Hoje você aprenderá como fazer marmitas saudáveis para congelar. Essa é uma das opções de refeição mais procuradas atualmente.
Quem já se preparou para começar a vender marmitas fitness sabe que quem possui esse estilo de vida preza muito pela qualidade e frescor dos alimentos. Sendo assim, a opção de congelados é a preferida de muita gente, já que irão consumir alimentos 100% frescos.
Essa é uma opção de rápido preparo, ou seja, pode ser aquecida no micro-ondas e em poucos minutos a refeição está pronta na porção ideal para cada pessoa. No entanto, como em qualquer área de negócio, é preciso muito preparo e dedicação para fazer dar certo.
Sendo assim, separei algumas dicas muito importantes e um passo a passo completo sobre como fazer marmitas saudáveis para congelar. Confira com atenção!
Vender marmitas fitness congeladas é oportunidade grande de negócio
A Revista Pequenas empresas e Grandes Negócios publicou uma matéria sobre jovens que estão faturando cerca de 3 milhões ao ano com a venda de marmitas fitness. Por mais que seja uma notícia relativamente antiga (2017) mostra como esse ramo de negócio se comportou e qual é o interesse real das pessoas.
Portanto, é um negócio que pode gerar altos lucros e possui forte potencial de crescimento ao longo do tempo. Além disso, o setor de alimentação saudável tem crescido dia após dia.
Engana-se quem pensa que é necessário alto investimento para começar a trabalhar nesse ramo. Conheço pessoas que iniciaram com apenas R$500 reais para vender na região e em poucos meses já conseguiram aumentar as vendas.
O que vale é se atentar às principais técnicas de preparo e montagem das marmitas. Aliás, confira as dicas a seguir para confirmar o que eu estou falando!
Como fazer marmitas saudáveis para congelar – passo a passo
Congelar marmitas saudáveis trará muitos benefícios para o seu negócio. Dentre eles, posso citar a redução de desperdícios como o melhor deles, uma vez que você irá preservar todos os nutrientes e vitaminas dos ingredientes que compõem a marmita.
No entanto, há alguns conhecimentos que precisam ser levados em conta para que você consiga montar a marmita perfeita e aumentar as vendas. Confira a seguir o passo a passo:
1 – Aprenda a fazer comida congelada sem perder os nutrientes
Fazer comida congelada para vender pode ser um grande mistério para muitos, porém requer apenas alguns conhecimentos sobre truques culinários.
Arroz e feijão não têm segredos, quando falamos em congelamento. Basta cozinhá-los normalmente e já levar para o freezer imediatamente. Dessa forma, manterá sempre os nutrientes intactos.
Quanto aos legumes e vegetais, é necessário fazer um breve cozimento de ao menos 4 minutos para manter os nutrientes antes de congelar. Eles devem ser cozidos por menos tempo do que o habitual, já que amaciam durante o processo de congelamento e ainda são esquentados.
Justamente por isso que é preciso aprender como fazer comida para marmita fitness e conhecer todos os alimentos essenciais que compõem uma marmita desse tipo.
2 – Descubra quanto tempo dura um alimento congelado
Você pode montar quantas marmitas saudáveis congeladas que quiser e já ir sempre atualizando o estoque. No entanto, é super importante ter atenção quanto ao prazo de validade de cada tipo de alimento. Confira o tempo máximo de alguns alimentos no freezer:
- Massa de panquecas – 3 meses.
- Costela suína – 6 meses.
- Costela bovina – 6 meses.
- Bife de carne vermelha – 6 meses.
- Frango cozido – 6 meses.
- Frango grelhado – 4 meses.
- Peixes magros – 6 meses.
- Camarão e moluscos – 3 meses.
- Peixes gordos – 3 meses.
- Peixes defumados – 2 meses.
- Enlatados – 2 meses.
- Misturas que contêm laticínios e ovos – 1 mês.
- Frutas cítricas – 3 meses.
- Outras frutas e vegetais em geral – 8 meses.
- Caldos e ensopados – 2 a 3 meses.
- Polpa de sucos – 12 meses.
- Sucos prontos caseiros – 6 meses.
- Assados em geral – 3 meses.
- Arroz e feijão cozidos – 3 meses.
- Porções de frios – 2 meses.
- Macarrão e massas em geral – 3 meses.
DICA EXTRA: para seu controle interno, coloque sempre etiquetas com o nome de cada prato, destaque alimentos com validade baixa e identifique a data que a marmita foi feita. Assim, você manterá sempre um controle e saberá exatamente quanto tempo durará a marmita saudável no freezer. 😉
3 – O que não pode congelar?
