Nem sempre os alimentos básicos significam necessariamente preparos simples. O arroz, por exemplo, que está presente nas nossas mesas todos os dias é um grande desafio para muitas pessoas. Fazer uma receita soltinha e no ponto certo não é tão fácil. Mas então, como saber se o arroz está pronto?
Bom, se você tem essa dúvida é porque provavelmente prepara esse alimento da maneira tradicional, ou seja, numa panela comum. Isso porque com a panela elétrica de arroz todo processo foi automatizado e fica muito mais simples acertar.
Entretanto, como sabemos que a maioria das pessoas fazem da forma convencional, preparamos esse texto.
Aqui, além de responder essa dúvida para você saber o momento certo de desligar o fogo, reunimos também muitas dicas e uma receita para você fazer sempre um arroz perfeito a partir de agora. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Como saber se o arroz está pronto? Veja o ponto certo
Antes da gente ensinar o truque de como saber se o arroz está pronto, é importante que você saiba que deve manter a panela fechada durante todo o tempo de cocção. Assim você garante um melhor resultado.
O truque para saber se o prato já está pronto é retirar a panela do fogão e depois com o dedo molhado encostar rapidamente na superfície do lado de fora da panela. Sabe aquela prática comum para saber se o ferro de passar roupa já está quente? Pois é! É exatamente do mesmo jeito.
Se quando você fizer isso ouvir um estalo, significa que a água que você colocou já secou, e que provavelmente o seu arroz já está pronto. São não houver um estalo, você pode deixar mais um tempinho em fogo baixo.
O ideal é que se encoste o dedo no meio da panela, isso porque se houver um pouquinho de água no fundo, você pode destampar e esperar secar totalmente sem a tampa. Com um garfo, alcance o fundo da panela para conferir se ainda há algum líquido.
Dito isso, para conferir se o grão está devidamente cozido, basta pegar um ou dois e pressionar entre os dedos. Eles devem estar macios. Mas atenção, porque se o arroz cozinhar demais ele vai perder a sua textura.
Lembrando que o tempo de preparo varia de acordo com o tipo do arroz que você vai cozinhar. De uma forma geral, o tipo mais consumido é o branco, que tem o tempo de cocção menor.
Então, agora que você descobriu como saber se o arroz está pronto, confira algumas dicas sensacionais que vão te ajudar muito a fazer um prato perfeito e soltinho.
Vamos lá?
Dicas para preparar um arroz perfeito
- Se o seu arroz não for do tipo lavado, o primeiro passo para que a sua receita fique soltinha é lavar bem os grãos. Com isso você vai retirar o excesso de amido, que é um espessante e contribui para o arroz ficar aquela “papa”;
- Outra dica sobre isso é se atentar a cor da água, ela precisa estar o mais transparente possível. Também é legal esperar os grãos secarem;
- Quando for comprar o seu arroz, analise a embalagem e dê preferência aos grãos com cor mais perolados e menos quebrados. Isso porque essa coloração indica que o arroz é mais soltinho e os grãos quebrados liberam mais amido;
- Também na intenção de minimizar o efeito do amido na água, é uma boa refogar o alimento antes de acrescentar a água, que, inclusive, é melhor que esteja quente;
- Cozinhe sempre em fogo baixo e mantenha essa temperatura até o final do cozimento;
- Não mexa no seu arroz enquanto ele cozinha, ou pelo menos faça isso o mínimo possível. Lembra que grãos quebrados liberam mais amido? Você pode acabar quebrando alguns e ter problemas com a textura depois.
Por fim, vale dizer que o tamanho da panela ajuda muito, ou atrapalha, no processo. Isso porque o arroz é aquele tipo de alimento que aumenta muito o volume depois de cozido. Então, ajuste a quantidade de grãos ao tamanho da panela.
Receita de arroz soltinho
Bom, para não restar mais dúvidas sobre como preparar esse alimento perfeitamente, confira abaixo essa receita incrível e fácil para não ter nenhum erro.
Experimente essas dicas!
Para além de entender como saber se o arroz está pronto, você viu varias dicas para nunca mas errar no preparo dessa receita de todos os dias. Não perca tempo e experimente aí na sua casa.
Depois conta para a gente o que você achou, vamos ficar felizes com a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.