Almôndegas para congelar: Veja como fazer passo a passo

Se você busca uma maneira prática e econômica de facilitar suas refeições do dia a dia e está pensando em fazer almôndegas para congelar, esse artigo foi feito para você. 

Aqui eu vou te ensinar como fazer almôndegas para congelar e também vou te passar algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira!

Experimente essa receita de almôndegas para congelar


Almôndegas para congelar

A verdade é que ter almôndegas congeladas é sempre uma boa ideia, mas antes de tudo, vamos à receita base de almôndegas caseiras simples e depois eu te ensino como congelar da maneira correta. Acompanhe!

Ingredientes:

  • 500g de carne moída (patinho, acém ou a de sua preferência);
  • 1 ovo;
  • 1/2 cebola picadinha ou ralada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1/2 xícara de farinha de rosca ou pão ralado;
  • 1/4 xícara de cheiro-verde picado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 colher (sopa) de molho inglês;
  • Orégano, cominho e páprica a gosto.

Modo de preparo:

  • Em uma tigela, coloque a carne moída e adicione todos os ingredientes;
  • Misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea;
  • Modele as almôndegas no tamanho desejado;
  • Caso prefira, você pode selar as almôndegas em uma frigideira antes de congelar, o que ajuda a manter a suculência depois de aquecidas.

Como congelar almôndegas corretamente?


Agora que já sabe como preparar essas almôndegas, chegou a hora de você aprender a congelar da maneira certa. 

A primeira coisa que você precisa saber é que você pode congelar tanto as almôndegas cruas, quanto as já pré-cozidas. Ambas as formas funcionam bem, mas cada uma tem suas vantagens.

Para congelar a almôndega crua, após modelar as bolinhas, coloque separadas em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por cerca de 2 horas ou até que estejam bem firmes.

Em seguida, transfira as almôndegas para saquinhos próprios para congelamento ou potes herméticos, retirando o máximo de ar.

Dessa maneira, as almôndegas cruas congeladas mantêm mais suculência após serem preparadas diretamente no molho ou fritas/assadas.

Para congelar as almôndegas cozidas, grelhadas ou seladas, espere esfriar completamente. Depois coloque-as em potes herméticos ou saquinhos, intercalando com papel manteiga, se necessário. Retire o máximo de ar, feche bem e leve ao congelador.

Esse método oferece mais praticidade no dia a dia, pois basta aquecer no micro-ondas, forno ou na panela.

Pode congelar almôndegas com molho?


Sim, você pode congelar almôndegas já prontas com molho. Isso facilita ainda mais as refeições, pois o prato já estará praticamente finalizado.

Para isso, cozinhe as almôndegas no molho de sua preferência, deixe esfriar completamente e transfira para potes próprios para congelamento, preferencialmente com tampa hermética.

Deixe espaço no pote, pois o molho expande ao congelar e evite molhos à base de creme de leite ou maionese, pois podem talhar ao descongelar.

Quanto tempo as almôndegas podem ficar no congelador?


As almôndegas cruas e cozidas podem ficar por até 3 meses, mantendo boa textura e sabor. 

Já as almôndegas congeladas com molho podem ficar por até 2 meses, para evitar alterações no sabor do molho.

Após esse período, o alimento não estará estragado, mas pode apresentar perda de sabor e textura.

Como descongelar almôndegas corretamente?


Como fazer almôndegas para congelar

O modo correto de descongelar as almôndegas vai depender de como foram armazenadas.

Para descongelar almôndegas cruas transfira do freezer para a geladeira e deixe descongelando de um dia para o outro. Depois, prepare normalmente.

Você também pode colocar as almôndegas congeladas diretamente em um molho quente e cozinhar até que estejam completamente cozidas por dentro (aproximadamente 30 minutos).

Agora as almôndegas já cozidas você pode aquecer no micro-ondas ou também em uma panela com molho ou um fio de óleo, em fogo baixo.

O forno também é uma boa opção. Para isso, coloque as almôndegas congeladas em uma travessa coberta com papel alumínio e aqueça em forno médio (180°C) por cerca de 25 a 30 minutos.

O mais importante é evitar descongelar em temperatura ambiente para evitar riscos de contaminação.

Leia também: Molho para acompanhar almôndegas

Não perca mais tempo!


Agora você já sabe como preparar almôndegas para congelar, o que você está esperando para começar a preparar essa delícia aí na sua casa? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final dessa receita e vai querer experimentar essas dicas ainda hoje!

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual nota você daria para esse prato, tá certo? Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Espero que este artigo tenha te ajudado e que você possa aplicar essas dicas no seu dia a dia. 

Saiba que a sua presença é sempre muito importante para que eu continue trazendo conteúdos úteis e práticos para você todos os dias. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.