Fez uma receita muito grande e não quer desperdiçar? Então, vou te mostrar exatamente como guardar massa de pizza de modo que não estrague e mantenha todas as suas propriedades e textura.
Quem costuma fazer pizza sabe que o armazenamento é que vai garantir o sucesso da pizza, ou seja, uma massa macia e saborosa. Confira só algumas dicas essenciais!
5 dicas para guardar massa de pizza corretamente
1. Fracione a massa
A primeira coisa que você precisará fazer é fracionar a massa, principalmente se estivermos falando de uma grande quantidade.
Corte a massa em pequenas porções, pois a massa vai continuar se desenvolvendo dentro da geladeira. O ideal é que elas tenham em torno de 250g a 300g.
2. Sove as porções antes de armazenar
Essa etapa é muito importante para ajudar que a massa cresça e se desenvolva por igual. De preferência, sove e modele a massa até que fique bem redondinha.
Caso queira, pode alisar no rolo de massa antes de fazer esse processo para certificar que a massa fique bem lisinha.
3. Armazene em plásticos
A primeira opção, que é a mais fácil, é armazenar as massas em plásticos próprios para alimentos. É indicado que cada bolinha de massa seja embalada individualmente para evitar que grudem.
Aliás, antes de colocar no saquinho, salpique um pouco de farinha de trigo sobre cada porção.
Durante o processo de descanso e desenvolvimento, ocorre a fermentação. É nessa etapa que as porções de massa podem grudar entre si. Então, embale individualmente, coloque-as sobre uma bandeja e leve para a geladeira.
Certifique-se de colocar a bandeja o mais próximo da potência de refrigeração. Assim, vai conservar melhor.
4. Armazene em potes de plásticos
Outra opção interessante é guardar a massa de pizza em potes de plásticos, desde que tenham tampas bem fechadas.
A única atenção aqui é que você precisará polvilhar farinha de trigo no fundo do pote para evitar que a massa grude. Em seguida, é só levar para a geladeira e utilizar quando você quiser.
OBS: mesma situação aqui, escolha um recipiente grande, de modo que as porções de massa fiquem até 3 dedos de distância uma da outra.
5. Utilize plástico filme
Não tem um recipiente grande o suficiente? Não tem problema, você pode envolver cada porção de massa em plástico filme. A única exigência para armazenar as massas na geladeira é que não fiquem em contato com o ar frio, pois ressecam.
Protegendo a massa corretamente, vai durar por muito tempo e bem conservada.
Quanto tempo uma massa de pizza pode ficar na geladeira?
Aqui vale uma atenção: cuidado com a potência da geladeira. É indicado que esteja em potência média e não baixa demais. Se isso acontecer, a massa poderá estragar mais rápido e ficar com uma espécie de liga.
Se armazenada corretamente como ensinei acima, a massa pode durar até 3 dias na geladeira. Após esse tempo, você pode assar tranquilamente que ainda continuará macia e viçosa.
Quanto mais tempo de descanso e fermentação, mais macia vai ficar a sua massa. Então, se você armazenar na geladeira por 3 dias, é o tempo ideal que ela precisa para se desenvolver lentamente.
Pode congelar massa de pizza?
Pode sim e dura até 1 mês no congelador. Entretanto, eu recomendo o congelamento somente se você pretender comer a pizza depois de 1 mês.
Se pretende comer a pizza na semana que vem, vale mais a pena deixá-la armazenada na geladeira envolvida com plástico ou bem fechadinha em um recipiente.
Quando congelamos a massa, corremos o risco de interromper o seu desenvolvimento. E quando isso acontece, a massa após assada, pode ficar rígida demais ou rachar no forno.
Por outro lado, se você já deixou a massa, já fracionada, descansar por no mínimo 5 horas, aí sim pode levar para congelar sem problema nenhum.
Resumindo, você não pode simplesmente fazer a massa e levá-la para o congelador. Existem alguns passos a fazer antes disso. Vou colocar tudo aqui embaixo para facilitar pra você:
- Sove muito bem a massa;
- Deixe descansando em temperatura ambiente por 3 horas até dobrar de volume;
- Fracione de acordo com o tamanho desejado;
- Deixe as bolinhas na geladeira para descansarem e consolidarem o tamanho;
- Aí sim pode levar para congelar em saquinhos próprios para congelamento.
Mas como descongelar? Para descongelar não tem segredo. Basta retirar o pacotinho do congelador e levar para um local seguro, que não pegue muito sol. O ideal é que a massa descongele naturalmente. Então, nada de levar ao micro-ondas!
Preparo da massa após descongelamento
Após descongelar, é preciso tratar a massa. Você perceberá que ela estará muito úmida e, às vezes, grudando um pouco.
Coloque a porção de massa sobre uma bancada polvilhada de farinha de trigo, salpique um pouco mais de farinha sobre a massa e comece a sovar um pouco. Repita o processo até que você perceba que ela está bem macia e não gruda mais na mão.
Em seguida, já poderá abrir com um rolo e adicionar recheios de sua preferência.
Agora você já se tornou expert no preparo de massa para pizza, não é mesmo? Que tal começar a colocar tudo isso em prática? Compartilhe as dicas!