Se você está procurando opções de molho para acompanhar almôndegas, eu acredito que esse texto foi feito para você.
As almôndegas é um prato versátil e delicioso que pode ser servido de diversas maneiras, mas para ter um bom resultado, é importante que você tenha um bom molho.
Aqui eu vou te contar quais são os molhos que combinam perfeitamente com almôndegas, além de uma receita completa e dicas de acompanhamentos. Confira!
Conheça essas opções de molho para acompanhar almôndegas
A verdade é que existem diversas opções de molho que combinam com almôndegas, o que vai definir o melhor é a sua preferência pessoal.
Confira abaixo essas sugestões:
Molho de tomate clássico
Esse é o mais tradicional de todos e a combinação é realmente uma delícia. Os ingredientes são os tomates frescos ou em lata, cebola, alho, azeite, manjericão, sal, pimenta. Para preparar, basta refogar a cebola e alho no azeite, adicionar os tomates e cozinhar até desmanchar. No final, tempere com sal, pimenta e manjericão.
Molho Branco (Béchamel)
O molho branco também é uma ótima opção. Vale a pena experimentar! Os ingredientes são leite, manteiga, farinha de trigo, noz-moscada, sal e pimenta. O preparo começa derretendo a manteiga, adicionando a farinha e cozinhando até formar um roux. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre, até obter um molho cremoso. Só no final, tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Molho barbecue
Também dá para fazer almôndegas ao molho barbecue. Os ingredientes necessários são o molho de tomate, açúcar mascavo, vinagre de maçã, molho inglês, alho em pó, cebola em pó e pimenta-caiena. O modo de preparo é bem simples, basta misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhar em fogo baixo até engrossar.
Molho de mostarda e mel
Você também pode servir almôndegas ao molho de mostarda e mel. Os ingredientes são a mostarda Dijon, mel, creme de leite, sal e pimenta. Misture todos os ingredientes em uma panela e aqueça até incorporar bem.
Experimente essa receita de almôndegas
Apesar de ser simples, eu sei que não é todo mundo que sabe fazer almôndegas em casa. Pensando nisso, eu resolvi te apresentar uma receita completa. Acompanhe:
Ingredientes:
- 500g de carne moída (bovina, suína ou de frango)
- 1 ovo
- 1/2 xícara de farinha de rosca ou farinha de mandioca
- 1 cebola pequena ralada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha picada
Modo de preparo:
- Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea;
- Molde pequenas bolas com a massa;
- Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira e frite as almôndegas até dourarem por todos os lados;
- Em seguida misture as almôndegas ao molho e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
O que combina com almôndegas ao molho?
Além de se preocupar com o preparo das almôndegas, é importante que você também pense nos acompanhamentos que você vai servir com ela.
A boa notícia é que por ser um prato muito versátil, ele combina com uma grande variedade de acompanhamentos. Abaixo eu vou deixar algumas sugestões interessantes. Confira:
- Purê de batatas: Cremoso e reconfortante, combina perfeitamente com almôndegas;
- Arroz branco: Um acompanhamento clássico que equilibra bem os sabores.;
- Massa: Espaguete, penne ou qualquer outra massa de sua preferência.
- Legumes assados: Cenoura, abobrinha, pimentão e brócolis, assados com azeite e ervas;
- Salada verde: Uma salada fresca com folhas verdes, tomate e pepino para equilibrar o prato;
- Cuscuz marroquino: Leve e saboroso, pode ser temperado com ervas e legumes;
- Batata frita: Para uma versão mais indulgente, sirva com batatas fritas crocantes;
- Polenta: Cremosa ou frita, a polenta é uma ótima opção para acompanhar almôndegas;
- Pão Italiano: Perfeito para absorver o molho.
Pode congelar almôndegas ao molho?
Se você fez uma grande quantidade e acabou sobrando, então saiba que dá sim para congelar almôndegas ao molho, mas é importante fazer isso da maneira certa para que todas as suas qualidades sejam mantidas.
Antes de congelar, deixe as almôndegas e o molho esfriarem completamente. Em seguida, coloque as almôndegas e o molho em recipientes herméticos ou sacos plásticos próprios para congelamento.
Separe em porções individuais ou do tamanho de uma refeição para facilitar na hora de descongelar.
As almôndegas ao molho podem ficar no congelador por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro ou aqueça diretamente no fogão ou micro-ondas.
Leia também: Acompanhamento para cuscuz marroquino
Aproveite!
Acredito que agora que você já conhece essas opções de molho para acompanhar almôndegas, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e experimente essa receita aí na sua casa. Tenho certeza que você vai adorar!
Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado.
Boa sorte e até a próxima!