Quanto tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno?

O tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno fica entre 45 a 60 minutos, mas isso varia consideravelmente de acordo com o tamanho da carne e também com a potência do forno utilizado. 

Outra coisa que influencia é se você vai usar o forno a gás ou o forno elétrico e para te ajudar com isso vou te mostrar exatamente o tempo que precisa em cada um. 

Mais importante que isso: Vou te ensinar o cálculo exato para nunca deixar faltar ou sobrar tempo na hora do preparo e ter um resultado delicioso. O que acha?

Fica comigo até o final do texto e aproveita!

Tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno a gás


Quanto tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno

No forno a gás leva cerca de 60 minutos para que a coxa e sobrecoxa fiquem bem assadas e gostosas. Claro, que como falei anteriormente, isso vai depender do tamanho da peça e da potência do forno. 

A temperatura ideal para assar coxa e sobrecoxa é de 200°C e o forno precisa ser pré-aquecido por 10 a 15 minutos. 

Tendo isso como parâmetro vou te mostrar como calcular o tempo de acordo com o peso da ave: 

  • Para 500g: De 30 a 40 minutos;
  • Para 1kg: De 50 a 60 minutos;
  • Para 2kg ou mais: De 1h30 à 2 horas

Tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno elétrico


Já o tempo médio de preparo da coxa e sobrecoxa no forno elétrico é de 50 a 55 minutos. O tempo é um pouco menor porque nesse eletrodoméstico o calor é distribuído de forma uniforme, o que facilita muito o processo. 

A temperatura recomendada também é de 200°C, mas é possível aumentá-la para 220°C nos últimos 10 minutos do preparo. 

Não esqueça de pré-aquecer o forno por 10 minutos aqui também, viu?

Agora venha ver o cálculo de tempo de acordo com o peso:

  • Para 500g: De 25 a 30 minutos;
  • Para 1kg: De 50 a 55 minutos;
  • Para 2 kg ou mais: De 1h40 a 2 horas.  

4 diferenças entre assar coxa e sobrecoxa no forno a gás e no forno elétrico


Você acabou de aprender quanto tempo é preciso para assar coxa e sobrecoxa no forno a gás e no elétrico, mas entende a diferença que existe entre usar uma opção ou outra? 

São pelo menos 4 e eu vou te mostrar todas abaixo:

1 – Tempo de cozimento

A gente conseguiu ver o quanto o forno elétrico pode ser mais eficiente que o a gás, não é? Normalmente ele vai precisar de 5 a 10 minutos a menos para atingir o ponto certo da carne. 

O a gás, principalmente se for de modelos mais antigos, vai precisar de um tempo um pouco maior porque tem uma certa dificuldade de manter a temperatura constante. 

2 – Distribuição de calor

No forno elétrico o calor interno é distribuído de uma maneira mais uniforme, o que adianta o processo, mas também garante que a carne fique bem assada. 

Como no forno a gás o valor normalmente só vem de baixo, para ter um bom resultado é preciso mexer e virar a carne em alguns momentos e ainda pode correr o risco de não ficar totalmente cozida. 

Quanto tempo precisa para assar coxa e sobrecoxa no forno a gás e elétrico

3 – Dourado da carne

No forno elétrico isso também acaba sendo um ponto na frente do a gás, mas preciso dizer que em fornos com grill (como o que eu uso aqui em casa), a carne fica bem dourada e suculenta. 

4 – Custo

Esse é outro ponto que é preciso considerar para quem quer fazer uso constante do forno. 

O forno elétrico consome muito mais energia enquanto que o a gás é mais econômico a longo prazo, principalmente no preparo de refeições que precisam de horas de forno.

Deixe sua carne ainda mais saborosa e suculenta


Saber quanto tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno é um grande primeiro passo, mas não vai garantir que a sua carne ficará gostosa. 

Para isso é preciso se atentar a pelo menos 3 pontos fundamentais: 

Verifique se a carne chegou no ponto

A melhor maneira de fazer isso é usando um termômetro específico para culinária. Com ele você consegue espetar a carne e verificar se ela chegou a 75°C – que é a temperatura interna ideal. 

Outra coisa que pode te ajudar com isso é espetar a carne e verificar a cor do líquido que vai sair. Se ele estiver claro é porque a carne está pronta, se estiver saindo sangue, ela precisa de mais tempo no forno. 

Marinada

A melhor maneira de deixar a carne suculenta é deixá-la marinando em temperos por pelo menos duas horas. Existem várias receitas de tempero que pode usar, mas eu ainda prefiro o mais tradicional com alho, coentro, limão, sal e pimenta. 

Nas primeiras meia hora você pode deixar ela coberta com papel alumínio porque isso vai ajudar que ela retenha mais líquidos. 

Deixe a pele dourada

Aqui não tem segredo, basta você levar a carne para o forno coberta de papel alumínio e nos últimos 15 minutos pincelar um pouco de manteiga ou azeite. Vai ficar incrível! 

Leia também: 1 kg de coxa e sobrecoxa serve quantas pessoas?

Prepare sua coxa e sobrecoxa perfeitamente!


Depois de todas essas informações você não só sabe quanto tempo para assar coxa e sobrecoxa no forno a gás e elétrico, como entende quais são as formas de deixá-la muito mais saborosa. 

O próximo passo é fazer o teste por aí. 

Espero que o meu artigo tenha te ajudado, viu?

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.