Queijos para risoto: Quais os melhores tipos para usar?

Está na dúvida de quais queijos para risoto usar na sua receita? Fique tranquilo! É muito comum ter dúvida sobre isso porque são muitas opções com características e sabores diferentes. 

Para te ajudar eu trouxe uma lista com opções que são mais utilizadas e que costumam trazer um resultado mais satisfatório de maneira geral. É claro que o fator gosto é muito importante, não é? 

Tem gente que gosta de queijo gorgonzola, por exemplo, enquanto outras pessoas detestam. Esse tipo de coisa precisa ser considerado na hora de fazer a sua receita. 

Fique comigo até o final para aproveitar essas informações que preparei para você. 

Vem!

8 melhores tipos de queijos para risoto


Queijos para risoto

Eu não tenho como te dizer qual o melhor queijo para risoto porque isso depende de muita coisa, principalmente de gosto pessoal. Minha ideia aqui foi trazer uma lista com 8 opções que são excelentes e que podem te ajudar a fazer receitas deliciosas. 

Te indico começar os seus testes com os queijos que não conhece. Vai ser uma experiência bem interessante e que vai te tirar da sua zona de conforto. É desse jeito que a gente acaba descobrindo várias coisas interessantes, viu?

Então veja a minha lista com a mente aberta e escolha um ou dois queijos para experimentar por aí:

1. Parmesão

A gente está bem acostumado a comer o parmesão ralado. Ele dá um toque especial para várias receitas comuns, como é o caso do cachorro quente. O que talvez você não saiba é que ele é uma ótima opção de queijo para risoto

Ele é muito gostoso e o sal é muito marcante, por isso é preciso tomar cuidado para só colocá-lo no final da receita.

2. Gorgonzola

Mesmo que muita gente vire a cara para ele, esse é um dos melhores queijos para fazer risoto. A gorgonzola é cremosa, macia e tem um sabor bem intenso e característico.  

Por deixar um sabor bem marcante no prato, precisa ser misturado com ingredientes mais leves que equilibrem isso na hora que a gente colocar a comida na boca. Ele é essencial no risoto de 4 queijos e também fica ótimo no risoto de Funghi. 

3. Queijo Coalho

Apesar de não ser tão comum, também é possível fazer risoto com queijo coalho e conseguir um sabor maravilhoso. Ele é mais neutro e pode ser combinado com facilidade com outros ingredientes. Eu sou suspeita de falar, porque amo esse queijo. 

4. Provolone

Esse queijo é mais indicado para pessoas que tenham carne. Ele tem um sabor picante e ao mesmo tempo suave em comparação a outros queijos. Fica ótimo com carne seca, viu? Faça o teste!

5. Fontina

Nascido na Itália, o Fontina é bem cremoso e por isso pode ser uma ótima opção para acrescentar no seu risos. Também é preciso ter cuidado com a gordura, mas a boa notícia é que ele harmoniza fácil com outros ingredientes. 

6. Brie

Por ser um queijo mais neutro e com uma textura cremosa, ele fica perfeito para uma receita de risoto. Ele também é bem delicado e pode ser facilmente combinado com ingredientes mais potentes, como o tomate cereja,por exemplo. 

7. Gouda

O queijo gouda é bem suave e tem um sabor um tanto quanto adocicado. Sua textura é bem lisa e macia, o que é perfeito para incrementar na receita de risoto. Fica bem gostoso e leve. Só é preciso verificar o tempero, porque ele pode neutralizar um pouco as coisas quando for adicionado à receita.

8. Mussarela

Apesar de ser um pouco esquecida quando as pessoas preparam risoto, por ser uma opção mais comum e tradicional, a mussarela é um ótimo queijo para esse tipo de receita. Além de ser saborosa, ela derrete e fica super cremosa, o que deixa o risoto com uma consistência bem interessante. Quem gosta desse estilo, vai amar! 

Outra coisa é que a mussarela é ótima para acompanhar ingredientes mais delicados, como o camarão, por exemplo. O seu único cuidado deve ser com a gordura, já que esse queijo é bem gorduroso. Então fique atento.

Dica: Você pode misturar mais de um queijo


E se ao invés de usar um, você usar vários queijos no seu risoto? Além do risoto de 4 queijos, existem outras misturas que podem ser feitas e que vão ficar deliciosas com outros ingredientes. 

O segredo é harmonizar um queijo com o outro. Se for usar um mais salgado, acrescente também um que seja suave e neutro, sabe? Fazendo assim você pode conseguir preparos deliciosos. Eu super acho que vale a pena fazer o teste! 

Leia também: Acompanhamento para risoto

Faça já a sua receita!


Com essas 8 opções de queijos para risoto, eu tenho certeza que vai ficar mais fácil experimentar e fazer uma receita por aí, não é?

Estou na torcida para que o seu prato fique sensacional!

Muito obrigada pela sua companhia comigo hoje e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.