Hoje vou esclarecer à você que para assar frango precisa de papel alumínio sim e vou te passar também algumas receitas e dicas para assar frango no forno!
O papel alumínio tem um papel importante na hora de levar qualquer coisa para assar e você precisa ter bastante atenção na hora de cobrir a travessa com a ave.
Você pode querer fazer um frango inteiro ou em pedaços, de qualquer forma o papel alumínio é útil e vai agilizar o processo inteiro.
Então vou te dar algumas dicas de como colocar papel alumínio para assar o frango.
Confira!
Porque para assar frango precisa de papel alumínio?
Sabe porque aquele frango assado que você encontra em um restaurante que está sempre crocante por fora e bem macio e suculento por dentro? Pois então, o segredo aí é exatamente o famoso papel alumínio.
Quando você cobre a travessa com o papel o que ocorre é que o vapor vai se acumulando lá dentro e cozinha o frango de uma forma mais potente e por inteiro!
Por isso é de extrema importância que você se preocupe em vedar bem essa travessa com papel alumínio para que esse vapor não escape!
E caso isso aconteça, o frango pode cozinhar de diferentes formas, já que a parte mais próxima de onde o vapor está escapando vai ter uma demora maior de cozimento.
Então não esqueça de vedar tudo e quando for levar ao forno ter bastante cuidado para que não fique nenhum espaço para o vapor sair!
Cuidado ao retirar o papel alumínio
Durante a pandemia pudemos ver um aumento significativo de acidentes domésticos. Só em 2020 o aumento foi de 112% desses acidentes e um dos mais comuns são as queimaduras durante o preparo de algum alimento! Eu mesma já passei por algo do tipo.
Então por isso, sempre que for retirar a travessa do forno e quando for remover o papel alumínio tome todo cuidado do mundo!
A travessa fica em torno de 40 minutos no forno acumulando um vapor quente dentro do papel para que seja possível cozinhar a carne, então quando você vai retirar é bem comum que logo na primeira pequena abertura já saia bastante vapor!
Então se preferir, para evitar ter contato físico com o papel, utilize algum utensílio para retirar. Assim você cria uma distância segura e evita queimaduras feias!
Use o lado correto
Talvez você nem saiba, mas o papel alumínio tem um lado certo para ser colocado!
Se você pretende assar um frango o ideal é que o lado brilhante do papel seja colocado para dentro da travessa.
Dessa forma vai evitar que a pele do frango grude. Por ser o lado mais liso, a parte brilhante dificulta a aderência do alimento, além de ajudar o frango a cozinhar mais rápido já que esse brilho reflete bem mais o calor.
Caso sobre frango e você queira congelar, o ideal é que a parte brilhante esteja voltada para fora! Dessa forma, toda vez que o congelador for aberto, essa parte brilhante vai refletir o calor para fora da vasilha, mantendo o alimento congelado.
Receita de frango assado com papel alumínio
Se você está se preparando para fazer um almoço de domingo para a família e pretende fazer um frango assado, eu vou te ensinar uma receita de frango em pedaços e uma receita de frango inteiro. As duas fazem sucesso aqui em casa, então quase nunca sobra. Mas mesmo que sobre, cada um faz uma marmita e então leva para casa para comer depois!
Receita de frango em pedaços
- 10 pedaços de frango de sua preferência
- 1 cebola grande
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de maionese
- Suco de 1 limão
- 5 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de preparo
- Em um recipiente coloque os pedaços de frango e o suco de limão e misture bem;
- Leve todos os temperos para o liquidificador e bata até formar uma pasta, depois é só misturar com o frango e deixar descansar por 3 horas coberto com um plástico filme na geladeira;
- Forre uma travessa com papel alumínio e deixe sobras na lateral;
- Após o descanso, coloque os pedaços de frango em cima do papel na travessa e com mais uma folha de alumínio cubra todo o frango e dobre as pontas para vedar bem;
- Depois leve ao forno pré aquecido em 200 graus por 40 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio e retorne para o forno por mais 20 minutos ou até dourar de acordo sua preferência.
Receita de frango inteiro
- 1 frango inteiro
- 1 cebola grande
- 5 dentes de alho
- Suco de 2 limões
- 1 colher de mostarda dijon
- 4 colheres de azeite
- Tomilho a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
- Em uma travessa espalhe o suco de limão por todo o frango;
- Leve todos os temperos ao liquidificador e bata até obter uma pastinha e passe por todo o frango, dentro e fora;
- Coloque o tomilho espalhado e deixe descansar por 4 horas na geladeira coberta com um plástico filme;
- Cubra com o papel alumínio e vede as laterais e leve ao forno pré aquecido em 200 graus por 40 minutos;
- Depois retire o papel e volte ao forno por mais 30 minutos.
- Se quiser, pode passar maionese por cima do frango antes de devolver para o forno. Isso vai fazer com que fique aquela casquinha crocante e dourada;
- Quando retirar do forno, deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Experimente essas dicas e receitas
Agora que você já sabe que para assar frango precisa de papel alumínio, não falta mais nada para você começar a preparar o almoço de domingo da família e com essas dicas para assar frango ficou ainda mais fácil preparar tudo por aí, não é?
Lembre sempre de tomar cuidado ao manusear o papel alumínio quente, seguindo essas orientações acima, eu tenho certeza que vai ser um sucesso!
Não esqueça de voltar aqui para me contar se todo mundo gostou, tá bom?
Até mais!