As comidas para vender em casa se tornaram a principal fonte de renda de muitas pessoas, que enxergaram a oportunidade para montar o próprio negócio.
Somente em 2020, a venda de comida para levar, o famoso delivery ou retirada, teve um crescimento de 56%, o que comprova que é uma alternativa para estimular a renda extra, concorda?
E para ajudar você a ingressar nesse cenário, juntei dicas incríveis e sugestões valiosas de tipos de comidas que você pode fazer e vender de casa. Vamos lá?
Comidas para vender em casa: 25 opções para enriquecer o cardápio
Hoje em dia você encontra todo tipo de comida, desde refeições completas até comércios especializados em comida japonesa ou sobremesas. Isso faz com que se torne um desafio definir as melhores opções para começar a vender em casa. Então, para ajudar você, eu separei algumas ideias interessantes. Confira os tópicos!
1. As marmitas ainda são referência de vendas
Não adianta, por mais que você encontre locais especializados em hambúrguer, lanche e cachorro-quente, a marmitex caseira mesmo, ainda é a refeição mais procurada.
Tanto é, que a marmita ou quentinha, se tornou o ganha pão das pessoas em 2020, consolidando ainda mais esse segmento. Nesse contexto, é fundamental pensar com carinho nas misturas para marmitex. Geralmente, a composição da marmitex é a seguinte:
- 1 carne principal.
- 3 acompanhamentos.
- Arroz.
- Feijão.
Sabendo disso, fica mais fácil pensar em misturas que surpreendam os clientes diariamente. Afinal, se o consumidor opta pela sua comida, ele está em busca de novos acompanhamentos, carnes grelhadas, opção de peixes, entre outros.
2. Quais os melhores acompanhamentos?
Costumo dizer que não existe aquela receita mágica, cardápio infalível e acompanhamentos apreciados por todos. Aliás, isso é um dos maiores mitos que você pode levar em consideração.
Dessa forma, como você já sabe que a base será uma carne especial, arroz e feijão, ou seja, a variedade mesmo vem nos acompanhamentos, como:
- Panqueca mista de frango e carne ao molho rosé.
- Batatas gratinadas na manteiga.
- Coxinha de frango assada com ervas.
- Polenta e mandioca frita.
- Frango xadrez cremoso.
- Purê de batata cremoso com queijo.
- Diferentes opções de folhas verdes.
- Legumes grelhados na brasa.
- Opções variadas de saladas, com ingredientes como cenoura e batata.
- Berinjela ou tomate recheado com frango desfiado e queijo.
- Peixe empanado servido com molho tártaro.
- Abobrinha à parmegiana com molho e queijo.
- Fricassé de frango com requeijão.
- Costelinha suína no molho de churrasco.
- Farofa de feijão fradinho com bacon.
- Bife à rolê com molho de tomate.
- Bife à rolê de frango com molho de laranja.
- Tradicional frango com quiabo cremoso e polenta.
- Lasanha de berinjela com molho branco.
- Escondidinho de carne seca com purê de mandioquinha.
3. Transforme comidas simples em verdadeiras receitas profissionais
Independentemente de o arroz com feijão ser a base, varie em suas receitas também. Se afastar da mesmice cotidiana e, principalmente, da concorrência é a única maneira de mostrar para o cliente, que a sua comida caseira é diferente e melhor.
Inove nas receitas de arroz, traga novos ingredientes, temperos e complementos, que enriqueçam a receita e ofereçam, de fato, a convencional marmitex, mas feita de uma forma que a clientela só encontra com você.
Quais as melhores receitas de arroz para marmita?
Para começar a semana, preze pelo arroz branco com um toque de alho a mais e cheiro-verde para trazer vida e cor à refeição. E conforme o passar da semana, você pode ir diferenciando com opções que fogem um pouco do habitual, veja exemplos:
- Arroz de forno à parmegiana (pode substituir algum acompanhamento).
- Arroz com açafrão e cubos de batata cozida.
- Receita de arroz com frango desfiado (pode substituir algum acompanhamento).
- Receita de arroz gratinado com queijo e tomate.
- Opção de arroz colorido com azeitona, tomate e especiarias.
O pulo do gato aqui é saber equilibrar os componentes da sua marmita. Por exemplo, se você optar pelo arroz à parmegiana, pode tirar da marmita o frango grelhado, pois senão fica muita coisa, encarece o produto e reduz a margem de lucro.
5 passos para tornar seu negócio de comida caseira único
Se por um lado o sucesso do negócio gira em torno da qualidade e sabor dos pratos e misturas, por outro, existe um universo que você precisa considerar.
De nada adianta seu estabelecimento ter a melhor comida da cidade, se não houver um atendimento diferenciado, por exemplo, seu negócio acaba no esquecimento.
O mesmo vale para a divulgação das refeições e promoções. Separei alguns passos práticos para orientar sua atuação:
- Trabalhe com qualidade: do ingrediente ao atendimento, a qualidade é a bússola do negócio de comida, e você precisa se estruturar a partir disso.
- Tenha divulgação recorrente: as redes sociais são um excelente canal de comunicação e divulgação do seu produto, capriche nas fotos e esteja diariamente compartilhando seu trabalho.
- Conte com equipe auxiliar preparada: ninguém levanta um negócio sozinho, por isso, tenha ao lado profissionais que realmente agreguem à qualidade da comida.
- Ofereça boas embalagens: investir em embalagem marmitex de qualidade parece capricho, mas seu cliente agradece por aproveitar uma refeição quente e fresca.
- Crie variações no cardápio semanal: assumindo que temos 4 semanas para trabalhar, elabore 4 cardápios únicos para cada mês, sempre substituindo e incluindo novas comidas no próximo mês.
DICA EXTRA para fortalecer a venda de comida de casa
Quando se trabalha com comida feita em casa, o aspecto mais importante é demonstrar a qualidade das refeições, transparecer o cuidado no preparo, o frescor dos alimentos e a atenção às exigências de cada novo freguês.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!