Você está em dúvida de quanto tempo leva para assar um peixe no forno? Então você precisa conferir esse artigo que preparei para te dizer qual o tempo exato de cozimento e outras dicas que vão te ajudar a ter o melhor resultado da sua receita.
Saiba quanto tempo leva para assar um peixe no forno
A carne de peixe é muito saborosa e possui um sabor muito característico adorado por muitos, além disso, é um alimento que não exige muitas habilidades na hora de preparar. Geralmente os peixes são feitos cozidos, fritos ou assados na churrasqueira ou no forno com legumes, ervas e azeite.
Muitas pessoas gostam de assar peixe na palha de bananeira. Isso faz parte de culturas regionais e pode diminuir o tempo de cozimento.
O mesmo vale para o papel alumínio. Se você envolver ele ao peixe, provavelmente vai ficar pronto antes do esperado. Então tome cuidado para não passar.
O tempo varia de acordo com o tamanho do peixe, mas para um peixe de tamanho mediano, é necessário pelo menos 1 hora de forno em 200° para cozinhar. Se quiser um pouco mais dourado, deixe mais um pouco.
Para assar peixe precisa de papel alumínio?
Como eu mencionei acima, o papel alumínio ajuda muito naquele momento que você está com um pouco de pressa. Um preparo de 1 hora e 20 minutos, pode ser reduzido para 40 minutos só com um papelote de papel alumínio.
Além dessa função, fazendo isso você ajuda a concentrar os sabores do líquido que solta do peixe e dos temperos adicionados por você.
Mas de qualquer forma, o seu uso não é obrigatório. Você consegue realizar o preparo dessa receita tranquilamente caso não queira usar o papel alumínio. O máximo que pode ocorrer é demorar um pouco mais para servir.
Essa é outra dica importante para você que escolheu usar o papel: Você sabia que existe um lado certo para cozinhar? Isso mesmo! Existe um lado mais brilhante e um que é um pouco fosco. Se atente a usar o lado do brilho virado para dentro da forma, isso vai ajudar a refletir melhor o calor.
Como não grudar o peixe no papel alumínio?
Na hora de assar peixe com papel alumínio é necessário que você unte toda a superfície do peixe que vai entrar em contato com o papel.
Pode utilizar a manteiga ou azeite. Isso vai fazer com o peixe não grude no papel.
Outra forma muito utilizada para evitar isso é fazendo uma camada de cebola na parte de baixo e também uma camada na parte de cima do peixe. A cebola pode ser alterada por qualquer coisa de sua preferência. Pode ser batatas, cenouras, folhas e o que a sua criatividade mandar.
Quais são os melhores peixes para assar no forno
A carne de peixe pode ser preparada de diversas formas e para cada preparo existe um sabor que combina mais. Foi pensando nisso que resolvi te apresentar essas 4 opções de peixes que ficam ótimos quando assadas no forno. Confira:
Tilápia
Esse é um peixe muito vendido nos mercados brasileiros e ele pode ser preparado em lascas, desfiado, inteiro ou em postar. Combina muito bem com legumes como tomates, batatas e pimentões assados para servir de acompanhamento para o prato.
Bacalhau
Esse é um peixe que faz parte de gerações de famílias em todo o Brasil, principalmente em datas comemorativas. Ele pode ser feito no forno de todas as formas possíveis, mas sempre com bastante azeite.
Pescada
Pescada é um peixe muito usado em dietas por possuir poucas calorias, então justamente por essa característica, combina com temperos mais suaves e aromáticos.
Namorado
O Namorado é um peixe que combina com temperos cítricos e precisa ser assado em fogo baixo para não ressecar. Ele possui poucas espinhas e vai super bem com molhos de ervas.
Leia também: O que passar no peixe para fritar?
Inicie seu preparo!
Agora que você já sabe quanto tempo leva para assar um peixe no forno, comece agora mesmo a preparar a sua receita e caso ainda não tenha escolhido uma, confira essas 4 opções de peixes para assar que acabei de te apresentar. Experimente uma receita com um deles e depois volta aqui para me contar como foi, tá certo?
Espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Até a próxima!