na marmita. 😉
Por isso, sugiro que você ofereça até 4 acompanhamentos para que possa economizar na carne. Por exemplo, um prato perfeito e bem montado seria:
- Arroz
- Feijão
- 1 bife grelhado
- 1 porção de purê de mandioquinha
- Batatas e cenouras assadas
- Vinagrete
Percebe como o marmitex ficará bem servido assim? Os clientes priorizam uma marmita de alto custo-benefício, ou seja, que tenha um preço atrativo e seja variada.
Leia também: Melhores acompanhamentos para marmitex
Quais são os melhores cortes para bife?
Como eu disse anteriormente, para saber a resposta para: 1 kg de bife serve quantas pessoas, aprenda a escolher o melhor corte de carne que traga economia para você, mas garanta qualidade para o cliente.
Os melhores cortes de carne para bife magro são: Coxão mole, acém, peixinho, patinho, bombom de alcatra, filé mignon e fraldinha.
Já para cortes de bife mais gordos prefira: alcatra, contrafilé, picanha e maminha.
Agora, falando em economia e rendimento eu, particularmente, prefiro o acém e o peixinho. Contudo, vale a pena ter em seu cardápio uma carne de segunda e uma carne de primeira. Dessa forma, você consegue atingir todos os públicos e deixa todos os clientes satisfeitos.
Pelo menos 1 dia da semana, eu ofereço bife de alcatra ou picanha. Para equilibrar o valor do marmitex e não subir tanto, eu escolho acompanhamentos mais econômicos e que rendem mais como a batata frita, salada de tomate, farofa de azeitonas ou até incluo outro tipo de carne mais barato como a linguiça ou coxinha de frango. 😉
2 Dicas de preparo diferente para bifes
Para que sua clientela não enjoe de um tipo de preparo só, é interessante variar no cardápio. Mesmo que você utilize o mesmo corte de carne, você pode criar diferentes pratos que sejam atrativos para o cliente.
Eu, por exemplo, ofereço bifes 3x por semana. Nos 3 dias modifico a receita. Tenho bife grelhado, bife à rolê e bife à parmegiana. Veja a seguir algumas ideias para otimizar o seu preparo!
1. Bife acebolado cremoso
Para fazer o bife acebolado e que ele fique bem cremoso, utilizo sempre manteiga para selar os bifes na frigideira. Requer um pouco mais de cuidado, pois a manteiga não pode queimar, mas dá um sabor inigualável.
Em seguida, coloco a cebola, picada bem fininha. Adiciono um pouco de água, tampo a panela e deixo cozinhar um pouco. A cebola irá absorver todo o caldo da carne. Por fim, salpico um pouco de pimenta do reino e adiciono um pouco de ketchup ou mostarda para trazer um sabor diferenciado. 😉
2. Bife a cavalo
Aposto que você já deve ter experimentado essa delícia, mas muita gente esquece de colocar no cardápio. É um dos tipos de preparo mais preferidos pelos meus clientes. Contudo, há alguns truques de preparo!
Eu costumo não deixar o bife fritar muito, pois se passar do ponto não combina com o queijo. Depois de frito e bem macio, deixo o bife descansando em cima de uma travessa.
Na mesma panela que fritei, frito os ovos (pergunte ao cliente, se ele gosta de ovos com a gema mais firme ou mole). Nessa etapa, não precisa fritar muito o ovo, pois a receita vai no forno ainda. Então, terá mais um tempo para chegar na consistência ideal. Reserve os ovos fritos.
Quando for colocar no marmitex, coloque os bifes em um refratário, coloque o ovo por cima e finalize com uma quantidade generosa de queijo. Leve ao forno somente até o queijo derreter. 😉
DICA EXTRA: salpique um pouco de orégano e cheiro verde picado por cima do queijo. Fica simplesmente divino!
E aí, gostou desse guia completo? Agora você já sabe mais sobre 1 kg de bife serve quantas pessoas. Comece agora mesmo a colocar tudo em prática. Compartilhe as dicas!
Amei as dicas muito obrigada
Adorei as dicas vou comecar a fazer marmitas pr vender
Obrigado pelas dicas,adorei!
Olá Renata!
Eu que agradeço pela participação aqui.
Fico feliz em poder ajudar sempre!
Amei as dicas obrigado.
Oi Alair!
Fico muito feliz que você gostou.
Desejo todo sucesso do mundo!