Arroz de ontem com gosto de novo: Coloque 2 pedras de gelo e veja o que acontece

Infelizmente algumas características do arroz mudam quando não consumido no dia do seu preparo. Mas não se preocupe! Hoje você vai aprender a conseguir um arroz de ontem com gosto de novo.

Para isso, você vai precisar usar gelo. Eu sei, pode parecer bem estranho, mas eu garanto, o resultado desse truque é surpreendente. Dessa forma, para que você consiga resultados incríveis, preparamos esse texto!

Com isso, a partir de hoje, além de entender porque essa é uma alternativa muito válida para “ressuscitar” o arroz de ontem, você vai aprender num passo a passo simples como fazer isso no fogão ou no micro-ondas.

Assim você pode escolher o método mais adequado para você. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Quer um arroz de ontem com gosto de novo? Basta usar gelo!

Arroz de ontem com gosto de novo

Pois é! Uma dica maravilhosa para quem não gosta da textura e sabor de um arroz requentado é adicionar gelo antes de esquentá-lo, o resultado será um arroz de ontem com gosto de novo, ou seja, soltinho e fresco.

Isso acontece porque, à medida em que o gelo vai derretendo, vai agregando a umidade que, desde que o arroz esfria começa a se perder.

Além disso, por estar concentrado na parte superior e possuir uma temperatura mais baixa, esse processo vai acontecendo gradativamente até chegar nos grãos que estão no fundo de recipiente. Isto é, o aquecimento vai acontecer de maneira mais uniforme.

Sendo assim, é uma alternativa mais eficaz que a água, já que quando adicionada ao alimento, esta se concentra na parte inferior e tende a alcançar as altas temperaturas mais rápido, prejudicando o resultado por não oferecer a umidade adequada para o meio e a parte superior do arroz.

Quer uma ideia ainda melhor para você tornar esse processo mais vantajoso? Que tal preparar cubos de gelos com vegetais? Por exemplo: cenoura, ervilha, salsinha, milho, dentre outros.

Dessa forma, além do benefício de se obter um arroz de ontem com gosto de hoje, você ainda aproveita para agregar um sabor e nutrição extra para esse prato tão comum no nosso dia a dia.

Bom, agora que já esclarecemos o porque desse método ser uma ótima aposta, vamos ao que interessa, não é? Confira abaixo como fazer.

Como conseguir um arroz de ontem com gosto de novo usando gelo?

Antes de tudo, uma observação, é importante se atentar a quantidade de gelo, afinal, se você exagerar o arroz vai acabar ficando muito úmido e sem sabor. Geralmente duas pedras de gelos é o suficiente para cerca de 500 gramas.

No micro-ondas

  1. Primeiro, retire o arroz do refrigerador e coloque-o em uma tigela ou assadeira larga;
  2. Adicione cubos de gelo à tigela ou assadeira, cobrindo o arroz completamente;
  3. Cubra a tigela ou assadeira com filme plástico e coloque-a no micro-ondas;
  4. Reaqueça o arroz no micro-ondas por aproximadamente 1 a 2 minutos. O gelo vai ajudar a mantê-lo úmido enquanto ele é reaquecido;
  5. Retire o filme plástico cuidadosamente, pois o vapor pode ser quente;
  6. Misture o arroz para distribuir o calor de forma uniforme. Se necessário, adicione mais gelo e reaqueça por mais alguns segundos;
  7. Sirva o arroz quente e úmido.

Lembre-se de sempre verificar a temperatura antes de servir o arroz reaquecido.

No fogão

  1. Coloque o arroz de ontem em uma tigela e adicione cubos de gelo suficientes para cobri-lo;
  2. Mexa o arroz e os cubos de gelo por alguns minutos, até que o gelo seja completamente derretido;
  3. Escorra o excesso de água e coloque o arroz de volta na panela;
  4. Adicione um pouco de óleo ou manteiga na panela e aqueça o arroz por alguns minutos, mexendo de vez em quando;
  5. Sirva o arroz como desejar, adicionando temperos ou refogando com vegetais e proteínas.

Com este método, o arroz terá uma textura renovada e fresca, semelhante ao arroz recém-cozido.

Conclusão

Esperamos que com essa técnica você consiga sempre um arroz de ontem com gosto de novo e assim, além de melhorar a qualidade do alimento, evite desperdícios comuns. Contamos também que as informações e dicas tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou desse truque, estamos realmente interessados em saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.