Por acaso você está procurando saber como temperar o molho de tomate? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para esclarecer a sua dúvida.
Aqui eu também vou te passar algumas dicas para preparar o melhor molho da sua vida. Não deixe de conferir!
Descubra como temperar o molho de tomate
Se você está pensando em preparar um molho de tomate aí na sua casa, saiba que você precisa caprichar no tempero.
A base desse molho é feita com tomate, cebola e alho. Esses são os temperos que não podem faltar na sua cozinha, muito menos nessa receita.
O azeite de oliva também é bem importante para transportar os sabores deles por toda a mistura. Sendo assim, opte por um azeite de boa qualidade, isso faz toda a diferença.
Abuse das ervas aromáticas!
Acredito que o melhor tempero para qualquer molho de tomate são as ervas aromáticas. Elas são perfeitas para agregar sabor e aroma em diversos tipos de molhos, inclusive o de tomate.
As ervas mais usadas são o manjericão, o tomilho e o orégano, mas caso você tenha costume de usar alguma outra que não foi mencionada aqui, não deixe de arriscar. O importante aqui é que o sabor desse molho fique no agrado do seu paladar.
Como tirar a acidez do molho de tomate?
Uma das principais características desse molho é a sua acidez natural. Pelo tomate ser uma fruta bem ácida, isso acaba passando para o molho e é necessário corrigir isso antes de finalizar o molho.
Geralmente o sabor do molho é equilibrado com um pedaço de cenoura ou um pouco de açúcar.
A função da cenoura é adicionar um pouco do seu sabor adocicado e também absorver boa parte da acidez do molho.
O açúcar é um dos ingredientes mais usados, mas você precisa tomar cuidado para não exagerar a quantidade para não ficar muito doce.
Qual o melhor tomate para fazer molho caseiro?
Aqui no Brasil é possível encontrar uma grande variedade de tomates disponíveis para venda, mas você sabe qual é o melhor tipo para fazer molho de tomate caseiro?
De acordo com alguns especialistas da cozinha, o tomate italiano é a melhor opção para preparar diversos tipos de molho caseiro.
Sua principal característica é seu formato alongado, mas a preferência se dá por conta da sua grande quantidade de polpo e também por possuir poucas sementes.
É claro que você também pode preparar receitas de molhos com outros tipos de tomates, mesmo o resultado não sendo o mesmo. O mais importante é que os tomates estejam bem maduros.
Como conservar molho de tomate?
Independente se é o molho de tomate industrializado ou o caseiro, você pode congelar as sobras tranquilamente.
O importante é que você armazene esse molho em um recipiente limpo, de vidro e de preferência com uma tampa de metal que vede bem.
Em seguida aguarde o molho esfriar completamente e depois leve ao congelador por até 3 meses.
Deixe para temperar na hora de usar!
Sempre falamos da importância do tempero usado na hora de fazer essa receita, mas a verdade é que o mais indicado é que você adicione mais temperos frescos na hora que você for usar esse molho.
Dessa forma, vai parecer que o molho foi feito na hora pois o sabor e o aroma vão estar bem evidentes.
Então mesmo que você já tenha finalizado seu molho antes de congelar, eu aconselho você a preparar um pouco mais tempero com cebola, alho, azeite e ervas frescas para colocar na hora que você usar de fato.
Leia também: Pode congelar tomate
Experimente essas dicas!
Agora que você já sabe como temperar o molho de tomate, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e experimente aí na sua casa. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar a preparar uma receita ainda mais saborosa.
E não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou de aplicar essas dicas na sua receita e também me dizer se você gostou do resultado final. Eu vou adorar saber!
Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e te desejo boa sorte.
Até a próxima!