Outra coisa importante é ter muita atenção quanto aos alimentos frágeis para congelamento. Na lista acima, eu coloquei até os laticínios e ovos, mas não são bons alimentos para se congelar.
Esses e outros alimentos podem perder toda a sua característica e textura ao serem congelados. Confira a lista de alimentos que não podem ser congelados em uma marmita fitness:
- Maioneses;
- Saladas com folhas;
- Gelatinas;
- Pudins;
- Batatas cozidas ou fritas;
- Ovos cozidos;
- Creme azedo (sour cream);
- Cream cheese;
- Cremes em geral para o preparo de sobremesas;
- Molhos para saladas;
- Patês;
- Peixes enlatados;
- Alcachofra;
- Berinjela;
- Rabanete e nabo;
- Brotos;
- Bebidas com gás.
4 – Embalagem e armazenamento
A comida deve ser armazenada em uma embalagem própria, que seja rígida, transparente e com tampa fechada hermeticamente. Quando menos espaço, melhor.
Quando houver alimentos com alto teor de líquidos, que se expandem durante o congelamento, deixe dois centímetros de sobra até a borda para não vazar. Vale a pena deixar os alimentos separados já congelados e depois montar a marmita na hora da entrega. Também é uma opção.
Se preferir, armazene os legumes, frutas e carnes em sacos próprios para congelamento.
5 – Busque conhecimento técnico profissional
Não adianta, para ser capaz de criar um cardápio perfeito para seu público-alvo você precisará de conhecimentos avançados. A reunião de conhecimentos fará você se tornar capaz de inovar na área e se destacar de qualquer outro concorrente que possa surgir. Além disso, você terá uma visão de negócio diferenciada, a qual te ajudará a gerenciar perfeitamente o seu negócio.
Portanto, te indico o Curso de Marmitas Fitness Congeladas criado pela Bruna Bosco.
Nesse curso, você terá acesso a uma série de aulas e conteúdos valiosos que te ajudarão a criar cardápios, planejar pratos saudáveis, como armazenar alimentos, como congelar marmitas, dicas de vendas, dicas de precificação, receitas que vendem e muito mais.
Não deixe de conferir, pois tenho certeza que será fundamental para você que quer alavancar de vez o seu negócio próprio. Agora que você já sabe como fazer marmitas saudáveis para congelar, coloque tudo em prática para ganhar mais dinheiro. Compartilhe as dicas!
Amei tudo isso vou por em prática todas essas dicas com certeza.
Gostei muito das dicas e vou aperfeiçoar e colocar em pratica
Eu amei e vou fazer minhas marmitas para a família
gostaria muito de receber dicas e receitas das comidas e dos nutrientes da alimentos pois isso trará credibilidade em meu negócio e sempre renovar e expandir o meu trabalho
Achei excelente todas as informações e quero fazer o curso indicado para melhorar meu cardápio e também a forma de trabalho
Quero começar a fazer mais não tenho prática , mais preciso trabalhar , gosto muito de cozinhar .
Quero ajuda
Obrigada pelo as dicas . !
Dicas interessantes.
Pretendo fazer para a família para administrar melhor o tempo.
Mas pretendo fazer o curso para me aperfeiçoar no congelamento sem perder os nutrientes dos alimentos.
Oi Solange! Que maravilha saber que está pretendendo iniciar seu negócio nessa área, tenho certeza que será um sucesso.
Abraços!!!
gostaria muito de receber dicas e receitas das comidas e dos nutrientes da alimentos pois isso trará credibilidade em meu negócio e sempre renovar e expandir o meu trabalho
Oi Maria!
Eu acredito que no seu caso a melhor opção é adquirir o curso de marmitas saudáveis que sempre recomendo aqui. Através dele você terá acesso a diversas receitas práticas para começar vender.
O link para saber mais é esse aqui: https://marmitexdesucesso.com.br/indica/marmita-fitness-congelada
Abraços!
Boa noite,
a minha maior dificuldade está em encontrar receitas para fazer as marmitas fit congeladas já montadas, deixar pronta para o consumo.
Gostei muito das dicas, quero fazer para consumo próprio
Tenho interesse fazer o curso, porém minhas disponibilidade é a noite ao chegar do trabalho.
Oi Carlos!
O curso é totalmente online, você receberá o material em seu email e poderá acessar para aprender a qualquer momento, podendo ser de dia ou a noite.
amei