Se você está querendo saber como bater o chantilly para ficar durinho, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.
O chantilly é um ingrediente muito usado em receitas de bolos, tortas, sobremesas geladas e bebidas cremosas, mas se tem uma dúvida que muita gente tem é como bater o chantilly para que ele fique bem firme, no ponto certo e sem desandar.
Aqui eu vou te contar o passo a passo para fazer isso e também vou deixar algumas dicas interessantes sobre o assunto. Confira!
Descubra como bater chantilly para ficar durinho
Para que o chantilly fique firme, aerado e no ponto certo, alguns cuidados fazem toda a diferença. O segredo está na temperatura, equipamento certo e atenção ao tempo de batida.
A primeira coisa que você precisa fazer é deixar a caixinha de chantilly na geladeira por pelo menos 12 horas antes de usar. Uma dica extra é deixar também a tigela e os batedores da batedeira no congelador por 10 a 15 minutos antes de começar. O chantilly gelado ganha volume e textura mais fácil.
Além disso, escolha o tipo certo de chantilly. Os mais fáceis de atingir o ponto firme são os chantillys vegetais prontos para bater, vendidos em caixinhas.
Outra informação importante que você deve saber antes de começar a bater o chantilly é que em velocidade alta pode até parecer mais rápido, mas isso aumenta o risco de passar do ponto. Sendo assim, use velocidade média até começar a formar picos.
Sempre pare de bater quando o chantilly formar picos firmes e não cair da colher ou do batedor. Se bater demais, ele vira uma manteiga doce, com aparência talhada.
O que fazer quando o chantilly passa do ponto?
Se o chantilly passou do ponto e ficou com uma textura talhada, parecida com manteiga, não se preocupe! Ainda dá para tentar recuperar em alguns casos.
Nesse caso, a primeira dica é acrescentar um pouco de chantilly líquido gelado, se possível da mesma marca. Com uma colher, adicione o chantilly líquido aos poucos e misture delicadamente, até suavizar a textura.
Se não der para recuperar a textura cremosa, você ainda pode usar como recheio de bolos ou em receitas onde o chantilly será misturado com outros ingredientes.
E sempre evite bater mais para que a situação não piore. Após o ponto firme, o ideal é parar imediatamente.
O que fazer com sobra de chantilly?
Sobrou chantilly batido na geladeira e você não quer desperdiçar? Ótimo! Ele pode ser usado de várias maneiras criativas e deliciosas. Acompanhe as sugestões abaixo:
- Frutas com chantilly: Sirva com morangos, uvas, manga ou banana;
- Copinhos de pavê: Monte camadas de chantilly, bolacha maisena e frutas;
- Café gelado: Misture café, leite e chantilly por cima;
- Tortas geladas: Use como cobertura ou camada intermediária;
- Panquecas ou waffles: Sirva com mel e chantilly no café da manhã;
- Milkshake: Misture com sorvete e leite e finalize com chantilly;
- Recheio de bolo: Misture o chantilly com geleias ou frutas picadas.
Qual a validade do chantilly na geladeira?
O tempo de conservação do chantilly depende se ele já foi batido ou não, e como está sendo armazenado.
Se o chantilly já foi batido ele pode durar até 3 dias na geladeira, em recipiente com tampa ou coberto com plástico-filme. Evite deixar descoberto, pois ele pode ressecar e absorver odores da geladeira.
Caso o chantilly ainda esteja líquido e na caixinha, siga a validade da embalagem. Após aberto, deve ser usado em até 3 a 5 dias.
Pode congelar chantilly?
Sim, o chantilly pode ser congelado, especialmente se for o chantilly vegetal, que é mais resistente ao processo de congelamento e descongelamento.
Para isso, coloque em potes com tampa ou sacos plásticos próprios para congelar. Retire o ar, feche bem e etiquete com a data.
Se o chantilly ainda estiver líquido, você pode congelar a caixinha ainda fechada ou em potes bem fechados.
Quanto tempo o chantilly pode ficar no congelador?
O chantilly pode ser mantido no congelador por até 2 meses, desde que bem embalado.
Após esse período, a textura pode começar a se alterar, mesmo que ainda esteja seguro para o consumo.
Na hora de consumir, leve para a geladeira de um dia para o outro. Nunca descongele em temperatura ambiente ou no micro-ondas.
Se for chantilly batido, mexa delicadamente após o descongelamento para recuperar parte da textura. Se for líquido, leve para gelar bem antes de bater normalmente.
Leia também: Receita de 1 litro de chocolate quente simples
Experimente essas dicas!
Agora você já sabe como bater chantilly para ficar durinho, o que fazer se passar do ponto, como armazenar, congelar e até reaproveitar as sobras de maneira deliciosa, o que você está esperando? Aproveite para experimentar todas essas dicas!
O chantilly é um ingrediente versátil, fácil de usar e que transforma qualquer receita em uma sobremesa especial. Com os cuidados certos, ele pode durar mais e render muito mais na sua cozinha.
Obrigado por acompanhar esse artigo até aqui. Espero que essas dicas te ajudem a ter ainda mais sucesso nas suas receitas e sobremesas.
Boa sorte e até a próxima!