É muito comum ficar na dúvida sobre quantos minutos o pudim fica no forno. Em média é preciso de 30 a 60 minutos, mas dependendo do tamanho do doce, da receita que escolheu e até da potência do forno isso vai variar muito.
O melhor é você entender qual é o cálculo base que tem que ser feito, assim, independente da receita que fizer, vai conseguir definir o período que ele precisa assar.
Durante o texto de hoje é justamente isso que eu vou fazer: Te mostrar como fazer esse cálculo e outras informações para deixar o seu pudim simplesmente maravilhoso!
Vem comigo e fica até o final dessa leitura para aproveitar!
Afinal, quantos minutos o pudim fica no forno? Aprenda a calcular o tempo corretamente!
O tempo médio para assar um pudim de tamanho normal é de 1h a 1h30, com o forno a 180°C, mas a gente sabe muito bem que existem várias formas por aí.
Por isso, vou te apresentar uma tabelinha que vai te ajudar com isso de uma maneira bem fácil:
- Pudim pequeno com até 15 cm de diâmetro: De 40 a 50 minutos;
- Pudim médio com 20 a 22 cm de diâmetro: De 1 hora a 1h15;
- Pudim grande com mais de 25 cm de diâmetro: De 1h20 a 1h30.
Pré-aqueça o forno e asse o pudim em banho-maria
Por mais que isso possa parecer clichê para quem já está acostumado a fazer doces, muita gente nunca fez pudim e não sabe essas informações cruciais.
Para ter assar corretamente, o primeiro passo é pré-aquecer o seu forno por uns 10 minutos a 180°C. Isso vai estabilizar a temperatura e ajudar no processo.
Além disso, o pudim deve ser assado em banho maria! Ele não deve ser colocado diretamente na grelha do forno. O ideal é que você coloque a forma em uma assadeira com água quente e deixe assar. Isso também ajuda a regular a temperatura, fazendo com que asse corretamente sem que a textura seja comprometida.
E como saber a hora certa de tirar o pudim do forno?
Além de ser comum ter dúvida sobre quantos minutos o pudim fica no forno, muita gente quer saber quando ele realmente está bom.
A boa notícia é que existem alguns truques que vão te mostrar a hora certa de tirar o pudim do forno, sem dificuldade alguma:
Espete com um palito
Você pode usar um palito ou uma faca para espetar o centro do pudim. Se quando você puxar estiver limpo, é hora de tirar o pudim do forno. Caso saia uma massa líquida, ele vai precisar de um pouco mais de tempo.
Observe as bordas
Outro truque é observar as bordas do pudim. Mesmo que o centro esteja um tanto mole, se as bordas estiverem um pouco firme, significa que ele está pronto.
Não ultrapasse o tempo de forno
Mesmo com dúvida, não deixe o pudim ficar além do tempo necessário. Mesmo que ele pareça mole na hora que você tirar do forno, lembre-se que ele continuará assando por conta do calor e isso vai fazer com que chegue no ponto ideal.
E quantos minutos tem que deixar o pudim esfriar?
Um dos momentos mais temidos por quem faz pudim é a hora de desenformar. É muito comum que aconteçam pequenas catástrofes nesse momento e ele se desmanche inteiro.
Para que isso não aconteça é preciso respeitar o processo de esfriamento dela.
Primeiro, quando retirar do forno, deixe ele descansar por pelo menos uma hora em temperatura ambiente. Em seguida leve para a geladeira por 4 a 6 horas. Seguindo esse passo a passo você vai conseguir desenformá-lo com facilidade.
Dica bônus: E se o pudim não endurecer no forno?
Às vezes pode acontecer do pudim não endurecer depois do período no forno e isso também é comum, não se preocupe.
Nesse caso também existem algumas coisas que podemos fazer para corrigir o problema.
O primeiro passo é deixar ele assar por mais uns 10 ou 15 minutos no forno. Esse é o mesmo processo no caso do pudim estar mole mesmo depois de frio, viu?
Outra coisa que você precisa verificar é se tem água suficiente no banho-maria e se ela está quente.
Por último, caso nada disso resolva, verifique a receita, provavelmente as proporções estão erradas. O ideal é que para cada 1 ovo, você acrescente 200 ml de leite.
Leia também: O que fazer para o pudim crescer?
Comece a cozinhar!
Agora que você já sabe quantos minutos o pudim fica no forno, o tempo que precisa deixá-lo esfriar e outras dicas importantes sobre o seu preparo, tenho certeza que vai ficar mais fácil.
Coloque a mão na massa e comece a fazer sua receita por aí.
Espero que minhas dicas tenham te ajudado, viu?
Um grande abraço e até a próxima!