Para fazer salpicão precisa cozinhar a cenoura?

Final de ano está chegando e o que tem de gente com dúvida se para fazer salpicão precisa cozinhar a cenoura ou não, é enorme! Essa é uma questão interessante e eu confesso que até agora nunca tinha parado para pensar nisso. 

Esse é um prato que eu sou apaixonada e parando para pensar um pouco, percebi que quase todas as vezes eu comi com a cenoura crua e ralada. E você?

Só que mesmo eu tendo tido essa experiência não significa que esse é o modo correto de fazer, ou que a receita tradicional segue essa mesma linha. 

Fica comigo até o final do texto que eu vou responder essa pergunta e te explicar todas as diferenças entre a opção dela crua e a cozida. 

Vem comigo!

Afinal, para fazer salpicão precisa cozinhar a cenoura?


Para fazer salpicão precisa cozinhar a cenoura

Tradicionalmente, para fazer salpicão precisa cozinhar a cenoura, mas isso está longe de ser uma regra. A receita tradicional é com cubos de cenoura cozidos, mas existem muitas variações hoje em dia e uma delas é com a cenoura ralada e crua. 

Por isso, o que vai contar na verdade é o seu gosto pessoal. Qual é a textura que te agrada mais? E o sabor? Quanto tempo você tem no momento para fazer esse prato? Nos dias mais corridos talvez não tenha tempo de cozinhar, entende?

Não existe uma maneira certa, a cenoura no salpicão vai bem de qualquer jeito, por isso eu acho que vale a pena você fazer um teste para entender o que te agrada mais. 

A diferença de usar a cenoura crua ou cozida no salpicão


Para te ajudar a tomar sua decisão, eu vou colocar abaixo algumas diferenças entre usar a cenoura cozida ou crua no salpicão. A partir disso eu acho que vai ficar mais fácil escolher entre uma forma ou outra. 

Confira: 

Preparo 

A primeira diferença está na forma de preparo e não dá para deixar de fora da nossa avaliação. 

Para acrescentar a cenoura crua, o seu único trabalho será usar um ralador, enquanto que a cozida vai precisar ficar alguns minutos na água fervente até que fique macia, o que vai levar um certo tempo.

Textura

A cenoura crua é mais crocante e firme, enquanto que a cenoura cozida, mesmo que fique al dente, costuma ser mais macia. Quando a gente cozinha a cenoura para colocar no salpicão, a gente deixa ela menos fibrosa, mais suave e com uma textura que acaba ficando mais agradável para a maioria das pessoas, em pratos frios como esse. 

Sabor

Você acha mesmo que por ser cenoura o sabor vai continuar o mesmo independente da maneira que ela seja feita? Nada disso!

A cenoura crua tem um sabor mais forte e até um tanto adstringente. Dependendo de como ela esteja, pode até ter um leve ardor e um gosto terroso. Já a cenoura cozida, tem um sabor um tanto mais equilibrado e até doce. 

Para fazer salpicão precisa cozinhar cenoura se quiser que os ingredientes fiquem mais suaves, isso não tem como negar. 

Como preparar cenoura para o salpicão?


a cenoura do salpicão é crua ou cozida

Se você for usar ela crua não tem segredo, lava, descasca, rala e pronto! Já a cozida, tem um processo que apesar de ser simples, faz toda a diferença. Se você seguir as recomendações abaixo, elas ficarão macias, mas ainda crocantes.

Veja abaixo como cozinhar cenoura para fazer salpicão

  • O primeiro passo é sempre lavar bem a cenoura;
  • Em seguida descasque;
  • Agora você tanto pode cortar em pequenos cubos, como pode ralar – faça o que preferir;
  • Pegue uma panela, coloque água e leve para ferver, quando alcançar fervura adicione a cenoura e deixe lá por 5 minutos;
  • Passado esse tempo é só escorrer bem a água e deixar a cenoura esfriar completamente antes de adicionar ao salpicão. 

Leia também: Como fazer salpicão para 30 pessoas?

Comece a cozinhar!


Quando alguém te perguntar agora se a cenoura do salpicão é crua ou cozida, tenho certeza que vai estar com a resposta na ponta da língua, não é?

Espero que o meu texto tenha sanado suas dúvidas e sugiro que você faça o teste com as duas formas para ver qual é a que te agrada mais. Eu gosto muito com a cenoura crua, mas com a cozida também fica uma maravilha. 

Desejo que sua refeição fique uma delícia e seja o maior sucesso por aí!

Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.