Quanto tempo o escondidinho de frango fica no forno?

Quer saber quanto tempo o escondidinho de frango fica no forno? Então eu acredito que esse artigo foi feito para você. 

O escondidinho de frango é uma daquelas receitas que conquistam o paladar de toda a família. Cremoso, saboroso e versátil, ele combina a suavidade do purê com o recheio suculento de frango desfiado temperado. É um prato que pode aparecer em almoços de domingo, jantares especiais ou até mesmo em reuniões com amigos.

Aqui eu vou te contar quanto tempo o escondidinho de frango precisa ficar no forno e também vou te passar algumas dicas que podem te ajudar muito. Confira!

Descubra quanto tempo o escondidinho de frango fica no forno


Quanto tempo o escondidinho de frango fica no forno

Em média, o escondidinho de frango precisa de 20 a 30 minutos em forno médio. 

Esse tempo é suficiente para aquecer bem o recheio e o purê, derreter o queijo por cima e gratinar, formando uma crosta dourada e saborosa.

Lembre-se que, como o frango já está cozido e desfiado antes de montar a receita, o forno serve apenas para aquecer e gratinar, não para cozinhar a carne.

Qual é a temperatura ideal para assar escondidinho de frango?


O segredo está sempre em manter o equilíbrio. De acordo com as principais receitas de escondidinho que eu encontrei, o mais indicado é assar ele em forno médio, entre 180°C a 200°C.

As temperaturas muito baixas podem deixar o prato seco antes de dourar e as temperaturas muito altas queimam o queijo por cima e deixam o recheio desigual.

Se quiser apenas gratinar o queijo mais rápido, aumente para 220°C nos últimos 5 minutos.

Saiba como preparar o escondidinho antes de levar ao forno


O sucesso do prato depende da montagem correta. Abaixo eu vou te ensinar o passo a passo para você testar aí na sua casa. Confira:

  • Primeiro cozinhe batatas ou mandioca até ficarem bem macias e prepare o purê com manteiga, leite e temperos;
  • Em seguida cozinhe, desfie e tempere o frango com molho de tomate, cebola, alho e temperos a gosto;
  • Depois dessas etapas, unte uma travessa, espalhe uma camada de purê, coloque o frango desfiado e finalize com mais purê;
  • Agora adicione queijo mussarela ou parmesão ralado para gratinar.
  • Leve para assar por 20 a 30 minutos até dourar.

Tem diferença entre forno a gás e forno elétrico?


A verdade é que o tempo do escondidinho no forno também pode variar de acordo com o tipo de forno utilizado. 

Se o seu forno a gás, saiba que ele costuma gratinar mais rápido na parte de cima, mas pode demorar um pouco mais para aquecer o centro da travessa.

Já no forno elétrico, o calor é bem mais distribuído, deixando o prato mais uniforme. Geralmente, 25 minutos são suficientes.

Uma dica na hora de usar o forno a gás, é colocar a travessa no meio ou na grade superior para garantir gratinado bonito.

Como saber se o escondidinho está pronto?


Além do tempo recomendado, dá para descobrir se o escondidinho está pronto através de alguns sinais que você pode observar. Acompanhe:

  • Queijo derretido e dourado na superfície;
  • Bordas borbulhando, indicando que o recheio está bem quente;
  • Aroma marcante de queijo gratinado.

Se o queijo já estiver dourado, mas o recheio ainda frio, cubra com papel alumínio e deixe mais alguns minutos no forno.

Conheça essas opções de acompanhamentos que combinam com escondidinho de frango


Quanto tempo para assar o escondidinho de frango

O escondidinho é um prato completo, mas pode ficar ainda melhor com acompanhamentos leves, não é mesmo? Abaixo eu vou deixar algumas sugestões interessantes. Faça a sua escolha!

  • Salada verde: alface, rúcula e tomate cereja;
  • Arroz branco: simples e soltinho, para equilibrar o sabor;
  • Vinagrete: traz frescor para o prato;
  • Legumes refogados: cenoura, brócolis e abobrinha são boas opções.

Leia também: Pode congelar escondidinho de batata?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe quanto tempo o escondidinho de frango fica no forno ficou bem mais fácil de preparar essa delícia aí na sua casa. Sendo assim, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar a sua receita preferida. 

Eu tenho certeza que você vai alcançar um ótimo resultado!

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você todos os dias. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.