Como congelar o abacate?

Sim, tem como congelar o abacate e fazer isso pode dar muita praticidade no seu dia a dia, sem falar que vai evitar prejuízos. Até porque, quem nunca comprou uma fruta que acabou ficando ruim muito rápido? É terrível! 

Se você costuma fazer receitas com esse alimento, entender como congelar corretamente vai facilitar demais o seu dia a dia. 

Além de te dar todo o passo a passo, eu vou responder as principais dúvidas que as pessoas têm a respeito do assunto e eu tenho certeza que isso vai te ajudar. 

Fica comigo até o final do artigo e aproveita!

Como congelar o abacate corretamente?


Como congelar o abacate

O processo para congelar abacate pode ser dividido em 5 etapas:

1. Escolha bem o abacate

Para que o congelamento funcione bem, a gente precisa se preocupar em escolher um abacate que esteja maduro, mas não excessivamente. Ele já precisa estar pronto para consumo, mas não mole demais porque senão a sua textura ficará estranha no processo de congelamento. 

2. Prepare

Depois de escolhido o abacate, vamos prepará-lo. O primeiro passo é cortá-lo no meio, retirar a semente e a casca, já que ela pode dificultar o processo de congelamento e descongelamento. 

Em seguida, dependendo do uso, você deve cortá-lo em pedaços ou amassá-lo para fazer purê. 

3. Cuidado para não deixar o abacate escurecer

Tem como congelar abacate e ele não ficar preto, basta tomar cuidado e evitar a sua oxidação. Para isso, é só aplicar um pouco de suco de limão ou de vinagre no alimento. O ácido ajuda a prevenir que ele oxide. 

4. Use a embalagem correta

Na hora de congelar você deve usar sacos plásticos próprios para congelamentos ou recipientes herméticos que retiram o ar ao máximo. 

5. Congele

Agora basta colocar a vasilha ou o saco para o congelador e deixar que congele totalmente, deixando o máximo de tempo possível. 

E como descongelar o abacate?


A melhor maneira de descongelar o abacate é retirando ele do congelador e levando para a parte de baixo da geladeira para que o processo ocorra de forma lenta. Isso vai permitir que ele mantenha a mesma textura e sabor. Evite descongelá-lo no micro-ondas, viu? Normalmente ele não fica bom. 

Tem como congelar abacate para não amargar?


Uma dúvida muito comum que eu vi, foi essa e já te adianto: Tem sim como congelar abacate para não amargar, e é simples. 

Na hora do congelamento, basta evitar utilizar temperos ou ingredientes amargos. Também é preciso tomar cuidado para não colocar muito suco de limão ou vinagre porque eles podem ajudar a evitar a oxidação, mas em excesso vão deixar o abacate amargo e com um gosto bem desagradável. 

Pode congelar o abacate com casca?


Não é recomendado congelar abacate com a casca porque ela pode alterar a textura da fruta e ainda vai prejudicar o processo de descongelamento. 

E pode congelar o abacate inteiro?


Qual a forma correta de congelar abacate

Você até pode congelar o abacate inteiro, mas não é a opção mais prática ou recomendada. Fazer desse jeito vai dificultar o uso da fruta, principalmente por causa da semente e da casca. O melhor é cortar ou amassar para facilitar o processo. 

E finalmente, o abacate congelado fica bom mesmo?


Outra dúvida que eu percebi que é muito comum é essa. Será mesmo que o abacate congelado fica bom? Fica sim, mas só se ele for congelado corretamente. Ele fica perfeito para preparar guacamole, molhos, sobremesas e até vitaminas. É muito prático!

Quanto tempo dura o abacate congelado?


A validade do abacate congelado é de até 6 meses, mas o mais recomendado é consumi-lo em no máximo 3 a 4 meses, porque isso vai garantir que o alimento estará com a melhor textura e sabor. 

Leia também: O que fazer com abacate congelado?

Pode congelar!


Agora que você sabe como congelar o abacate da maneira correta e que isso pode te dar praticidade no seu dia a dia, comece a fazer o teste por aí e veja o que acha. 

Eu torço para que o meu texto tenha te ajudado de alguma maneira, viu?

Muito obrigada pela sua companhia aqui hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.