Caldo de costela com mandioca para 30 pessoas

Por acaso você está procurando saber como faz caldo de costela com mandioca para 30 pessoas? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te apresentar uma receita deliciosa e muito fácil de preparar aí na sua casa. Nesse artigo eu também vou deixar algumas dicas para você não errar nessa receita. Confira!

Saiba como fazer caldo de costela com mandioca para 30 pessoas


Caldo de costela com mandioca

Se você nunca experimentou esse caldo, saiba que está perdendo tempo. Essa é uma receita que eu sou apaixonada! Ela é super fácil de preparar e o sabor realmente surpreender. 

Apesar de toda essa facilidade, é normal encontrar dificuldade na hora de preparar esse prato para um grande número de pessoas. A quantidade dos ingredientes é completamente diferente e se por acaso você errar a medida de um item importante, muito provavelmente algum convidado vai ficar sem experimentar. 

Para evitar esse tipo de problema, eu resolvi te apresentar essa receita de caldo de costela com mandioca para 30 pessoas que faz sucesso por onde passa. Não deixe de conferir!

Ingredientes:

  • 6 kg de mandioca;
  • 5 kg de costela;
  • Banha de porco;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • 6 dentes de alho;
  • 2 cebolas picadas;
  • Louro a gosto;
  • Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo:

  • Em uma panela de pressão grande adicione a costela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos;
  • Quando a carne estiver bem macia, retire da panela de pressão e desfie ela, retirando os ossos.
  • Depois descasque a mandioca e corte em pedaços menores;
  • Em uma panela grande adicione o alho e a cebola para dourar; 
  • Depois acrescente a carne desfiada e a mandioca; 
  • Tempere com sal, pimenta do reino e colorau;
  • Cubra com água fervente e deixe cozinhar por 20 minutos;
  • Misture bem e experimente a mandioca para testar a sua textura caso necessário deixe mais tempo;
  • No final acrescente o cheiro verde e sirva.

Pode congelar caldo de costela com mandioca?


Você fez uma quantidade de caldo a mais e acabou sobrando? Então não se preocupe! Esse caldo pode ser congelado tranquilamente, sem perder as suas características. 

O mais indicado é que você espere o caldo esfriar e depois armazene em um recipiente adequado. O ideal é que seja uma vasilha de vidro e com uma tampa que vede bem. 

Em seguida leve para a parte mais fria do seu congelador. Dessa forma, ele pode durar por até 2 meses. 

E para facilitar a sua vida na hora de descongelar, eu aconselho você a dividir esse caldo em quantidades menores ou até mesmo em porções individuais. Assim você não vai precisar descongelar toda a quantidade para retirar o que você pretende consumir. 

Como saber se o caldo de costela com mandioca está ruim?


A melhor forma de identificar se o caldo de costela com mandioca ainda pode ser consumido é experimentando. 

Caso você não queira se arriscar, eu aconselho você a sentir o cheiro dele. Geralmente quando o caldo azeda, ele fica com um cheiro forte de ovo podre. 

Além disso, é normal que quando passe da validade, ele comece a fermentar. Sendo assim, se você reparar algum tipo de espuma ou bolhas se formando nesse caldo, saiba que chegou a hora de jogar ele fora. 

Descubra quanto tempo dura o caldo de costela com mandioca na geladeira


Caldo de costela com mandioca para 30 pessoas

Como eu te falei, o jeito mais indicado de conservar esse tipo de caldo é levando ele para o congelador, mas caso você não queira congelar, saiba que você também pode conservar ele na geladeira, mas fique ciente que dessa forma ele vai durar poucos dias. 

No geral, ele aguenta cerca de 3 dias na geladeira. Após esse período, eu não aconselho que você consuma o caldo. 

Leia também: Caldo de mandioca com frango para 50 pessoas

Aproveite essas dicas!


As dicas que eu te passei hoje vão te ajudar a preparar um caldo de costela com mandioca para 30 pessoas de uma forma fácil. 

Sendo assim, aproveite para começar o preparo dessa receita ainda hoje. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

É claro que eu não poderia ir embora sem antes te agradecer pela sua companhia até aqui. Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e que essa receita tenha te inspirando um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.