Fava de baunilha: Veja para que serve a especiaria que custa R$ 6 mil o Kg

fava de baunilha, que inclusive já foi eleita várias vezes como o produto que possui o melhor aroma do mundo, é um ingrediente muito valorizado e apreciado na gastronomia. Mas de qualquer forma, porque a baunilha é tão cara?

Nesse artigo vamos explicar o porquê dessa especiaria, em alguns momentos, superar até o valor da prata. Assim, você vai entender as especificações da sua produção e também das suas características.

Além disso, saber para que serve e como é utilizada. Também selecionamos um vídeo que vai te ensinar como aproveitar 100% desse produto e esclarecer outras dúvidas sobre o assunto.

Mas vale dizer que a fava é apenas uma das formas de encontrar a baunilha natural, ela é utilizada para a produção de outros produtos, como é o caso do extrato, que é um ingrediente muito mais prático de ser trabalhado.

Normalmente o que conhecemos são as versões sintéticas vendidas em supermercados, chamadas de essência de baunilha. Da mesma forma, praticamente tudo de industrializado que se consome atualmente para dar esse sabor e aroma, são totalmente sintéticos.

Mas então, se interessou pelo assunto? Vem com a gente descobrir tudo sobre essa preciosidade da natureza.

Você pode se interessar em ler também:

Fava de baunilha: Veja para que serve a especiaria que custa R$ 6 mil o Kg

Fava de baunilha

Antes de falarmos sobre para o que serve a fava de baunilha, cabe primeiro uma explicação do porquê desse preço tão salgado, não é? Então, devemos começar falando da sua produção.

Primeiramente você deve saber que a planta que produz a fava é da família das orquídeas. Essa é uma planta que por si só já é conhecida pelos seus preços elevados.

Mas a questão dos valores vai muito além dessa especificação, a fava de baunilha é o fruto da planta, então para que seja produzido é necessário uma fecundação.

Até aí tudo simples, não é? Mas a flor do gênero Vanilla, que é espécie que produz esse fruto, é hermafrodita. Sendo assim possui tanto a parte feminina quanto a masculina. E com isso fica difícil evitar que elas se autofecundem, o que se ocorrer, não haverá a produção das favas.

Então, é necessário o polén de uma outra flor para que dê tudo certo. Ainda tem mais um detalhe importantíssimo, a flor demora muito para se abrir, e quando acontece dura no máximo um dia.

Por fim, todas as etapas para que se chegue ao produto final é muito trabalhoso, por ser manual, e leva muito tempo, então isso é mais um fator que justifica os preços elevados.

Com tudo isso, perdendo apenas para o açafrão verdadeiro, a fava de baunilha é considerada a segunda especiaria mais cara do mundo.

Mas para que serve a fava de baunilha?

Esse produto é utilizado principalmente na confeitaria para dar um sabor muito particular e aromatizar os pratos, mas também pode ser utilizado em pratos salgados.

Essa joia da natureza tem o poder de transformar o básico em preparos surpreendentes. Não é a toa que os chefs de cozinha, geralmente, não abrem mão de ter esse produto ou seus derivados para agregar potência aos seus pratos.

Ainda é utilizada na indústria de cosméticos, mesmo que de forma muito restrita, pois estima-se que na indústria, de uma forma geral, apenas 1% utiliza esse ingrediente natural. Normalmente, pelo preço e disponibilidade, se utiliza a versão sintética. Que, na realidade, não tem nada a ver com a baunilha mesmo.

Bom, além da fava, os subprodutos produzidos a partir dela são:

  • Pasta de baunilha;
  • Extrato de baunilha;
  • Baunilha moída;
  • Açúcar de baunilha.

Confira abaixo num vídeo muito didático de como usar a fava de baunilha e aproveitar 100% desse produto, já que pelo preço que tem, desperdiçar é um grande prejuízo.

Além disso, você vai ter muitas outras dicas, sobre onde comprar esse condimento e ainda aprender a fazer o extrato aí na sua casa sem nenhuma dificuldade. Veja!

Conclusão:

Esperamos que com todas as informações desse texto você tenha entendido o porquê da fava de baunilha ter preços tão salgados, conhecer um pouco mais sobre esse produto e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Se você for consumir essa especiaria, aproveite também as dicas do vídeo. Depois conta para a gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.