Quanto tempo cozinhar espaguete de pupunha?

Quer saber quanto tempo cozinhar espaguete de pupunha? Pois no artigo de hoje eu vou te explicar tudo sobre isso. Essa “massa” é uma alternativa saudável e saborosa para as tradicionais. É muito utilizada em dietas low-carb e em pratos mais leves. 

A questão aqui é que o tempo de cozimento vai variar de acordo com o método de preparo escolhido e também com a textura desejada. 

Eu primeiro vou começar te explicando bem o que é esse espaguete e em seguida te falar sobre o tempo e até a forma de cozinhá-lo. 

O que acha disso? Fica comigo até o final da leitura e aproveita!

Primeiro: O que é espaguete de pupunha?


Quanto tempo cozinhar espaguete de pupunha

É um espaguete feito a partir do palmito pupunha, que é um palmito extraído de uma palmeira super cultivada aqui no nosso país. Ele tem uma textura mais firme do que o palmito tradicional e quando é cortado em tirinhas, fica muito parecido com um espaguete. 

Ele é saboroso e, além disso, rico em fibras, ao mesmo tempo que é pobre em carboidratos, um dos motivos que tem se tornado uma alternativa às massas comuns. O que acontece, no entanto, é que algumas pessoas ainda não sabem como cozinhá-lo corretamente. 

Quanto tempo cozinhar espaguete de pupunha?


Abaixo eu vou te mostrar o tempo de cozimento de acordo com o método de preparo, dando o passo a passo para fazer o seu espaguete pupunha, ok?

Mesmo que você não tenha muita intimidade na cozinha, se seguir as recomendações pode ter ótimos resultados. 

Confira: 

Em água fervente – De 3 a 5 minutos

Essa é a forma mais tradicional de cozinhar o espaguete pupunha. Você vai colocar água e sal em uma panela e levar ao fogo. Quando ela estiver fervendo, adicione o espaguete pupunha e espere cozinhar por 3 a 5 minutos. Depois é só escorrer e servir. 

No vapor – De 5 a 7 minutos

Muita gente prefere cozinhar no vapor porque esse método mantém os nutrientes do espaguete, mesmo sendo um pouco mais demorado. 

Você vai colocá-lo em uma panela a vapor e pronto. Se não tiver uma panela específica para isso, pode colocar uma panela com água embaixo e usar um escorredor de macarrão por cima. 

Na frigideira – De 3 a 4 minutos 

Sim, também é possível cozinhar o espaguete direto na frigideira. Esse, inclusive, é um método mais rápido e fica bem gostoso. Você vai refogar o espaguete em azeite ou manteiga por 3 a 4 minutos, mexendo sempre. Se quiser ainda pode acrescentar cebola e alho para dar um sabor a mais. 

E como saber que o espaguete de pupunha está pronto?


Vou viu que o tempo médio para cozinhar espaguete de pupunha é de 3 a 5 minutos, não é? Só que isso não vai garantir que depois desse período ele realmente estará bom. 

Por isso, a gente precisa saber quando ele está no ponto correto e existem pelo menos 4 formas de fazer isso: 

  • Morder: Se você morder o espaguete e ele tiver uma leve resistência, sem estar cru, é porque ele está bom;
  • Texto do garfo: Espete o garfo em algumas tiras do espaguete e se ele perfurar com facilidade, sem estar muito mole, é porque está pronto;
  • Cor e brilho: Ele precisa estar mais translúcido e com brilho natural;
  • Drenagem rápida: Quando cozido, o espaguete não fica pegajoso e nem muito mole depois de escorrer a água. 

Como fazer espaguete de pupunha em conserva?


O que é espaguete de pupunha

A melhor forma de armazenar o seu espaguete por mais tempo é fazendo ele em conserva. É bem prático e ele fica uma delícia. 

Vou te mostrar o passo a passo para fazer espaguete de pupunha em conserva

  • Corte o palmito pupunha no formato de espaguete;
  • Cozinhe em água fervente por 2 a 3 minutos;
  • Escorra e coloque o espaguete dentro de um vidro esterilizado;
  • Acrescente uma solução de salmoura (é feita com 1 colher de sopa de sal para cada litro de água fervente);
  • Adicione temperos como alho, pimenta do reino, louro e o que mais quiser; 
  • Feche bem e conserve na geladeira por até 15 dias; 
  • Pronto!

Leia também: Como cozinhar palmito para não ficar escuro?

Faça por aí!


Agora que sabe quanto tempo cozinhar espaguete de pupunha e entende quando ele fica no ponto, só falta testar uma receita por aí e se deliciar com essa maravilha, hein?

Espero que o meu texto tenha trazido informações importantes para você e que as use o quanto antes. 

Muito obrigada pela sua companhia por aqui hoje. 

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.