Uma barra de chocolate faz quantos ovos de Páscoa?

Uma barra de chocolate de 1kg faz até 5 ovos de Páscoa de 250g. Entretanto, existem algumas técnicas que poderão te ajudar muito a economizar na produção dos ovos de Páscoa. Já com relação as trufas, com uma barra de chocolate é possível fazer até 200 unidades.

Por isso, resolvi listar algumas dicas e responder às principais dúvidas que encontrei nos confeiteiros principiantes. Vamos conferir?

Como fazer o chocolate render mais e economizar?

Uma barra de chocolate faz quantos ovos de Páscoa

Sabemos que o chocolate depois de derretido pode começar a engrossar na hora de trabalhar. Esse é o principal fator que ajuda a aumentar o desperdício e desperdício gera prejuízo.

Tenho uma dica para te passar para ajudar a evitar esse problema. A questão é que o chocolate precisa ficar bem maleável, mas não ao ponto de ficar líquido demais, senão vai perder o ponto.

Para isso, adicione 1 colher (chá) de óleo de coco ou manteiga. Eu sempre uso manteiga, mas pode utilizar o óleo de coco sem problemas. Também dá super certo. Depois que você adicionou a gordura, volte ao micro-ondas ou no banho maria só para incorporar ao chocolate.

Prontinho, você verá que o chocolate vai estar super brilhante, lisinho e maleável na medida. Isso vai te ajudar a não perder chocolate na espátula, nas tigelas e vai durar mais tempo antes de firmar. 😉

DICA EXTRA: em hipótese alguma, acrescente outros ingredientes para “aumentar” o rendimento do chocolate. Isso pode estragar de vez o ingrediente e gerar um grande prejuízo nas suas vendas.

Pode misturar chocolate fracionado com chocolate nobre pra render?

Não, isso é definitivamente proibido. Principalmente se você está começando agora não faça isso. Seus clientes poderão ficar extremamente insatisfeitos e atrapalhar as vendas no período.

Caso você tente fazer esse teste, perceberá que um chocolate não vai se misturar ao outro. O chocolate nobre tem manteiga de cacau em sua composição. Já o chocolate fracionado tem gordura vegetal modificada em sua composição.

Resumindo, um não tem nada a ver com o outro e essa mistura poderá estragar toda a sua receita, pois não haverá ponto, ficará sem textura. Então, nem pensar! 😉

Cuidado com utensílios molhados e temperatura!

Já que estamos falando de ponto do chocolate, muito cuidado com qualquer tipo de umidade na hora de derreter o seu chocolate. Aliás, todas as tigelas e espátulas devem estar super sequinhas.

Qualquer quantidade de água poderá atrapalhar o ponto do seu chocolate e estragar a receita. Por isso, vai aqui uma dica. Depois de derreter o chocolate, nunca tampe a tigela, pois podem formar gotículas na tampa e cair no chocolate.

Sendo assim, para maior segurança, eu sugiro que você derreta o chocolate no micro-ondas. Entretanto, se não tiver em casa, não tem problemas. Basta ter muito cuidado para não juntar muito vapor na panela ou na tigela. Mexa sempre durante todo o processo para evitar esse problema.

Outra coisa, o chocolate nobre é muito delicado. Então, na hora de derreter no banho maria, coloque no fogo mais baixo que seu fogão suportar e tome cuidado para não deixar a tigela muito em contato com a água quente do fundo da panela.

A tigela precisa pegar apenas o vapor para derreter perfeitamente o chocolate. No micro-ondas é a mesma coisa. Se tiver a opção, coloque para derreter na potência mais baixa. Assim, não correrá o risco de queimar o seu chocolate.

Se queimar, vai ficar com um gostinho esquisito, meio amargo. Além disso, poderá ressecar o chocolate e perder o ponto.

Quantos bombons dá pra fazer com 1kg de chocolate?

Agora, para fazer bombons o chocolate rende ainda mais. Com 1kg de chocolate, dá pra fazer até 200 trufas pequenas. O que vai te ajudar a economizar no chocolate é o recheio.

Por isso, sugiro que você crie recheios volumosos, com pedaços de frutas, gotas de chocolate, coco ralado, confete, bombom, etc. Dependerá muito da sua receita e do tamanho das forminhas de bombons.

Qual é o melhor tipo de chocolate para ovo de Páscoa?

O melhor tipo de chocolate para ovo de Páscoa continua sendo o nobre, aquele vendido em barras de no mínimo 1kg. Se você fizer uma pesquisa na internet, encontrará barras de até 5kg.

Caso você esteja pensando em fazer ovo de Páscoa para vender, eu acho que vale a pena comprar em grande quantidade, já que terá o retorno rapidinho.

Por outro lado, o chocolate fracionado é bem mais fácil de trabalhar porque não precisa ser temperado. O chocolate nobre é bem sensível quanto à temperatura. Precisa ser trabalhado na temperatura de aproximadamente 29º, enquanto o fracionado pode ser trabalhado quente.

Sem contar a diferença de preço, o fracionado é bem mais barato. Mas vai mesmo é do seu público e do seu orçamento. Então, vale a pena pesquisar sobre isso antes de começar a produzir seus ovinhos de Páscoa.

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.