Compreender o que é guarnição na marmitex é fundamental para a elaboração de cardápios completos, combinando certinho com os acompanhamentos.
A definição de guarnição é até hoje um grande mistério para as pessoas, em especial aos empreendedores que trabalham com marmita. E por mais que a diferença para o acompanhamento seja pequena, ela existe e você deve considerá-la.
Portanto, confira tudo sobre o preparo de comidas que devem acompanhar uma boa marmitex, seja guarnição ou acompanhamento!
Afinal, o que é guarnição na marmitex?
Pode até parecer “frescura” dizer guarnição ao invés de acompanhamento, mas saiba que não é, e existem diferenças.
A guarnição é toda mistura preparada especialmente para acompanhar a refeição principal da marmitex do cliente, ou seja, é servida com propósitos específicos como:
- Trazer equilíbrio aos sabores.
- Favorecer contrastes ao paladar do cliente.
- Enriquecer visualmente a comida.
Por exemplo, quando o cardápio do dia inclui uma carne vermelha cozida, a guarnição ideal servida juntamente com a carne, poderia ser uma farofa especial ou um creme mais robusto e ácido, quebrando aquele sabor forte da gordura da carne.
Outro bom exemplo é quando há peixe assado na marmitex, onde você deve evitar servir um creme com sabor forte de especiarias. Ao invés disso, escolha boas opções de legumes grelhados ou vegetais no vapor, dando leveza e textura ao peixe.
Com isso, temos à disposição incontáveis guarnições que devem ser elaboradas para agregar sabor e estimular o cliente a “comer com os olhos”, antes mesmo de tocar na refeição, temos:
- Verduras
- Legumes
- Hortaliças
- Farofas
- Molhos
- Caldos
E qual a importância da guarnição na gastronomia?
Há quem diga que somente os restaurantes mais renomados praticam a verdadeira gastronomia, mas a realidade não é bem assim.
Isso porque até mesmo uma marmitex, a famosa quentinha, quando bem preparada, planejada nos detalhes e executada à perfeição para satisfazer o cliente, com as melhores guarnições e acompanhamentos, se encaixa na gastronomia moderna.
Na verdade, tudo hoje em dia se resume a ganhar o cliente primeiramente pelos olhos, instigando sua vontade de experimentar a todo custo a sua comida.
Sabe quando você tira a tampa, olha bem para as misturas da marmitex e diz: “isso é o que eu precisava para hoje”? Então, essa sensação é influenciada também pelas guarnições.
Portanto, se o seu interesse for o de montar um negócio, nem que seja de comida caseira para vender de casa mesmo, é crucial estudar formas de inovar nos alimentos que inclui em sua marmita.
Afinal, quanto mais profissional, mais o cliente valoriza seu produto e enxerga que ali tem qualidade, mas acima de tudo, apreço pela comida preparada!
Qual a diferença entre guarnição e acompanhamento na marmita?
Se você já comeu em praças de alimentação de shoppings, certamente já se viu na situação de ter de escolher entre guarnição e acompanhamento, não é mesmo?
Você pega, olha aqui e ali, mas acaba sem saber o que pedir. Bom, a diferença entre estes dois termos é simples.
Como mencionei, a guarnição é a mistura que acompanha o prato principal. Então, utilizando o exemplo do cardápio do shopping, você escolhe uma carne, um tipo de arroz e normalmente 2 guarnições.
Ingredientes como legumes e batata sauté, feijão tropeiro, vegetais cozidos no vapor, purê de batata, polenta frita, batata rústica, vinagrete, saladas especiais e farofas, são todas guarnições que você escolhe para harmonizar à estrela do prato.
Mas não é a mesma coisa que o acompanhamento?
Não, de forma alguma, pois os acompanhamentos são preparos que você escolhe à parte. Digamos que você tenha escolhido o seguinte pedido do cardápio:
- Salmão grelhado = carne principal.
- Arroz branco = um tipo de arroz.
- Legumes sauté (salteados) = guarnição.
- Purê de batata = guarnição.
Mas daí você chega à conclusão de que sua fome é maior do que esperava, então você decide incluir uma porção extra de feijão e anéis de cebola. Pronto, aqui temos dois exemplos de acompanhamento, que são o feijão e os anéis.
Eles são acompanhamentos porque você os receberá à parte, fora do prato principal, em porções maiores e complementares à refeição principal.
Desse modo, é uma escolha pessoal que, diante do prato principal e sob o olhar gastronômico, pode ou não fazer sentido, mas para você faz, e isso é o que importa.
Quando você monta sua marmitex para vender, obviamente tem seu cardápio já montado, mas sempre há espaço para oferecer novos e diferenciados acompanhamentos, onde seu consumidor pode pedir como extra, seja com um vinagrete, uma maionese de batata ou mesmo uma porção extra de bife à rolê.
8 melhores guarnições para você diversificar o cardápio
Agora que você sabe definir melhor o que é uma guarnição, é o momento de saber que existem muitas variações, combinações que você pode explorar na cozinha.
Para ajudar você a montar o cardápio perfeito, selecionei algumas sugestões, anote cada uma.
- Suflês simples de queijo com bife acebolado.
- Batata cremosa assada no forno com queijo.
- Farofa especial bem úmida e com bacon crocante.
- Antepasto de berinjela para carne desfiada.
- Couve-flor gratinada com queijo parmesão e bife de alcatra no molho de cerveja.
- Purê cremoso de abóbora com peixe assado no molho cítrico.
- Mix de legumes grelhados com tradicional bife assado.
- Farofa sequinha com crispy de bacon para ensopado de carne.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas. Até a próxima!