Quanto tempo demora para assar um peru?

A ceia exige maior atenção aos detalhes dos preparos, e descobrir quanto tempo demora para assar um peru é fundamental para uma ave suculenta e saborosa.

Porém, não é somente o tempo que conta, mas também a temperatura do forno, a posição da forma e os acompanhamentos, como batata gratinada.

Pensando em todos estes detalhes, separei ótimas dicas para ajudar você a assar corretamente essa ave maravilhosa. Vamos lá?

Quanto tempo demora para assar um peru?

quanto tempo demora para assar um peru

O tempo de forno pode variar de acordo com o tamanho e peso da ave, mas você pode contar cerca de 3 horas a 3 horas e meia. Esse é o tempo que demora para assar um peru em média. Vamos entender melhor isso:

Os grandes cozinheiros têm um truque especial para assar perfeitamente o peru, que é contar aproximadamente 1 hora para cada quilo do peru. Com isso, se você preparar uma ave de 3kg, o tempo de forno será de 3 horas.

E é muito importante “ficar em cima” do forno na hora de assar, pois o peru costuma ressecar facilmente e basta minutos a mais para perder a suculência.

Ah, considere também o tempo de preaquecimento do forno, que deve ser de 20 a 30 minutos em 180°, bem como o tempo para dourar sem o papel-alumínio. Aqui você pode somar mais 15 minutos, mas em temperatura de 220°.

Além disso, outro fator que influencia muito no cozimento é o descongelamento da carne. A ave descongelou corretamente? Você respeitou o tempo sugerido na embalagem? Não há nenhuma parte com resquício de gelo?

Pergunto isso porque se não estiver completamente descongelado, o tempo de cozimento fica comprometido. Pior ainda é que certas partes não assam direito, e o resultado não fica bom.

Por isso, para que o tempo seja preciso, transfira a ave do congelador para o refrigerador pelo menos 48 horas antes do preparo.

Como saber se o peru está assado?

Essa é uma pergunta muito pertinente e que deixa as pessoas com mais dúvidas ainda.

Saiba que há basicamente duas formas de ter certeza de que a ave assou por completo: guiar-se pelo pino de segurança que avisa sobre o tempo de cozimento ou ir pelo “olhômetro” mesmo, ou seja, fica de olho na evolução do cozimento.

1. Entenda o funcionamento do pino

O pino ou válvula de segurança, é um sistema criado para indicar que a parte mais interna da carne atingiu a temperatura certa de cozimento, que é de cerca de 85°.

Dessa forma, o mecanismo interno do pino possui uma peça de metal que derrete quando a temperatura atinge 85°. Então, ela se desfaz e libera o pino, que sobe e indica que a carne mais próxima do osso já está assada corretamente.

No entanto, esse sistema indica apenas que a carne está boa para consumo, mas acaba deixando de fora questões como a pele dourada e crocante e maior suculência da carne.

Isso sem contar que não é toda empresa que coloca esse sistema em seus produtos, o que nos leva ao próximo método.

2. O olhômetro também funciona

Você já viu aquelas cozinheiras que só de baterem o olho na ave assada já sabem que está no ponto? Bom, apesar de ser um conhecimento adquirido com o tempo, você também pode se certificar da sua maneira, veja como é fácil:

  1. Você seguiu o tempo de 1 hora para cada quilo.
  2. O forno foi preaquecido corretamente.
  3. Depois do tempo de cozimento, você deixou assar em 220° por mais 15 minutos.
  4. A pele está bem dourada, com aspecto úmido e de suculência.
  5. Em último caso, utilize um termômetro culinário para inspecionar a temperatura interna.

DICA EXTRA: muitas pessoas se baseiam pela carne do peito, mas o certo é pressionar a parte da coxa e sobrecoxa, pois essa parte é a que mais demora para assar, logo, ao pressionar, se o líquido sair esbranquiçado, quer dizer que está bem assado, a cor avermelhada indica que ainda falta um pouco para ficar pronto!

Como deixar a pele do peru crocante e dourada?

A melhor alternativa para deixar a pele crocante e douradinha é besuntar a ave com uma boa manteiga. Sendo assim, na etapa de abrir o papel-alumínio, pincele manteiga sobre o peru e aumente o forno para 220°.

A combinação da gordura da manteiga e da alta temperatura cria uma espécie de “casquinha” por fora da ave. E como bem sabemos, é isso que faz a pele estalar na hora de cortar.

Outra dica de ouro que você não encontra com muita frequência: antes da temperagem, separe a pele do peito, criando assim um espaço. Agora, misture manteiga, ervas frescas e alho picadinho, colocando entre a pele e a carne do peito.

Essa técnica garante que ao ganhar temperatura, a manteiga derreta e umedeça a carne por completo, trazendo mais maciez e evitando que a carne resseque.

8 dicas rápidas para acertar na hora de assar o peru

Por mais banal que possa parecer colocar a pastinha de temperos com manteiga entre a pele e o peito ou pincelar a manteiga quando for dourar, saiba que é a combinação destes passos que melhoram muito o resultado do peru assado. Conheça outras dicas simples, mas que também ajudam:

  1. Tenha total atenção ao descongelamento.
  2. Prefira marinadas para ter uma carne mais saborosa e macia.
  3. Se não for marinar, opte pela mistura de bastante manteiga com ervas frescas.
  4. Posicione a forma na parte mais baixa do forno.
  5. Se o peru for recheado, o tempo de forno aumenta facilmente para 4 horas ou mais.
  6. A cada 40 minutos, abra e regue a ave com os líquidos e temperos da marinada.
  7. Quando der o tempo de cozimento, abra, pincele manteiga, aumente para 220° e deixe mais 20 minutos.
  8. Se o forno tiver a função “gratinar” utilize para uma pele dourada e crocante.

O peru assado só tem um ponto negativo, que é o longo tempo de preparo e cozimento, mas fazendo da forma como sugeri nas dicas, pode ter certeza de que o jantar da ceia de natal ou do ano novo está garantida com o melhor assado.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!

Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.