Eu não sei você, mas eu já me perguntei algumas vezes se pode fazer torta com farinha de trigo com fermento. Na minha casa, com minha mãe, a gente sempre comprava farinha assim, mas depois que cresci e fui começar a procurar receitas, vi que a maioria do fermento é à parte.
Como a torta costuma ser algo mais delicado que bolo, será que a influência disso interfere na qualidade e no sabor? Será que pode trazer algum tipo de prejuízo? Ou será que é uma besteira que não muda nada?
Se você assim como eu tem essa dúvida, esse texto vai te ajudar! Vou te responder de uma vez por todas se pode ou não usar e ainda dar outras informações que vão fazer toda a diferença.
Vem comigo!
Afinal, pode fazer torta com farinha de trigo com fermento ou não?
Sim, você pode fazer torta com farinha de trigo com fermento, mas não é o mais recomendado. Se a ideia for fazer algo em casa mesmo, para pessoas próximas, para curtir o dia, acredito que não terá nenhum problema.
Usar a farinha com fermento não vai fazer sua torta desandar ou solar, por exemplo. Não é esse o problema.
A questão é que para ter o melhor resultado possível, os profissionais e especialistas recomendam que se utilize uma farinha sem fermento e acrescente esse ingrediente à parte.
Isso tem muito a ver com o fato de que para cada receita a quantidade necessário de fermento vai alterar e quando você usa uma farinha que já tem esse ingrediente, fica difícil acertar.
Não dá para saber quanto fermento tem
Para mim esse é o principal motivo de fazer torta com farinha de trigo com fermento não ser recomendado. Por mais que a gente saiba que tem esse ingrediente misturado, não dá para saber com certeza a quantidade utilizada ou a proporção.
Isso significa que na sua receita, na hora de colocar a farinha você pode estar ultrapassando o limite de fermento ou até mesmo colocando muito menos do que deveria.
Dependendo do alimento que quer fazer, se for algo muito delicado, o resultado final pode ficar completamente comprometido. A massa pode ficar mais dura ou leve demais sem sustentação.
Por isso que o mais recomendado é realmente utilizar uma farinha sem fermento e colocar o fermento à parte. Isso vai garantir um resultado melhor.
E quanto de fermento se deve usar para fazer uma torta?
Depende! Depende tanto do tamanho da sua torta, quanto do tipo de torta que pretende fazer. O mais recomendado é pesquisar bastante sobre a receita antes de começar a fazer, para entender exatamente o tanto que ela precisa.
Agora se a gente for pensar de forma geral, dá para termos uma ideia. Uma receita tradicional de bolo caseiro, por exemplo, exige uma colher de sopa rasa de fermento.
No caso de uma receita de bolo que exige 1 kg de farinha de trigo, o recomendado é colocar 3 colheres de sopa de fermento.
Isso é uma regra que vai funcionar para torta? Nem sempre!
Na maior parte das tortas, a quantidade de fermento é menor. Em receitas tradicionais, percebo que a utilização costuma ficar entre ½ ou 1 colher de sopa rasa.
Pesquise bastante antes de fazer a sua torta
Hoje em dia a gente tem acesso à informação de uma forma muito rápida e prática, como nunca antes imaginamos. Use isso a seu favor!
Antes de começar uma receita, que tal pesquisar sobre ela por aqui? Você pode pesquisar no Google ou até mesmo direto do Youtube. Outra alternativa é utilizar as redes sociais como o Instagram, Kawai e Tiktok.
Desse jeito você vai ter acesso a várias dicas específicas para o tipo de alimento que quer fazer, sem falar que verá alguns comentários que também ajudarão bastante.
Com isso tudo vai conseguir entender se pode ou não fazer a torta com farinha de trigo com fermento ou a quantidade de ingredientes corretos que deve utilizar.
Leia também: O que fazer para torta de liquidificador não murchar?
Pesquise e teste!
Agora é com você! O mais recomendado é fazer torta com farinha de trigo sem fermento, mas siga de acordo com o que achar melhor para a sua situação.
Espero que o meu texto e dicas tenham te ajudado de alguma forma.
Muito obrigada pela sua companhia.
Um grande abraço e até mais!