Como descongelar carne em 5 minutos? Veja se é possível realmente

Esqueceu de tirar o alimento do congelador e agora está aí desesperado querendo saber como descongelar carne em 5 minutos? Pois é, muita gente também pesquisa sobre isso e hoje eu vou te responder se isso é realmente possível!

Também vou te apresentar 5 formas de descongelar carne super rápido que eu tenho certeza que vão te ajudar. 

Fica comigo até o final da leitura e aproveita porque essas informações vão salvar o seu dia corrido!  

Afinal, realmente tem como descongelar carne em 5 minutos?


Como descongelar carne em 5 minutos

Sim, tem como descongelar carne em 5 minutos, mas não grandes pedaços sem comprometer a segurança alimentar. Existem sim algumas abordagens que podem tornar esse processo mais rápido e até eficaz, mas a maioria precisará de mais tempo do que isso. 

Eu reuni abaixo 5 maneiras de fazer isso e conseguir descongelar carne rápido e com segurança. Algumas delas são em 5 minutos, outras precisam de mais tempo, mas ainda são consideradas rápidas. 

Dependendo do tamanho da carne e da sua pressa, escolha a que vai te trazer o melhor benefício.

Veja: 

1. No micro-ondas

Se você quer descongelar carne em 5 minutos, essa é a opção mais eficaz. Inclusive tem muitos aparelhos que já vem com o botão de “descongelar”, o que deixa o processo mais rápido e potente. 

Como fazer:

  • Retire a carne da embalagem e coloque em um prato próprio para micro-ondas;
  • Selecione a função descongelar;
  • Vá descongelando em intervalos de 1 e 2 minutos, virando a carne a cada intervalo para que o descongelamento ocorra de maneira uniforme.

2. Com água quente

Apesar de ser uma alternativa para descongelar a carne rápido, ela deve ser usada com cautela. Use água morna e não fervente, porque isso acelera o processo de descongelamento sem comprometer o alimento. Essa é uma opção para carnes finas ou em quantidades pequenas.

Como fazer: 

  • Coloque a carne em um recipiente com a água quente;
  • Deixe lá por 5 a 10 minutos, dependendo do seu tamanho e/ou espessura;
  • Não deixe por mais de 10 minutos porque se não bactérias podem começar a se proliferar.

3. Com água fria

O que é bom para descongelar a carne rapidinho

Aqui já entramos em métodos que não são para descongelamento em 5 minutos, mas ainda assim podem ser considerados rápidos. 

A água fria apesar de demorar um pouco mais vai reduzir o risco de crescimento bacteriano, o que é maravilhoso. Nesse método você vai precisar de 30 minutos. 

Como fazer: 

  • Coloque a carne em um saco plástico vedado;
  • Em seguida, submerja o saco em água fria, trocando a água a cada 10 minutos para garantir que a carne descongele de maneira uniforme. 

4. Em temperatura ambiente

Essa é uma maneira de descongelar a carne bem conhecida, mas não é muito recomendada por conta do perigo de proliferação bacteriana. 

Dependendo da região onde você more a carne pode atingir temperaturas que vão favorecer que bactérias cresçam nela e ninguém quer isso. 

Se for usar esse método, a carne não pode ficar fora da geladeira por mais de 2 horas, ok? E ela precisa ser cozida imediatamente após o descongelamento. 

5. No forno 

Se você tiver com muita pressa esse é um método que pode te ajudar e dependendo da peça, será possível descongelar carne em 5 minutos. 

A sua preocupação aqui deve ser em garantir que a temperatura vai ser baixa o suficiente para evitar que a carne acabe cozida, ok? 

Como fazer: 

  • Ajuste o forno para uma temperatura bem baixa, algo entre 60°C a 70°C;
  • Coloque a carne diretamente na prateleira do forno;
  • Monitore o processo para que a carne não cozinhe. 

Leia também: Como descongelar frango rápido com sal?

Comece a descongelar!


Você viu que tem como descongelar carne em 5 minutos, mas são poucas as opções de fazer isso dentro desse tempo mesmo, né? Só que existem outras alternativas que também são rápidas e você pode aproveitar e usar por aí. 

Tenho certeza que qualquer uma dessas que eu trouxe pode trazer praticidade ao seu dia a dia se usar corretamente. 

Agradeço muito a sua companhia comigo por hoje, viu?

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.