Antes de começar a vender, é preciso saber qual a temperatura do chocolate para fazer ovo de Páscoa, pois influencia muito na qualidade. A temperatura ideal para trabalhar é de 29º.
Entretanto, ainda existem algumas particularidades que outros tipos de chocolate apresentam. Vou te mostrar a seguir, confira!
Como atingir a temperatura ideal do chocolate para ovos de Páscoa
Sabemos que é preciso derreter o chocolate em barra para que assim, possamos colocar em forminhas adequadas para dar o formato ideal de ovo de Páscoa.
Contudo, a temperatura recém-saída do banho maria ou micro-ondas é extremamente quente. Você pode perceber que o chocolate fica bem líquido.
Dessa forma, é essencial realizar a temperagem do chocolate, que nada mais é o choque térmico para resfriar.
Antigamente o processo era bem complexo, o qual utilizávamos pedra de mármore para o resfriamento rápido. Hoje não é tão necessário.
Basta misturar duas partes iguais de chocolate derretido com uma parte de chocolate picado em temperatura ambiente. Assim, o chocolate chegará na temperatura perfeita rapidinho.
Por exemplo: derreta 200g de chocolate nobre. Quando estiver bem derretido, acrescente mais 100g de chocolate nobre picadinho. Se você derreter 400g, adicione 200g de chocolate picado e assim sucessivamente.
Entretanto, é necessário que você mexa até esfriar e derreter completamente o chocolate adicionado. Quando mexemos nesse processo, garantimos a cremosidade e ponto ideal para trabalhar.
Mas vale ressaltar que a técnica de temperagem é válida somente para a utilização de chocolates nobres. Caso opte pelo chocolate fracionado, basta aguardar esfriar um pouco e colocar direto nas forminhas. 😉
Cuidados na etapa de derretimento do chocolate
É possível derreter as barras no banho maria ou no micro-ondas. Entretanto, seja qual for a sua escolha é preciso muito cuidado.
O chocolate é super delicado e pode se queimar facilmente. Se isso acontecer, além de atrapalhar no ponto ideal, vai influenciar no sabor do chocolate.
O próprio site da Garoto explica que o processo de derretimento da barra deve ser lento. A potência do micro-ondas deve estar na mais baixa possível. Da mesma forma, o fogo do banho maria deve ser o mais baixo.
Outro fator importante que ajuda a encorpar o chocolate é mexer sempre. Até mesmo se optar por derreter no micro-ondas, o ideal é que você coloque 30 segundos, mexa um pouco e coloque mais 30 segundos até derreter completamente.
Quando sei que o chocolate está no ponto para ovo de Páscoa?
O primeiro indício é, sem dúvidas, a temperatura, que deve estar em 29º. Por isso, indico que você invista em um termômetro culinário para não errar.
O que vai te ajudar a identificar o ponto ideal para manipulação é a consistência, que deve estar bem viscosa. Além disso, você perceberá que o chocolate está super brilhante.
Nesse momento, já é hora de colocar nas forminhas para levar à geladeira e moldar seus ovos de Páscoa.
Qual é a temperatura ideal para armazenar os ovos de Páscoa?
Se você pretende fazer ovos de Páscoa para vender, sempre digo que é melhor preparar as cascas antecipadamente.
É claro, você nunca saberá qual será a sua demanda. Então, outra dica é pegar encomendas cerca de dois a três meses antes da Páscoa. Assim, você não corre o risco de sair no prejuízo.
Vale ressaltar que as cascas prontas, sem recheio, possuem a durabilidade de até 2 meses. Isso se houver um armazenamento adequado.
A temperatura ideal do ambiente de armazenamento deve ser de 20º a 25º. Por isso é interessante climatizar o ambiente e não deixar o local fechado por muito tempo.
Para armazenar com segurança, sugiro que envolva cada casca em papel chumbo ou papel manteiga. Por incrível que pareça, o papel alumínio pode transferir calor ao chocolate, caso o ambiente esteja mais quente.
Com o papel manteiga e papel chumbo esse problema não acontece. Em seguida, armazene as cascas em caixas de papelão. Prontinho, pode deixá-los armazenados por até 2 meses.
Já vi pessoas armazenarem por 3 meses e manterem os ovos intactos até o momento de venda. Tudo vai mesmo é do clima, ambiente, temperagem e embalo.
Tenho certeza de que com essas dicas práticas você já aprendeu muita coisa sobre a produção de ovos de Páscoa, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar e ajudar outras pessoas. Boas vendas e até a próxima!