Como fazer carne moída para marmita fit: 10 ideias de receitas + cardápio

Preparar um bom cardápio saudável exige certos cuidados, ainda mais quando pensamos em fazer carne moída para marmita fit.

É preciso saber aproveitar a proteína e todo o sabor da carne moída. Não precisa ser uma receita robusta, basta ser bem temperada.

Resolvi separar para você uma receita bem simples, mais dicas de melhores tipos de carnes e uma sugestão de cardápio semanal de dar água na boca. Vamos conferir?

Receita simples de carne moída para marmita

como fazer carne moída para marmita fit

Ingredientes

  • 1kg de patinho moído
  • 2 cebolas médias picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 tomate grande picado em cubos
  • ½ xícara (chá) de água
  • Cheiro verde, sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pitadinha de orégano (opcional)
  • Azeite para dourar

Modo de preparo

  1. Coloque um bom fio de azeite em uma panela em fogo médio e refogue o alho com a cebola até dourar.
  2. Em seguida, adicione a carne moída na panela, misture bem para incorporar os ingredientes.
  3. Acrescente o sal, a pimenta do reino e o orégano. Misture tudo para pegar o tempero em toda a carne.
  4. Agora é só deixar a carne cozinhar e fritar em fogo baixo. Não coloque em fogo alto, senão a carne não terá tempo suficiente para cozinhar e perderá caldo muito rápido.
  5. Quando começar a secar, adicione o tomate e deixe refogar mais um pouco.
  6. Não acrescente água, porque não há necessidade. A própria carne vai soltar água. Sem contar que ainda temos o caldo do tomate.
  7. Por fim, acrescente o cheiro verde bem picadinho e mexa por alguns segundos só até murchar bem.
  8. Assim que começar a fritar e dourar já está pronta para colocar na marmita.

DICA EXTRA: caso você encontre, é possível substituir o azeite pela banha de porco, que é uma gordura mais saudável e que contribui ainda mais para sua alimentação balanceada. 😉

Qual a carne moída mais saudável?

Atualmente você encontra diferentes cortes de carne moída, mas cada um tem suas próprias qualidades, o que influencia diretamente na sua alimentação. Hoje você encontra coxão mole, lagarto e até mesmo coxão duro.

Entretanto, já que estamos falando de carne moída para levar na marmita fitness, certamente você deve procurar pelos cortes mais magros. Com isso, temos o patinho e a paleta moída.

Os dois cortes são muito recomendados e utilizados para a refoga do dia a dia do brasileiro.

Por outro lado, se preferir uma carne moída com um pouco mais de gordura, para dar aquele toque a mais, prefira costela, acém e fraldinha.

Portanto, para a sua marmita fit ficar realmente equilibrada e permitir que possa complementar com outras misturas mais robustas, eu sugiro que fique com o patinho ou paleta, de qualidade e de boa procedência.

10 ideias de receitas gourmet com carne moída

Para a correria do dia a dia, certamente a tradicional carne moída refogada e bem temperada é uma das melhores alternativas. Porém, de vez em quando é bom variar um pouco o cardápio fit para não enjoar, não é mesmo?

E essa é a grande vantagem de utilizar esse ingrediente, pois é muito versátil, inclusive pode criar receitas gourmet saudáveis. Abaixo eu reuni 10 receitas que podem incrementar a qualidade e sabor da sua marmita. Veja só!

  1. Hambúrguer grelhado light.
  2. Kafta recheada com queijo minas fresco na sanduicheira.
  3. Picadinho de carne moída feito na panela de pressão.
  4. Torta de berinjela recheada com carne moída e queijo branco.
  5. Abobrinha recheada com carne moída cremosa.
  6. Medalhão de carne moída com molho de cogumelos.
  7. Muffin de carne moída e legumes.
  8. Almôndegas ao molho sugo.
  9. Trouxinha de repolho com carne moída.
  10. Escondidinho de mandioquinha e carne moída.

Portanto, você pode usar e abusar da carne moída para inovar seu cardápio de marmita fit semanal. Aproveite para testar todas essas ideias. Algumas delas nem precisa de arroz, o que torna o preparo muito mais rápido e prático! 😉

DICA EXTRA de cardápio semanal com carne moída

Se você quer ter um cardápio bem completo e funcional para a semana toda, é muito importante planejar com antecedência. Com isso você consegue estipular certinho os pratos por dia e se antecipar na produção das marmitas.

Essa é uma estratégia que costumo indicar a todos, já que evita imprevistos que possam comprometer a rotina diária. Dessa forma, criei um modelo de cardápio de marmita fit para a sua semana ser mais saborosa. Veja!

  1. Segunda-feira: arroz com vagem, carne moída com mandioquinha e salada de rúcula com tomate.
  2. Terça-feira: arroz integral com brócolis e cenoura, carne moída cremosa com requeijão e molho de tomate, mais salada de chuchu com vagem.
  3. Quarta-feira: penne ao molho branco e carne moída refogada com berinjela, mais salada de agrião temperada com limão cravo.
  4. Quinta-feira: escondidinho de carne moída feito com purê de mandioquinha salsa e salada de pepino japonês com acelga picada
  5. Sexta-feira: carne moída refogada no alho, purê de abóbora e salada de vagem com cenoura e brócolis.
  6. Sábado: rocambole de carne moída recheado com legumes, peito de peru e queijo, mais uma porção de arroz amarelo com açafrão.
  7. Domingo: arroz integral com legumes, ovo cozido empanado e muffin de carne moída.

Agora você não tem mais desculpas para começar uma dieta balanceada, não é mesmo? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar com todo mundo e até a próxima!

Sou mineira, adoro cozinhar no dia a dia e costumo produzir marmitas com frequência para consumo em casa durante a semana. Aqui eu compartilho tudo o que sei sobre marmitas e comidas em geral.

Um comentário

Os comentários estão fechados.