O ideal é cerca de 150g de carne que vai em uma marmita. Entretanto, é preciso considerar a quantidade de acompanhamentos e tipo de carne.
Se você ainda ficou na dúvida, separei algumas dicas muito importantes que vão te ajudar muito a calcular direitinho as porções e não sair no prejuízo. Vamos conferir?
Quais são os tipos de carne mais econômicos para marmitex?
Os tipos de carnes mais econômicos e que rendem mais, sem dúvidas, são: peito de frango, acém, fraldinha, linguiça, coxinha de frango, sobrecoxa, lombo e lagarto.
Além disso, você ainda pode trabalhar com fígado e outros miúdos que são baratos e dá para fazer farofa ou molhos.
Não é porque a carne é barata que você não pode fazer um prato sofisticado. Como um bom exemplo posso citar a receita Sarapatel de Porco.
Essa é uma receita tipicamente nordestina que leva miúdos de porco, tendo como principal ingrediente o fígado. É muito consumido na região e é um dos pratos mais valorizados.
Até com o peito de frango, você pode criar iguarias que todo mundo vai aprovar. Uma receita que eu amo de paixão é iscas de frango na laranja.
A carne fica incrivelmente macia e a cor nem se fala. As iscas ficam douradinhas, brilhantes e super cremosas. Vale a pena tentar!
Considere amaciar carne de segunda para economizar!
Outra dica que sempre gosto de comentar é sobre a utilização das carnes de segunda. Geralmente, costumam ser mais firmes e por isso são deixadas de lado na hora de fazer as compras de marmitex.
Entretanto, existem algumas técnicas de amaciamento que deixam os cortes moles e prontos para qualquer tipo de receita.
Aliás, existem até produtos que servem como amaciante para carne. Eu gosto muito de utilizar o leite e o suco de abacaxi ou laranja para amaciar.
Basta fazer uma boa marinada super temperada e deixar descansando de um dia para o outro na geladeira. Não tem erro!
Como porcionar corretamente as carnes
Antes de mais nada, saiba que é essencial possui uma balança de precisão nessa etapa, principalmente se você pretende fazer marmitex para vender.
Dessa forma, você consegue manter sempre um padrão, não desperdiçar nem sair no prejuízo. Para facilitar no preparo e montagem das marmitas, eu separei uma tabelinha simples para você seguir:
- Marmitex de R$5,00 pequeno: 50g de carne.
- Marmitex comum médio: 100g de carne
- Embalagem grande: 150g de carne
Essa média, eu sugeri para todos os tipos de carnes. Entretanto, você precisa pensar ainda nos acompanhamentos, pois pode influenciar muito.
Por exemplo: se você colocar feijão, arroz, mandioca ou batata frita, salada de legumes e outro tipo de carne como linguiça ou calabresa, coloque apenas 1 bife de carne vermelha ou frango.
Se colocar picadinho de carne, que leva mais ingredientes como legumes, basta somente adicionar o arroz, feijão e uma salada de folhas à parte. Pode também acrescentar uma batata palha, frita ou mandioca.
Nesse caso, pode até diminuir um pouco a quantidade de carne e economizar. 😉
Veja uma tabelinha rápida de um marmitex completo de aproximadamente 400g e o peso ideal de cada ingrediente:
- Arroz: 100g
- Feijão: 80g
- Legumes cozidos: 100g
- Carne cozida ou grelhada: 80g
- Batata ou mandioca frita: 40g
Então, quanto mais acompanhamentos você oferecer, menos carne deve colocar no marmitex. Eu acredito que gera muito mais economia colocar até 4 acompanhamentos, levando em conta o preço da carne.
Crie o seu diferencial
No caso desse exemplo que eu dei, se você adicionasse mais 20g de purê de batatas, de mandioquinha ou até mesmo maionese, poderia reduzir 20g de carne. Pode parecer pouca diferença, mas impacta muito na quantidade e na sua economia. 😉
Dessa forma, a marmita ficaria com 4 tipos de acompanhamentos, além do arroz e feijão. A salada, você pode oferecer como cortesia. Tenho certeza de que os clientes enxergariam como um verdadeiro diferencial de custo-benefício!
Aliás, eu vou aproveitar para deixar um vídeo sobre como porcionar corretamente 1kg de carne. Dê uma olhadinha depois!
Incremente sempre a receita para render mais!
Aqui no Brasil, a carne está ficando cada vez mais cara. Nesse cenário, para que as empresas de marmitas possam faturar uma boa margem de lucro, é preciso criar estratégias.
A melhor delas é aumentar a receita de carne. Uma das formas mais fáceis de fazer isso é adicionar cebola na receita. Por exemplo: ofereça frango ou bife de carne vermelha acebolado.
Fazer receitas com carnes picadas também ajuda a render mais, já que você acrescentará outros ingredientes como legumes.
Agora você já sabe como montar um marmitex com carnes. Agora é com você. Comece a colocar tudo em prática!
Boas vendas e até a próxima!
Muito obrigada pelas dicas me ajudou muito!!!