Intuitivamente, a maioria das pessoas, chega da feira e imediatamente armazena as compras na geladeira. Entretanto, hoje você vai conhecer 5 legumes que podem ficar fora da geladeira.
Na realidade, esses alimentos que serão mencionados, não só podem, mas devem ser mantidos em temperatura ambiente. Isso porque ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os legumes são conservados melhor nesse eletrodoméstico.
Então, para que, a partir de agora, você saiba onde manter determinados alimentos corretamente, preparamos esse texto! Confira abaixo na nossa lista e certifique-se de não estar fazendo errado.
5 Legumes que podem ficar fora da geladeira
Para se definir quais os legumes que podem ficar fora da geladeira leva-se em conta as suas características e composição. Dessa forma, não podemos esquecer que o refrigerador, além de um ambiente frio, é também úmido.
Por isso, alguns alimentos quando mantidos nessas condições alteram o seu sabor e especificidade, bem como, podem estragar mais facilmente.
Dessa forma, para se evitar problemas com o armazenamento dos seus legumes e, consequentemente, a maior predisposição para o desperdício, é importante conhecer essas informações. Dito isso, confira a nossa lista abaixo.
1. Tubérculos
Por exemplo: batata inglesa, batata-doce, inhame, mandioca, cará, dentre outros. De fato, dificilmente você vai ver alguém mantendo alguns desses alimentos, como a batata, fora da geladeira. Mas, essa prática comum altera o sabor dos tubérculos.
Isso porque esses alimentos, de uma forma geral, contém grandes quantidades de amido. Assim, quando submetidos a refrigeração, essa substância se transforma em açúcar.
Com isso, várias características são alteradas, como o sabor, a textura e a cor. Por isso, mantenha esses alimentos em um local seco, com temperatura ambiente e protegidos do sol.
2. Cebola
Umidade é terrível para a cebola! Ao contrário disso, o ambiente onde esta deve ser mantida precisa ser seco e ter uma boa ventilação. Logo, na geladeira não é o local ideal.
Por absorver a umidade do ambiente, seus aspectos naturais ficam, em pouco tempo, comprometidos. Evite também colocá-las junto de outros alimentos, como as batatas.
Mas, vale dizer, essa regra são para as cebolas inteiras. Caso você tenha utilizado apenas uma parte, aí sim é necessário guardar o restante na geladeira. Mas não a deixe solta dentro do eletrodoméstico. Guarde a parte da cebola dentro de um recipiente, preferencialmente hermético.
3. Alho
Da mesma forma que acontece com a cebola, o alho absorve a umidade do ambiente e acaba estragando mais rapidamente. esse produto deve ser mantido com casca, em um ambiente fresco e seco. Dessa forma duram cerca de dois meses.
Na geladeira, ao contrário, seu sabor tão característico é perdido, sua textura fica borrachuda, pode desenvolver mofo, dentre outros problemas.
Agora, se você descascou a mais do que vai usar, ou comprou dessa forma (o que não é recomendado), será necessário guardar na refrigerador.
4. Pimentão
No caso dos pimentões, a questão é basicamente o sabor. Isso porque, quando colocados na geladeira, esse alimento para de amadurecer, então, se você comprou verde demais, ele terá aquele gosto amargo.
Quando mantidos fora da geladeira, eles ficam mais adocicados e suaves com o tempo. O legal é que você pode manter em temperatura ambiente por alguns dias e depois guardar na geladeira para preservar o pimentão por mais tempo.
A recomendação básica para quando esse produto estiver fora da refrigeração é protegê-lo da incidência solar direta.
5. Tomate
Na realidade o tomate é um fruto, entretanto é comumente confundido com um legume. Portanto, decidimos incluí-lo na lista, já que ele deve ser mantido fora da geladeira.
Guardar o tomate na geladeira é um erro frequente. As baixas temperaturas exercem sobre o alimento o efeito contrário de preservação, fazendo-o deteriorar bem mais rapidamente. Além disso, como em outros legumes que mencionamos, a sua textura e sabor natural vai se perdendo.
A forma correta de conservar esse produto é mantê-lo na fruteira de cabeça para baixo, como estaria posicionado na planta. Uma dica também é optar por não comprar os frutos tão maduros.
Conclusão
Esperamos que agora sabendo quais legumes que podem ficar fora da geladeira, você passe a armazenar melhor os esses alimentos para que durem mais.
Conta pra gente qual dos itens que mencionamos na lista você guardava de forma inadequada. Também vamos gostar de saber sobre a sua experiência, mantendo-os agora no local correto.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!