Quer saber como cozinhar pinhão para facilitar descascar? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você.
O pinhão é um ingrediente muito utilizado na culinária brasileira em diversas receitas tradicionais. Apesar da sua popularidade, eu sei que tem muita gente que tem dificuldade em descascar e por isso eu resolvi trazer algumas dicas interessantes que vai facilitar muito esse processo. Confira!
Saiba como cozinhar pinhão para facilitar descascar
A verdade é que cozinhar pinhão corretamente é fundamental para facilitar o processo de descascar. Abaixo eu vou te contar o passo a passo para fazer isso da maneira certa. Acompanhe:
- A primeira coisa que você deve fazer é lavar bem os pinhões em água corrente para remover qualquer sujeira;
- Em seguida, faça um pequeno corte na casca de cada pinhão com uma faca afiada. Isso ajudará a soltar a casca durante o cozimento;
- Coloque os pinhões na panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-los;
- Adicione uma pitada de sal para realçar o sabor;
- Cozinhe os pinhões na pressão por cerca de 40 minutos;
- Após o tempo de cozimento, deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela;
- Retire os pinhões da água quente e coloque-os em água fria por alguns minutos. Isso vai ajudar a separar a casca da semente.
Como descascar pinhão?
Agora que você já cozinhou o pinhão dessa maneira que eu te ensinei, ficou bem mais fácil retirar essa casca dele.
Para descascar, basta pressionar o corte feito, usando os dedos. A casca deve soltar da semente facilmente.
Se você ainda encontrar dificuldade de retirar essa casca, use uma pinça ou uma faca pequena para ajudar.
Precisa mesmo descascar?
Por ser comum algumas sementes serem consumidas com casca, eu sei que você já se perguntou se realmente tem a necessidade de retirar ela, mas a verdade é que sim, é necessário descascar o pinhão antes de consumi-lo.
Tudo isso por que a casca do pinhão é dura e fibrosa, tornando imprópria para o consumo. Descascar o pinhão garante que você obtenha o máximo de sabor e textura da semente.
Quanto tempo para cozinhar pinhão?
A primeira coisa que você precisa saber é que o tempo de cozimento do pinhão pode variar dependendo do método utilizado.
Para cozinhar na panela de pressão, você vai precisar de pelo menos 40 minutos após a panela atingir a pressão. Deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.
Se você estiver usando uma panela comum, cozinhe os pinhões em água fervente por cerca de 1,5 a 2 horas ou até que estejam macios.
Pode congelar pinhão cru?
Por acaso sobrou muito pinhão cru por aí? Então não se preocupe que ele pode sim ser congelado e assim ser conservado por muito mais tempo.
Primeiro escolha pinhões frescos e de boa qualidade. Depois lave bem e seque completamente com um pano limpo.
Em seguida coloque os pinhões em um saco de congelamento ou recipiente hermético. Remova o máximo de ar possível antes de selar e armazene no congelador a uma temperatura constante de -18°C ou mais baixa.
Eles também podem ser congelados depois de cozidos. Nesse caso, o processo de congelamento é o mesmo, a única diferença é que você vai precisar esperar o pinhão esfriar completamente antes de congelar.
Quanto tempo pode ficar no congelador?
Se o congelamento for realizado da maneira correta, o pinhão cru pode ficar no congelador por até 6 meses. Já o pinhão cozido possui uma validade um pouco menor, ele deve ser consumido em no máximo 3 meses.
Lembre-se de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade da sua semente.
Na hora de descongelar, basta transferir para a geladeira na noite anterior e no dia seguinte utilizar nas suas receitas.
Conheça esses benefícios do pinhão
Essa é uma semente muito nutritiva e saborosa, consumida principalmente na região Sul do Brasil. Abaixo eu vou te contar os principais benefícios que ela pode te oferecer. Confira:
- Fonte de nutrientes: Pinhão é uma excelente fonte de nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas como a vitamina B1 e B6 e minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio;
- Fonte de energia: Devido ao seu alto teor de carboidratos, o pinhão é uma ótima fonte de energia, ideal para manter a disposição ao longo do dia;
- Rica em antioxidantes: O pinhão contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e o envelhecimento precoce;
- Saúde cardiovascular: O pinhão possui gorduras saudáveis, como os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom), beneficiando a saúde do coração.
- Controle de peso: O alto teor de fibras do pinhão promove a sensação de saciedade, ajudando no controle do apetite e, consequentemente, na manutenção ou perda de peso.
- Saúde digestiva: As fibras presentes no pinhão ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e promovendo uma digestão saudável.
Leia também: Acompanhamento para paçoca de pinhão
Não deixe de aproveitar essas dicas!
Agora que você já sabe como cozinhar pinhão para facilitar descascar, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar essa semente agora mesmo.
Eu tenho certeza que com essas dicas você vai conseguir remover essa casca facilmente, então aproveite!
Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado.
Boa sorte e até a próxima!