Almoço fit: 6 opções simples para fazer

Se engana quem pensa que para fazer um almoço fit você só pode utilizar ingredientes e misturas básicas, quando há uma variedade muito grande de opções e combinações.

Mas eu sei também que na correria do dia a dia fica difícil pensar em receitas para diferenciar o cardápio. Sendo assim, para te ajudar, separei 6 opções simples, porém deliciosas para seu almoço. Vamos conferir?

6 opções almoço fit para você variar a semana

1. Arroz diferente encorpado

almoço fit

Se você nunca experimentou fazer um arroz diferente, não sabe o que está perdendo.

Para fazer uma receita simples, eu costumo incluir cenoura, vagem, milho, azeitonas pretas, presunto e muçarela light picadinhos. Para trazer um toque especial, acrescente uma pitadinha de açafrão. Com isso você tem praticamente uma refeição completa.

Porém, é possível incrementar ao utilizar acompanhamentos leves, como uma salada verde de rúcula e tomatinho cereja. Além disso, você pode desfiar frango temperado para enriquecer a salada.

Lembre-se de utilizar o azeite para refogar o alho com a cebola ou manteiga, pois é muito mais saudável que óleo refinado.

DICA EXTRA: para deixar o arroz ainda mais nutritivo, substitua o frango por carne vermelha desfiada ou até mesmo carne seca.

2. Panqueca de aveia com carne moída

Pode parecer apenas mais uma receita de panqueca, mas utilizar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo, enriquece a receita. Aliás, opte pelo leite desnatado e temperos naturais, ao invés dos industrializados.

Já para o recheio você tem o patinho como carne moída mais saudável. Refogue bem a carne em bastante alho e cebola até dourar. Experimente colocar tomate picadinho para refogar junto da carne e deixar a receita mais cremosa.

Por fim, coloque na travessa para levar ao forno, adicione molho de tomate pronto, salpique cheiro verde e muçarela ralada. Depois é só levar ao forno por 12 minutinhos até gratinar.

DICA EXTRA: essa sugestão para um almoço balanceado fica ainda melhor com arroz branco ou integral. Eu costumo picar um pouco de beterraba cozida, pois acho que a salada combina bastante.

3. Canelone de abobrinha com frango

Tenho certeza de que você nunca comeu um canelone tão saboroso. Para fazer, corte a abobrinha em tiras, como se fossem tiras para uma lasanha.

Em seguida, desfie 400g de frango, tempere e coloque 2 colheres (sopa) de ricota e misture. Agora, pegue uma colher recheada de frango, coloque no meio da tira de abobrinha e enrole.

Assim que finalizar o recheio e a abobrinha, posicione os canelones na travessa de vidro, cubra com molho de tomate e salpique muçarela light. Leve ao forno a 180° por 15 minutos.

Essa dica pode ser usada para levar na marmita para o trabalho, já que é fácil de aquecer e fica incrível.

DICA EXTRA: experimente trocar o molho de tomate por molho pesto. Além de deixar a receita mais refinada, fica incrível! 😉

4. Frango cremoso ao molho de alho

Essa dica serve tanto como mistura para um arroz branco como prato principal.

Para fazer, pique um peito de frango em cubos e tempere, levando à frigideira até começar a dourar. Então, adicione milho, ervilha e tomate cereja a gosto.

O último ingrediente é um molho de alho feito com iogurte natural, azeite, limão e alho processado, onde você vai misturar até ficar homogêneo. Adicione parte do molho ao frango, polvilhe orégano e pronto.

Contudo, se você procura uma refeição mais completa ainda, certamente pode incluir arroz à grega com legumes frescos. Afinal, essa é uma boa pedida em qualquer ocasião.

5. Nhoque de espinafre

Nesta receita, você vai usar 3 xícaras (chá) de espinafre fresco. Leve em uma panela com água quente apenas para murchá-lo.

Depois, escorra a água, leve o espinafre ao liquidificador e adicione 1 ovo inteiro mais 1 gema, bata até ficar cremoso. Em seguida, cozinhe e amasse 500g de batata doce, como se fosse purê.

Agora, junte o espinafre batido na batata doce e misture. O próximo passo é adicionar 500g de farinha integral. Misture mais um pouco.

Por último, transfira à bancada e enrole como se fosse uma “cobrinha” e corte no tamanho do nhoque. Leve em água fervendo e cozinhe até boiar. O toque final fica por conta do tomatinho cereja cortado ao meio, alecrim e azeite.

DICA EXTRA: você pode optar por um molho branco light por cima, lembre-se de usar o parmesão para deixar o sabor intenso. 😉

6. Escondidinho de batata doce com frango

almoço fit escondidinho de carne

Você já experimentou escondidinho de batata doce? Além de fácil, é nutritivo e o resultado é fantástico. O método de preparo é o mesmo que na receita de batata convencional.

No entanto, para o recheio eu sugiro frango desfiado com azeitonas pretas picadas e azeite. O ideal seria montar o escondidinho em ramekins ou tigelinhas maiores próprias para forno a gás ou micro-ondas.

Salpique queijo light e leve para derreter o queijo. Dê um toque de mestre com uma folha fresca de manjericão ou cheiro-verde fresco para finalizar.

O que achou das sugestões? Qual dessas receitas você não vê a hora de fazer? Me conta nos comentários. Espero muito que você tenha gostado das ideias de cardápio, compartilhe as dicas e até a próxima!

Sou mineira, adoro cozinhar no dia a dia e costumo produzir marmitas com frequência para consumo em casa durante a semana. Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre marmitas e comidas em geral.

2 comentários

Os comentários estão fechados.