Talvez você não fizesse ideia, mas tem como empanar coxinha sem farinha de rosca. Se por acaso não tiver o ingrediente aí na sua casa ou simplesmente der vontade de fazer algo diferente, existe essa opção.
O melhor de tudo é que isso significa manter a crocrância e o bom saber do seu salgado, que são coisas importantes.
Mesmo que por gosto pessoal você continue fazendo só com a farinha de rosca, eu acho que conhecer outras opções pode te salvar em algum momento ou até ser a ajuda que um amigo precisa.
Vem entender como substituir esse ingrediente ficando comigo até o final do artigo.
Afinal, como empanar coxinha sem farinha de rosca?
Existem dois ingredientes que podem te ajudar a empanar sua coxinha sem a farinha de rosca. Vou mostrar quais são e te dizer como usar para conseguir um bom resultado.
Confira:
Com farinha de milho
A farinha de milho (ou fubá) pode ser uma boa substituta para a farinha de rosca na hora de empanar a coxinha. É claro que vai dar o sabor do milho, mas para quem gosta fica uma delícia.
O segredo para que fique bem empanada é se certificar que a coxinha está completamente coberta com a farinha, não deixe de cobrir nenhum canto. Com essa opção o empanamento fica mais leve, sabe? Nesse caso você só precisa de pouco óleo para fritar.
Com farinha de trigo
Sim! Você também pode empanar coxinha com farinha de trigo. Esse é um ingrediente já comum e conhecido para essa função, mas ainda tem pessoas que ficam na dúvida se vai funcionar ou não.
Na minha infância eu vi minha mãe fazer isso o tempo inteiro e sempre dava certo.
Na verdade não é a farinha de trigo sozinha, você vai fazer uma mistura com a mesma quantidade de farinha de trigo, amido de milho e água. Mexe bem para ficar homogêneo e depois envolve todo o alimento.
Assim como eu falei acima, é fundamental que todas as partes da coxinha estejam cobertas com a mistura, ok? Depois é só fritar que vai dar tudo certo.
Se você quiser, pode usar só a farinha de trigo também. Faça o teste para ver qual resultado te agrada mais.
Lembrando que algumas pessoas, depois de passar a mistura na coxinha, ainda passam ela na farinha de trigo seca. Isso pode ajudar que tenha mais crocrância depois de frita.
Tem pão dormido na sua casa?
Me diga uma coisa, tem pão dormido aí na sua casa? Porque se tiver você tem a melhor solução para os seus problemas nas suas mãos.
Eu não sei se você sabe, mas a farinha de rosca nada mais é do que a farinha feita do pão. Então se tem esse produto por aí, basta ralar ou triturar para conseguir o que precisa para fazer um empanamento perfeito na sua coxinha!
Algumas pessoas adicionam um pouco de farinha de trigo no farelo do pão, para dar um pouco mais de estrutura e eu acho que vale a pena você fazer o teste, viu?
Frite na temperatura certa
Não adianta fazer um bom empanamento se na hora de fritar você não utilizar o óleo na temperatura correta. Ele não deve estar nem frio e nem quente demais. A temperatura precisa estar equilibrada.
Um bom macete é pegar um pouco da massa e jogar no tacho e ver o que vai acontecer. Se ele afundar é porque o óleo ainda está frio. Agora se ele subir e ferver, é porque está no momento ideal para a fritura.
Depois que colocar as coxinhas deixe que elas fritem por cerca de 6 minutos ou até que fiquem durinhas quando você bater com uma escumadeira.
Quando estiverem no ponto, retire do óleo e deixe escorrer bem para que fiquem sequinhas e crocantes.
Use as outras opções
Agora que você sabe que tem como empanar coxinha sem farinha de rosca, se faltar esse ingrediente por aí já vai saber dar um bom jeito, hein?
Espero que o meu texto tenha te ajudado e que você faça os testes o quanto antes para definir o que funciona melhor para o seu gosto.
Muito obrigada pela sua companhia comigo hoje.
Um grande abraço e até a próxima!