Será que tem como esquentar marmita de alumínio? Sem dúvidas, é um material que requer muita atenção na hora de esquentar a comida.
Por isso, separei dicas muito importantes e vou mostrar para você quais são as vantagens de utilizar a embalagem de alumínio da maneira correta. Vamos conferir?
A melhor forma de esquentar marmita de alumínio
Quando o assunto é aquecer comida na marmita, nem sempre as pessoas chegam num acordo.
Isso porque existem muitas formas de fazer isso, mas nem todas são recomendadas para certos tipos de materiais, como é o caso da marmita de alumínio.
A solução para esquentar sua marmita de alumínio é utilizar o método de aquecimento em banho-maria.
Afinal, além de prático, a comida fica bem aquecida como se tivesse sido feita na hora. Veja, a seguir, 4 passos práticos para fazer o processo corretamente.
1. Forre o fundo de uma panela ou forma com água
Para esquentar a marmita em banho-maria você pode usar diversos recipientes, desde panelas até formas fundas.
As formas são indicadas, geralmente, para aquecer mais de uma marmita. Então, prefira uma panela grande, que é suficiente.
Esse método é considerado mais eficiente do que o micro-ondas.
Muitas vezes na hora de aquecer no micro-ondas, o centro da marmita acaba não esquentando direito. Dessa forma, você tem a parte de cima e de baixo muito quentes, mas o centro da marmita fica gelado, principalmente se estiver congelada.
Já no banho-maria, a comida aquece por completo!
2. Cuidado para não exagerar na quantidade de água
Muita gente acha que quanto mais água melhor, mas é totalmente o contrário.
Você deve forrar o fundo da panela apenas para criar o vapor que vai esquentar a comida. A água deve atingir somente até a metade da marmita, senão quando começar a borbulhar pode ser que entre na comida.
Uma boa quantidade de água para uma panela grande é de 3 dedos. Então, respeite esse limite e saiba dosar de acordo com sua panela.
Outra coisa, evite escolher uma panela justa para a marmita porque se a água não tiver espaço para borbulhar e evaporar, vai começar a subir e pode entrar dentro da marmita. 😉
3. Certifique-se de que a marmita de alumínio está bem selada
Tenha total certeza de que o marmitex de alumínio está totalmente fechado. Você pode fechar com as mãos mesmo, dobrando sempre a tampa e a borda da embalagem para dentro.
Além de garantir que a temperatura permaneça dentro da marmita, você evita que o vapor d’água entre em contato com a comida.
Dessa forma, caso você note que a embalagem está rasgada ou que não está fechando direito, envolva o marmitex em um saquinho para forno e coloque para aquecer. Dá super certo!
4. Truque incrível e seguro
Aqui em casa mesmo já aconteceu muitas vezes de entrar água na minha marmita quando aqueci em banho-maria.
Então, aprendi um truque que funcionou perfeitamente e nunca mais tive esse problema.
Para isso, você precisará de uma panela grande e um escorredor de macarrão, de preferência do mesmo tamanho da panela.
Forre o fundo da panela com água, acomode o escorredor dentro da panela, coloque a marmita dentro do escorredor e prontinho. Basta deixar aquecendo sem o medo de perder sua receita.
A água vai borbulhar, mas o escorredor vai evitar que a água suba. Além disso, serve como um verdadeiro suporte para a marmita.
O tempo médio para aquecer bem todos os alimentos é de aproximadamente 12 minutos.
Embalagem de alumínio pode ir ao micro-ondas?
Não, as embalagens comuns de alumínio não podem ser levadas ao micro-ondas, pois o material não é indicado para isso. Pode ocasionar acidentes e até mesmo danificar o seu micro-ondas.
Contudo, a Empresa Wyda está desenvolvendo um material de alumínio específico que pode ser levado ao micro-ondas. A embalagem recebe o selo “Amigo do Micro-ondas” indicando que aquela embalagem pode ser aquecida diretamente no aparelho.
Muito interessante, não é mesmo? Isso vai ajudar muito as empresas que trabalham com a venda de marmitex, pois além de ser uma embalagem relativamente mais barata é muito mais prática.
Então, não se arrisque tentando aquecer marmitex de alumínio no micro-ondas, pelo menos por enquanto. Prefira mesmo o banho-maria que é mais seguro! 😉
As vantagens das embalagens descartáveis de alumínio
Não é à toa que grande parte dos estabelecimentos que vendem marmitex, utilizam apenas o alumínio como embalagem.
O material oferece muitas vantagens, tais como: mais funcionalidade, mais eficiência no processo de produção e é mais saudável do que o isopor, por exemplo.
Além disso, é muito versátil, já que podemos encontrar muitos modelos e tamanhos específicos para cada tipo de prato. Outro ponto a favor é que o material é 100% reciclável, o que ajuda muito na sustentabilidade do planeta.
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora é só colocar tudo em prática. Aproveite para compartilhar as dicas e ajudar outras pessoas. Até a próxima!