Como amolecer pasta de amendoim? Descubra o que fazer

Muitas pessoas não sabem como amolecer pasta de amendoim, o que é um transtorno, porque dificulta muito o seu consumo.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o alimento está acabando e fica mais no fundo do pote, onde os resíduos sólidos se concentram, ou se você decidir armazenar esse alimento na geladeira, depois de aberto, e até mesmo quando os dias estão muito frios.

Mas afinal, existe alguma maneira para que a pasta de amendoim recupere a sua textura cremosa e não tenha o seu sabor alterado pela adição de algum outro ingrediente?

Essa é uma dúvida sua? Então não se preocupe! Nesse artigo você vai conhecer dicas muito legais para te ajudar a não ter mais esse tipo de problema e poder se deliciar com a sua pasta de amendoim quando quiser.

Quer saber muito mais? Continue a leitura.

Como amolecer pasta de amendoim? Descubra o que fazer

Como amolecer pasta de amendoim

Para amolecer a pasta de amendoim algumas técnicas podem ser utilizadas, vamos falar sobre duas delas, que tem resultados igualmente satisfatórios, mas devem ser usadas em momentos diferentes.

Esse produto costuma endurecer principalmente porque existe a necessidade de ser conservado na geladeira caso não seja consumido em um determinado período de tempo.

Isso porque, em especial em dias quentes, se mantido em temperatura ambiente mais do que o recomendado, os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos.

Entretanto, caso seja possível, o ideal é você manter esse acompanhamento em um local local fresco e escuro, assim não vai haver a necessidade de refrigeração porque nessas condições leva de três a quatro semanas para o óleo do alimento ficar ruim.

Sendo assim, você já evita que a sua pasta endureça por esse motivo.

Dito isso, vamos conferir algumas dicas para recuperar a sua pasta de amendoim?

Aqueça o alimento:

Em casos de endurecimento pela refrigeração ou o tempo frio, você pode aquecer rapidamente a pasta em fogo baixo ou utilizar o micro-ondas em potência alta por cerca de 30 segundos.

Essa alternativa é recomendada para quando o conteúdo do pote está do início até a metade. Isso porque quanto mais na superfície do pote, maior é a concentração da manteiga de amendoim, e o aquecimento faz com que ela se dissolva, devolvendo a textura da pasta.

Uma dica legal para esse processo é separar a quantidade que você vai utilizar e não ficar sempre aquecendo todo o produto.

Lembrando que, em alguns casos será necessário adicionar um pouquinho de água para ajudar no amolecimento. Mas atenção, se você acrescentar muito, vai diluir o sabor do alimento e o resultado não será agradável.

Então, o ideal é ir dosando, mas quanto menos água, melhor.

Adicione óleo vegetal:

Já essa opção é mais recomendada para quando a quantidade estiver mais no final. Como mencionamos acima, o óleo presente nesse alimento flutua, se concentrado mais na superfície, enquanto mais para o fundo do pote existe um déficit dessa substância.

Com isso, para recuperar a textura cremosa da pasta de amendoim, e você conseguir espalhar com mais facilidade, é recomendado adicionar um pouco de óleo.

De preferência, é claro, o próprio óleo do produto. Mas caso não tenha você pode optar por um óleo vegetal de sabor mais neutro, como o azeite de oliva.

Veja o passo a passo:

  1. Coloque um pouco de água numa panela e leve ao fogo;
  2. Depois coloque o pote de vidro de manteiga de amendoim dentro da água;
  3. Adicione uma colher de sopa de manteiga de amendoim ou outro óleo da sua preferência;
  4. Vai misturando até obter a textura da pasta.

Dica: para ajudar a suavizar a mistura você pode acrescentar um pouquinho de leite de soja.

Agora que você já sabe como conservar esse produto e como amolecer pasta de amendoim facilmente, que tal agora você aprender uma receita deliciosa e super fácil dessa iguaria para ter sempre em casa? Confira:

Tenho certeza que agora que você sabe como amolecer pasta de amendoim vai ficar muito mais fácil consumir esse alimento tão saboroso.

Então, não perca tempo! Experimente essas dicas e depois conta pra gente o que achou. Ficaremos felizes em saber a sua opinião.

Até a próxima dica!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.