Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?

Hoje vou te mostrar qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa. Se você pretende fazer as iguarias para vender, esse fator é muito importante que pode agregar na sua lucratividade e satisfação dos clientes.

Sendo assim, resolvi separar algumas dicas muito importantes que vão te ajudar no processo de produção dos ovinhos. Vamos conferir?

Qual é o melhor chocolate para ovo de Páscoa?

Qual o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa

Olha, a escolha do chocolate na hora de fazer ovo de Páscoa para vender é muito controversa. Afinal, depende de muitos fatores.

Um deles é o clima da sua cozinha ou da sua região. É praticamente impossível trabalhar corretamente com um chocolate nobre em um clima muito quente.

O chocolate nobre exige uma temperatura de no máximo 29º para atingir o ponto ideal para trabalhar. Mais do que isso, começará a derreter muito por conta da manteiga de cacau.

Por outro lado, trabalhar com chocolate nobre enriquece o seu produto. O cliente sabe que está comprando um produto com chocolate puro. Sem contar o sabor que diferencia muito.

Então, se você optar por trabalhar com chocolate nobre, sugiro climatizar o ambiente para não ter problemas.

Chocolate nobre exige a temperagem adequada

Essa é outra particularidade do chocolate nobre. Você não consegue trabalhar com ele recém-derretido porque fica muito mole. Além disso, se você colocar para gelar imediatamente pode ficar enrijecido.

Por isso, o chocolate nobre exige a temperagem, que nada mais é do que o resfriamento imediato. Para isso, basta acrescentar ao chocolate já derretido cerca de 100g ou 200g de chocolate picado em temperatura ambiente.

Em seguida, mexa bastante até derreter tudo por completo. Esse processo trará mais cremosidade e corpo ao seu chocolate. Aí sim pode fazer as casquinhas tranquilamente. 😉

Como fazer ovo de Páscoa com chocolate fracionado

A outra opção de chocolate para ovos de Páscoa é o fracionado, que também é utilizado como cobertura para bolos, roscas e bombons.

O chocolate fracionado é muito mais resistente ao clima do ambiente. Além disso, não precisa fazer a temperagem, ou seja, depois que derreter é só aguardar esfriar um pouco e colocar direto nas forminhas de ovo de Páscoa.

Então, no meu ponto de vista, é uma opção muito mais econômica e prática, mas perde cremosidade para o chocolate nobre.

Quem conhece um bom chocolate, não vai gostar de experimentar um ovo de Páscoa de chocolate fracionado, pois dá para perceber no sabor, cor e textura.

Portanto, muito cuidado na escolha. Eu indico que você faça testes com ovinhos de 100g e analise se vai sair vendas.

Temperatura do chocolate fracionado

Ao mesmo tempo que o chocolate nobre não casa com temperatura altas, o chocolate fracionado é o oposto. Não é indicado armazenar os ovos em temperatura muito baixa.

Se você deixar o ovo de Páscoa mais tempo do que o necessário na geladeira, por exemplo, já vai perder ponto. Ele ficará extremamente enrijecido.

Se o ambiente de armazenamento estiver abaixo dos 29º, as cascas também vão enrijecer. Quando o chocolate fracionado passa do ponto assim, mesmo após entrar em temperatura ambiente ele não vai amolecer.

Por isso, vale a pena pesar muito bem essas duas opções e descobrir qual será melhor para o seu objetivo. 😉

Qual é o melhor chocolate para fazer bombons?

O melhor chocolate para fazer bombons é o fracionado. Na minha opinião é um desperdício fazer bombons com chocolate nobre por conta dos recheios que pesam muito no paladar.

Então, a maioria das pessoas nem vai sentir muito o sabor e a textura dos bombons, já que as cascas são bem fininhas. Mas caso queira, pode fazer também, sem problema nenhum.

A não ser que seus bombons sejam um diferencial à parte dos ovos de Páscoa, pode sim optar pelo fracionado. Eu já vi muitas pessoas adicionarem bombons às embalagens como enfeite ou brinde.

Nesse caso, é interessante trabalhar com maior dedicação e utilizar o chocolate nobre para ganhar de vez o cliente.

Técnica para enriquecer o chocolate fracionado para bombons e trufas

Eu aprendi uma técnica super prática que ajuda a saborizar mais o chocolate fracionado. Entretanto, pode prejudicar um pouco o ponto. Nesse caso, não é indicado para trabalhar cascas de ovo de Páscoa, só bombons mesmo que a casca é mais fina.

Para cada 1kg de chocolate fracionado derretido, adicione 150g de cacau em pó 100%. Mexa muito bem para não empelotar, nem deixar gruminhos em pó no chocolate. Experimente, ajudará muito a deixar seus bombons mais especiais. 😉

Como você pôde perceber, são algumas particularidades que fazem toda a diferença no resultado das criações da época.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar e ajudar mais pessoas. Boas vendas e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.