Entradas para ceia de natal: O que servir?

Se você ainda não definiu as entradas para a ceia de natal, saiba que ainda dá tempo de aprender receitas incríveis para marcar a comemoração.

Na realidade a entrada é uma forma de manter os convidados entretidos, de modo que eles não fiquem tão ansiosos pelos pratos principais e possam aproveitar o momento com boas conversas e risadas, concorda?

Então, para ajudar você com essa tarefa, muitas vezes cercada de dúvidas, separei 5 receitas maravilhosas e muitas outras sugestões que vão bem como entradas!

O que servir de entradas para ceia de natal: 5 receitas incríveis e fáceis

entradas para a ceia de natal

Se a ceia de natal é composta por carnes assadas e acompanhamentos de encher os olhos, muitas pessoas encontram nas entradas uma maneira de trazer mais descontração e conforto aos convidados.

Contudo, é normal ter incertezas sobre quais entradas colocar no cardápio do jantar. Pensando nisso, você verá todos os tipos de entradas, a fim de que encontre as combinações mais deliciosas e com a cara da sua ceia de natal.

Afinal, é interessante que as entradinhas sigam o mesmo padrão das refeições que ainda estão por vir, ou seja, não precisam ser complexas ou pesadas, já que o melhor está a caminho. Vamos lá!

1. Clássico patê gourmet cremoso

O patê é um verdadeiro clássico quando falamos em entradas. Servidos com torradinhas temperadas, croutons e batatinhas gratinadas, a minha primeira sugestão envolve ingredientes como:

  • Queijo Brie ou qualquer outro queijo cremoso.
  • Mel.
  • Nozes e castanhas picadas.
  • Creme de leite.

Essa mistura realmente traz cremosidade e acompanha pãozinho, legumes como abobrinha e berinjela, tortilhas assadas e picantes, além de pães mais elaborados, como o pão italiano.

DICA EXTRA: caso prefira, você também pode incluir cenoura no patê, para trazer sabor e uma cor especial ao patê!

2. Opção saudável de enroladinho de vegetais

Considerando que atualmente cada dia mais pessoas assumem uma alimentação saudável, pode ser uma alternativa incluir entradas frias como a de legumes.

Dessa forma, você tem à disposição a abobrinha, berinjela, pepino, beterraba e cenoura em palito. Para complementar, a ideia é criar uma “massinha” mais crocante utilizando o grão-de-bico ou mesmo lentilha com iogurte natural.

3. Mini pastel assado no forno fácil

O pastel é um verdadeiro aperitivo, mas como entrada pode ser uma verdadeira “mão na roda”. O melhor de tudo é a possibilidade de criar recheios diferentes, cremosos e deliciosos.

E o melhor de tudo aqui é que serão assados, ou seja, agiliza bastante e possibilita que você continue fazendo todo o restante dos pratos, veja alguns sabores de pasteizinhos:

  1. Carne temperada com cheiro-verde.
  2. Recheio de pizza com orégano e tomate.
  3. Frango desfiado com requeijão cremoso.
  4. Calabresa acebolada e bacon em cubos.
  5. Creme de ricota com bacon frito.
  6. Opção diferente de peito de peru e damasco, bem natalino.
  7. Pastel de bacalhau desfiado com palmito em cubinhos.
  8. Recheio de espinafre com queijo branco.
  9. Ricota com espinafre.
  10. Pastel misto de carne moída temperada e frango com requeijão.

Abrir a massa e rechear, depois só levar ao forno, além de prático é uma entrada que ninguém resiste!

4. Dadinho de tapioca

Essa sugestão também é visando a facilidade para criar uma entradinha rápida para os convidados que costumam chegar cedo à ceia, tudo que você vai precisar é:

  • 250g de tapioca granulada
  • 250g de queijo coalho ralado
  • 500ml de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para dourar

Coloque o leite na panela e espere ferver. Em seguida, junte a tapioca granulada, o queijo coalho e os temperos. Agora, misture até o queijo derreter e tudo se incorporar, a aparência é uma pastinha cremosa.

Depois você vai transferir para uma forma com papel-filme e espalhe certinho, até ficar com uma superfície lisa, e leve à geladeira por 2 horas.

A refrigeração dá consistência à massa ganha, então, retire do papel-filme, corte em cubinhos e leve para dourar na frigideira.

DICA EXTRA: esse dadinho fica ainda melhor com uma boa geleia de pimenta, equilibrada no sabor agridoce.

5. Salpicão de frango cremoso servido na cestinha (canapé de salpicão)

O salpicão é muito associado apenas aos acompanhamentos para ceia, mas quando você “quebra” essa receita em porções menores, pode acreditar, vira uma excelente e irresistível entrada para ceia.

Além disso, essa receita é boa candidata para agilizar o preparo da ceia em si, pois tirando o frango desfiado que dá mais trabalho, o restante do preparo é só misturar e levar na geladeira.

Os ingredientes são os tradicionais mesmo, como o frango desfiado, cenoura, maçã, cebola, milho, ervilha fresca, uva-passa, azeitona verde e preta e o tempero da sua preferência, lembrando de adicionar um pouco de suco de limão para trazer acidez.

Depois que o frango estiver cozido e desfiado, leva para uma tigela grande e incorpore o restante dos ingredientes. Leve para gelar e sirva em cestinhas ou barquinhas. Ah, não se esqueça também da batata-palha para um toque mais crocante.

Essa receita costuma render cerca de 12 barquinhas ou cestinhas. Deixarei o vídeo abaixo para conferir o passo a passo!

8 ideias para diversificar as entradas da ceia de natal

  1. Damasco recheado com queijo cottage e castanhas.
  2. Bruschettas com tomate, pesto e queijo cremoso.
  3. Salada refrescante de rúcula com nozes e laranja em cubos.
  4. Tábuas de frios com muçarela, salame, azeitonas e picles.
  5. Bolinho de tilápia com molho tártaro.
  6. Tomate assado e recheado com ricota, frango e bacon.
  7. Bolinho de bacalhau servido com molho tártaro.
  8. Escabeche completo de berinjela e lascas de bacalhau.

“Ah, mas aqui em casa tem um prato tradicional que é servido em toda ceia, mas não sei se dá para fazer como entrada”. Deixando os assados e o arroz de lado, todo acompanhamento e guarnição pode ser usado como entrada.

O pulo do gato é acertar na divisão em porções menores, que possam ser consumidas sem dificuldade e que não interfiram nos pratos principais.

Por exemplo, o escondidinho de carne seca ou bacalhau pode ser servido em ramequins pequenos, onde fica mais fácil gratinar e ser degustado, bem fácil, concorda?

Então, agora você já tem 13 ideias a mais do que servir como entrada, basta se planejar para harmonizar tudo isso em sua mesa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.