Se você quer aprender como usar a forma de silicone para fazer ovo de Páscoa, saiba que hoje vou te mostrar dicas muito úteis.
Esse tipo de forma tem facilitado muito a produção, pois ajuda muito na hora de desenformar, evitando o desperdício e agilizando a produção.
Separei um passo a passo prático que certamente vai ajudar muito você nessa Páscoa que se aproxima. Então, confira com atenção a cada detalhe. Vamos lá!
Como fazer ovo de Páscoa em forma de silicone?
Não há segredo algum para utilizar as formas de silicone. Na verdade, elas oferecem muita facilidade para as pessoas criarem receitas sensacionais de ovo de Páscoa.
Basicamente, as formas de silicone possuem três partes, sendo uma parte superior de plástico, o molde do ovo em silicone e a parte inferior também de plástico.
Então, o diferencial mesmo está nesse molde em silicone, que é um material que não interfere no sabor do chocolate. Além disso, quando o chocolate endurece o silicone não gruda de maneira alguma no produto e isso facilita a remoção da casquinha.
Além disso, toda forma de silicone vem com uma marcação interna, que é o indicador do limite de chocolate que você deve colocar. Então, não tem como errar na medida, nem desperdiçar chocolate.
Sendo assim, a maneira correta de uso é a seguinte:
- Adicionar o chocolate até a marca da primeira parte superior da forma.
- Montar o molde de silicone sobre a terceira parte de plástico.
- Em seguida, coloque as duas partes montadas por cima do chocolate.
- Aos poucos, vá pressionando para que o chocolate comece a descer por toda a extensão da forma.
- Continue esse movimento até perceber que o chocolate cobriu toda a forma do ovo.
- Por fim, leve à geladeira para esfriar.
DICA EXTRA: você sabe que o chocolate esfriou o suficiente para tirar da forma, quando ele ficar fosco na forminha. Caso perceba que ainda existem pontos brilhantes e grudados, o tempo não foi suficiente.
Nesse caso, é indicado deixar um pouco mais na geladeira, senão o chocolate vai ficar marcado. 😉
Quais os tipos de moldes para chocolate disponíveis no mercado?
Eu me lembro de quando o pessoal daqui de casa fazia ovos de Páscoa para vender, onde as forminhas eram rígidas, como as de PVC. Isso porque não havia muitas opções em formas, mas as diferentes custavam bem mais do que as tradicionais.
No entanto, atualmente o mercado evoluiu bastante e oferece uma gama considerável de formas em diferentes materiais. Dessa forma, é apenas uma questão de se adaptar ao material que melhor supre suas demandas de produção.
O molde mais comum, como já mencionei, é o de PVC. Trata-se de uma forma de plástico, barata e facilmente encontrada.
Apesar de oferecer boa flexibilidade para desenformar os ovos, não é muito durável, justamente pelo constante processo de torção do material.
Por outro lado, temos as forminhas de PVC com silicone. Essa é justamente a que falamos acima, ou seja, é composta por duas formas de PVC e um molde em silicone.
Sua grande vantagem é a facilidade na hora de tirar as cascas da forma, ampliando assim sua vida útil, já que não é preciso forçar o material. A maior representante das formas de PVC com silicone é a Empresa BWB Embalagens.
Por último, temos as formas em Polipropileno e Policarbonato, ambas com menos maleabilidade, mas ótima duração. Seu grande diferencial é a entrega de mais brilho e acabamento aos ovos.
Receita de ovo de Páscoa trufado de beijinho na forma de silicone?
Ingredientes casca do ovo
- 400g de chocolate fracionado derretido (ao leite ou meio amargo)
Ingredientes recheio
- 1 latinha de leite condensado
- 100g de coco ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo da casca
- Com o chocolate derretido, prepare a sua forma de silicone.
- Coloque o chocolate até a marca, monte a parte de silicone e posicione sobre o chocolate, pressionando até descer por tudo.
- Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.
- Desenforme quando notar que o chocolate já desgrudou.
Modo de preparo do recheio
- Em uma panela coloque o leite condensado e o coco ralado, misturando para incorporar.
- Em seguida, junte a manteiga e ligue o fogo de baixo a médio.
- Mexa constantemente até o recheio começar a desgrudar do fundo, ou seja, em ponto de brigadeiro.
- O ponto certo é quando essa mistura engrossar e der para ver o fundo da panela.
- Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente.
Retire as cascas da forma, coloque uma porção do recheio frio no fundo das casquinhas e espalhe delicadamente com uma colher. Recomendo não colocar recheio até a borda, pois dificulta na selagem.
Por fim, cubra o recheio com mais uma camada de chocolate na temperatura certa, espalhando com uma colher, e leve à geladeira por mais 20 minutos.
Prontinho, você tem um belo ovo de Páscoa feito em uma forma de silicone, simples né?
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas e informações, não se esqueça de compartilhar e até a próxima!