Para alguém que busca se provar na arte de temperar carnes, é fundamental aprender sobre o tempero para carne de porco ideal.
A carne suína é uma das mais desafiadoras na hora de reforçar o sabor do tempero, pois exige certas técnicas e especiarias trabalhando em conjunto. Porém, não há motivo para se preocupar, pois também não é um bicho de sete cabeças.
Afinal de contas, juntei ótimas sugestões de temperos e o melhor, mostrarei a você como temperar corretamente. Vamos conferir?
O que usar como tempero para carne de porco: 5 cortes e temperos ideais
A carne de porco é um dos tipos que mais precisam de tempo em contato com o tempero para que o sabor seja absorvido. Isso quer dizer que simplesmente polvilhar temperos, sal e azeite, pode não ser suficiente.
É por isso que vemos tanto por aí o pessoal falando sobre marinada para carne suína, já que é o método ideal para os sabores se juntarem à carne, falaremos mais sobre essa técnica mais tarde, pois é hora de conhecer os temperos.
Vale ressaltar, que as ervas e especiarias valorizam o sabor dos corte suíno, que vai do pernil suíno, suã, lombo com osso, acém, paleta à costela. Sendo assim, confira os temperos indicados para cada corte.
1. Costela de porco
A costela é um dos cortes mais consumidos, além de ser o mais simples de temperar. Nesse sentido, opte por temperos intensos, como:
- Páprica doce.
- Mostarda moída.
- Pimenta-do-reino.
- Cominho.
- Pimenta caiena.
- Cebola em pó.
- Alho em pó.
- Chilli em pó.
A ideia, portanto, é preparar uma mistura com parte destes ingredientes, adicionar azeite ou manteiga derretidas e esfregar por toda a carne, literalmente. Contudo, se quiser um impacto maior no paladar, deixe o tempero apurar bem!
2. Bisteca de porco
Já a bisteca é um corte que exige mais atenção, embora seja o mais fácil de fazer, uma vez que a bisteca frita bem temperada fica delicioso, não é mesmo?
Por sua vez, procure usar temperos em uma marinada com ervas e um toque especial de limão, veja uma sugestão de marinada:
- 1 xícara de suco de laranja
- 4 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de alho desidratado
- 2 colheres (chá) de orégano
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de sal
- Pimenta-do-reino moída na hora.
DICA EXTRA: depois de misturar os ingredientes, coloque as bistecas em um saquinho com fechamento hermético, despeje o líquido da marinada, feche bem e leve à geladeira por pelo menos 6 horas!
3. Panceta
Devido à alta quantidade de gordura presente na panceta, é um corte que absorve bem temperos cítricos, ficando ainda melhor quando feita à pururuca, não é verdade? Veja uma ideia de tempero:
- Alecrim
- Tomilho
- Páprica picante
- Coentro fresco
- Gengibre
- Limão
- Alho
- Pimenta-do-reino
- Shoyu
- Sal
Deixei as quantidades de fora, pois tudo vai depender do tamanho da sua peça. Aliás, o ideal aqui é colocar tudo em um socador, onde você consegue formar uma pastinha com os ingredientes. Por fim, espalhe por toda a carne e é só assar!
DICA EXTRA: para fazer panceta à pururuca, basta cobrir o couro com uma camada de sal grosso e reservar. Dessa forma, o sal puxa a umidade e lentamente resseca o couro até ficar no ponto para pururucar.
4. Picanha suína
A picanha suína dispensa aquela grande quantidade de temperos, pois sal e pimenta-do-reino são suficientes.
Porém, como o intuito é mostrar para você mais e mais dicas bacanas, minha sugestão é que você tempere com sal grosso dos dois lados e leve para assar.
Dessa forma, deixe por 15 minutos de um lado e 10 do outro, retire e reserve, pois mostrarei uma receita de manteiga temperada que cai muito bem, anote aí:
- 1 barra de manteiga de qualidade
- Alho picado
- Pimenta dedo-de-moça em cubos
- Salsinha picada
- Pimenta-do-reino
Misture tudo em uma tigela e coloque uma boa porção sobre a picanha suína, vai ficar um espetáculo!
5. Lombo suíno
Antes de definir o tempero para o lombo suíno, primeiramente veja como irá preparar. Digo isso porque quando você faz bife para fritar, o tempero pode ser o básico, ou seja, alho, cebola, pimenta-do-reino, tomilho e alecrim.
Entretanto, o lombo suíno assado precisa ficar marinando no tempero por pelo menos 20 horas, isto é, de um dia para o outro. A combinação de temperos pode ser a seguinte:
- 1 xícara de suco de laranja.
- ½ xícara de azeite de oliva
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- Pimenta calabresa
- Alecrim
- 2 colheres (sopa) de sal
- 500ml de água
Por conseguinte, retire a peça da marinada e é só levar para assar, seja na churrasqueira ou no forno.
Existe um método correto para temperar carne de porco?
Até agora falamos bastante sobre os temperos, mas será que existe uma forma mais correta de temperar do que outra?
Na verdade, não, a não ser para os cortes em que é mencionado a sugestão de marinada, na qual a carne fica em contato direto com os temperos por várias horas.
Por outro lado, há uma coisa que poucas pessoas comentam, e isso sim faz toda diferença na hora de temperar, que é a presença do limão.
Quando o limão entra em contato direto com a carne de porco, ele inicia um processo de alteração da estrutura da carne. Em outras palavras, é provável que deixe a carne mole demais, a ponto de dificultar um assado, por exemplo.
Contudo, isso só acontece quando há desproporção entre o limão, ingredientes e demais líquidos. Então, é justamente por isso que quando preparamos uma marinada com limão nada acontece, ou seja, há equilíbrio entre ingredientes!
Na dúvida, opte pelo famoso tempero de ervas, pois é um curinga para todos os cortes suínos. Qual sugestão você não vê a hora de reproduzir? Aproveite que a carne de porco costuma ser mais barata e experimente todas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!